Mercury Club Sedan, 1950
Com o fim da Segunda Grande Guerra, as pessoas ficaram
mais otimistas, criando um desejo por coisas mais bonitas, para esquecer os
horrores da guerra. Os automóveis tiveram um papel muito positivo, nisso,
quando os designers começaram a projetar as novas linhas no final dos anos 1940,
a Ford foi pioneira ao lançar o Ford 49, com um design que rompeu com o estilo
que vinha dos anos 1930/40. Os para lamas ficaram mais integrados ao corpo do
carro, as laterais fuíam numa superfície contínua dos faróis até as lanternas
traseiras, e o cofre do motor mais nivelado com os para lamas, era um símbolo
do otimismo da Ford quanto ao futuro.
AMercury Sport Club, 1951
divisão Mercury também buscava renovar sua linha e
seguiu o mesmo estilo, para um carro de categoria superior. Projetado por Eugene
“Bob” T. Gregoire, eliminando os estribos, aparência mais baixa e esguia, o
Mercury Eight, lançado em 1949, vendeu 301 mil unidades, tornando-se um sucesso
por toda a década de 1950.
Equipado com o V8 Flathead de 255 cid (4.184 cc),
produzia 110 hp e 200 lb-ft de torque e uma caixa manual de três velocidades,
não era um primor em desempenho. Mais cromados foram acrescentados em 1950, e
uma transmissão automática de três velocidades Merc-O-Matic tornou-se opcional
em 1951. Vendendo em média 300 mil unidades a cada ano, muitos consumidores
buscavam as oficinas de preparadores para conseguir mais performance, e o
modelo se tornou um dos mais customizados nos anos 1950.
James Dean no Mercury, em "Rebel Withiut Cause", 1955
O filme “Rebel Without a Cause” (1955, Juventude
Transviada, em português) em que James Dean dirigia um Mercury 1949, serviu
como referência para a criação de veículos personalizados nos anos seguintes, enlouquecendo
os jovens que buscavam ser diferentes da geração de seus pais. Assim George
Barris e seu irmão Sam rebaixaram o teto de um Mercury Club Coupe 51 para criar
o Hirohata Merc, um clássico até hoje.
Hirohata Merc, custom de George Barris
O modelo é bem valorizado pelos colecionadores e
customizadores, e aparece em American Grafitti (1973), como o carro da gangue
dos Pharaoh’s, e pilotado por Silvester Stallone, em Cobra (1986).
![]() |
Um Mercury tipicamente customizado |
O Mercury 1951 de American Grafitti foi construído por
Don Orlandi, que preparou os carros do filme de George Lucas. Ele tem o teto
fortemente rebaixado em 4 polegadas, mas os especialistas criticam o estilo final,
que não ficou tão bonito como outros Mercury customizados, porque foi feito
apenas para o filme, os vidros das janelas nem subiam, os faróis foram substituídos,
com as molduras simplesmente coladas para dar acabamento.
![]() |
O Mercury quando estava na Universal Studios |
O carro foi pintado na cor Cimarron Red, e em cerca de duas semanas, estava pronto para as filmagens. O motor era um V8 Flathead de 255 cid com um carburador duplo Holley, e não foi mexido. Depois do filme, o carro foi levado para exibição no Universal Studios, ficando vários anos, e depois armazenado num galpão. Com o tempo, ele foi vendido para Ed “Big Daddy” Roth, que o vendeu para Brian Setzer, cantor e guitarrista de Rockabilly. Sem conhecer o passado do carro, com problemas de funcionamento, Setzer acabou se livrando do carro, e em 2001 disse numa entrevista que “me livrei dele porque era uma pilha de lixo!”.
O Mercury quando encontrado em 2013
O carro foi encontrado por um fã de American Grafitti
enferrujando nos fundos de uma oficina nos limites de Nova York, e por volta de
2013, Steve, o dono da oficina, relatou que seu irmão comprou o carro de Brian
Setzer, na década de 1980, e possui a documentação de origem do carro. Quando
seu irmão morreu, o carro ficou para ele, e devido às dificuldades financeiras,
ainda não conseguiu restaurar o Mercury como aparece no filme, mas tem planos
para fazer isso.
O Mercury de "Cobra", uma ilustração de um autor desconhecido
Silvester Stallone interpreta Marion “Cobra” Cobretti,
um tira de Los Angeles que trabalha na proteção de testemunhas. Ele pilota um
Mercury Monterey 1950, customizado no estilo Lead Sled, preparado para maior
performance e velocidade, com um visual intimidador. Para o filme, quatro
carros foram preparados por Dean Bryant, um como “Hero Car” e os demais Stunt cars
para as filmagens (estes três foram destruídos nas tomadas de perseguição do
filme).
Acima e abaixo, o Mercury em cenas do filme "Cobra", de Silvester Stallone
Todos tiveram seus tetos rebaixados em 1,5 polegadas, equipados com gaiola interna de proteção, e o motor do Hero-Car preparado com mais de 600 hp. Stallone ficou com o carro depois do filme, mas em 1994 ele foi roubado de sua garagem. Vários anos depois, Stallone estava navegando pela Internet, e se deparou com o carro, numa listagem on line da Web. Imediatamente, acionou seus advogados, e recuperou o veículo, a esta altura, avaliado em mais de US$ 250.000, e até 2021, o ator ainda estava de posse do famoso Mercury.
Da minha coleção
Purple Passion, Hot Wheels da Serie "Designed by", de 2025
Em 1990, a Mattel lançou o Purple Passion, projeto de Larry Wood, baseado no Mercury 1951, com o teto rebaixado. O modelo foi um sucesso, e está presente na linha dos Hot Wheels até hoje, menos no ano de 2020. Sempre teve diversas decorações a cada ano, chegando às 11 versões nos anos de 2005 e 2007, e em 10 versões nos anos de 1995, 2002 e 2004.
O Purple Passion da minha coleção é da Série HW Designed By, de 2025, e traz uma bela decoração, com o decal “L. Wood Design” logo atrás da caixa das rodas dianteiras.
Mercury 49 da M2 Machines
O Mercury 1949 bege é da M2 Machines, um casting muito
bem-feito, abre as portas e o capô do motor. Tem o teto rebaixado e a altura do
solo também reduzida, e os pneus de faixa branca dão um toque especial ao
modelo.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Purple_Passion
https://www.automoblog.com/warm-up-once-more-to-mercury-1949-1951-mercury/
https://retroauto.com.br/mercury-eight-49-51-terceira-geracao-o-carro-de-james-dean/
https://blog.consumerguide.com/cars-american-graffiti/
https://stallonezone.com/wordpress/2019/12/23/sly-stallone-is-cobra-with-his-awesome-50-merc/
https://kipsamericangraffiti.blogspot.com/2013/05/the-cars-pharaohs-51-merc.html