Oldsmobile 442, 1964 Coupe
Em 1964, o Oldsmobile 442 foi a resposta desta Divisão
da GM para confrontar a versão GTO da Pontiac, considerado o primeiro
“Muscle-Car” americano. Baseado no Cutlass, os engenheiros John Beltz, Dale
Smith e o chefe da divisão Bob Dorshimer colocaram o motor V8 de 330 cid (5,4
L) com um carburador quádruplo (identificado com a sigla L79), com um comando
de maior abertura e outras modificações, levaram o motor para 310 hp a 5200
rpm, com 355 lb-ft de torque a 3600 rpm.
Uma suspensão reforçada com 30% a mais de rigidez,
amortecedores HD, barras estabilizadoras de maior diâmetro, combinados com um
câmbio Muncie M20, embreagem reforçada, relação de direção mais rápida,
diferencial com relação de 3,36:1, escapes duplos, rodas HD 14x6, com pneus 7,5x14
US Royal 80XP Black com o charme do filete vermelho nas laterais.
Olsmobile 442, 1965
Este pacote recebeu a denominação de 4-4-2 veio da
combinação do carburador quádruplo (4), transmissão manual de quatro
velocidades (4) e escapamentos duplos (2). Fazia de 0-60 mph (0-96 km/h) em 7,5
segundos, o quarto-de-milha em 15,5 segundos a 90 mph (140 km/h) e chegava na
velocidade máxima de 116 mph (185,6 km/h).
Em 1965 o motor de 330 cid foi substituído pelo novo
400 cid (6,5 L), com 350 hp, mantendo os números 4-4-2 se referindo às 400 cid,
o carburador quádruplo, agora um Rochester de 515 cfm e os dois escapamentos. O
câmbio podia ser um manual de três marchas com alavanca na coluna, ou manual de
quatro marchas com alavanca no piso; e um automático Jetaway de duas
velocidades como opcional. No meio do ano foi disponibilizado como opcional um
câmbio HD da Hurst de três marchas com alavanca no piso.
Oldsmobile 442, 1966 Conversível
Nos anos seguintes, a potência dos motores foi
subindo, com diversas combinações de transmissão, sendo os preparados pela
Hurst ganhando espaço entre os compradores; freios da disco dianteiros eram uma
nova opção. O pacote W30, com um V8 de 455 cid (7,5 L), com 370 hp, alimentado com
mangueiras que captavam o ar fresco na grade dianteira, foi construído para
atender às regras da NHRA, oficialmente 502 unidades foram fabricadas pela GM,
mas um número desconhecido foi montado pelas concessionárias
Até o final de 1967, a primeira geração do Oldsmobile 4-4-2 acabou sendo equipada com os diversos itens de segurança ditadas pela legislação federal americana, como a coluna de direção absorvente de energia em caso de choques, assim como o volante cônico, painel acolchoado, com botões embutidos para evitar ferimentos nas colisões, pisca-alerta e sistema de freios com circuito duplo.
Da minha coleção
Oldsmobile 442, 1967. Hot Wheels, Serie Muscle Mania - GM, 2012
O Oldsmobile 442 é um Hot Wheels, da Série Muscle Mania – GM, de 2012; projeto do designer Brendon Vetuskey, da Mattel. Reproduz o modelo de 1967, com duas portas sem a coluna B. O design marcante dos quatro faróis dianteiros, separados pelas luzes dos piscas, acabou se perdendo um pouco na falta de detalhamento, e a decoração simples, assim como as rodas comuns a outros modelos tiram um pouco do charme deste muscle-car.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2767_Oldsmobile_442
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