COPO Corvette, 1969 L88
“COPO” (Central Office Production Order – Pedido de
Produção do Escritório Central) era a sigla pela qual era conhecida a
designação de um pacote de performance que a GM disponibilizava para alguns
modelos, devido à convenção adotada pelos fabricantes americanos de não
produzir veículos de alto desempenho, pressionados pelo governo devido ao
aumento de acidentes com o crescimento da potência dos motores no final dos
anos 1950 e início dos anos 1960. A sigla também era utilizada para pedidos
específicos de caminhões e picapes para frotas, e carros para departamentos de
polícia, que exigiam aprovação dos departamentos de engenharia e produção da
GM.
Para automóveis, este “pedido especial” compreendia uma
configuração de motor mais potente, transmissões e peças de suspensão
diferenciadas, e outros acessórios/equipamentos, voltadas especificamente para os
que desejavam mais performance de seus carros, ao participar de competições nos
fins de semana.
O COPO Camaro de primeira geração é o que ficou mais
conhecido, com as cerca de 1.000 unidades que foram equipadas com este pacote,
mas consta que alguns poucos Corvette também receberam este pacote, e visto que
era o revendedor que solicitava o pedido, são difíceis de rastrear seu
histórico.
Outros modelos que receberam o pacote COPO foram os
Chevelle e Nova, ainda mais raros e difíceis de encontrar. Após 1967, o pacote
COPO tomou outras configurações, sendo denominado RPO (Regular Production
Option – Opção de produção regular).
COPO Corvette, 1967, na cor Silver Pearl
Os Corvette que receberam este kit são poucos, e os
registros indicam apenas 10 unidades COPO Corvette construídas, enquanto outros
falam em 25 ou mais exemplares. Entre eles, algumas unidades especiais, como o
roadster que Bill Mitchell encomendou como presente para sua esposa; outro, um
cupê para Bob Wingate, o vendedor que mais vendeu Corvette por cinco anos
consecutivos; outro cupê na cor Elkhart Blue com interior em couro azul; outro
roadster nesta mesma cor e interior verde; e cinco unidades que a própria
Chevrolet encomendou na cor Silver Pearl.
Outras treze unidades foram encomendadas pelo Tangier
Shrine Patrol, um clube formado por veteranos da Segunda Guerra (de 1957 a
1981, em Omaha, Nebraska), que entre outras ações, participavam de desfiles e angariavam
fundos para causas de caridade. Outro exemplar equipado com um V8 Small-Block pertence
a Joe Verillo, também na cor Silver Pearl, e ele afirma que há outro idêntico
no estado de Iowa, mas com motor 427/435. Isto contabiliza 24 carros, mas esta informação
é extra-oficial.
Da minha coleção
O COPO Corvette de 1969 é um Hot Wheels, da Série Car Culture: Circuit Legends, de 2018. Ele vem na cor Daytona Yellow, numa possível referência a um Corvette 1969 L88 real, que competiu em diversos campeonatos, como IMSA, SCCA e SVRA, além das famosas 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.
A miniatura é Real Riders, indicando que tem rodas
especiais e pneus de borracha, um diferencial que valoriza o modelo junto aos
colecionadores, pelo visual mais atrativo, e a decoração também mais detalhada
do que os modelos “normais”.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2769_COPO_Corvette
https://www.corvette-mag.com/issues/117/articles/the-copo-connection
https://vette-vues.com/copo-corvette-complete-history-insights/
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