Um dos quesitos mais importantes para qualquer profissional
é a capacidade de trabalhar em equipe. No mundo cada vez mais complexo em que
vivemos, muitas vezes não é mais possível fazer as coisas sozinho, e o sucesso
de seu trabalho acaba dependendo intrinsecamente do trabalho de outras pessoas,
nem sempre subordinadas diretamente a você.
Cada vez mais, a formação de equipes multidisciplinares é
uma forma de obter resultados melhores e mais rápidos, favorecendo a busca de
novas soluções para velhos problemas.
Neste novo universo de atividades interativas, a habilidade
de trabalhar com pessoas diferentes em qualificação e personalidades acaba
sendo fundamental para que se chegue aos resultados esperados e até sejam
superados.
O grande problema acaba sendo lidar com a neutralização dos
egos e lidar com a individualidade, em busca de soluções ou decisões tomadas por uma maioria. A própria
característica que dá vantagem a um grupo com diversas habilitações pode ser o
calcanhar de Aquiles, devido às diferenças de opinião que fatalmente surgem nas
decisões que se precisa tomar.
Democraticamente falando, com muitas cabeças pensando, seria
de se esperar que a melhor decisão surgisse naturalmente, e ela fosse escolhida
para ser implementada pelo grupo.
Mas este processo não é tão simples assim. Emocionalmente (e
somos todos seres emocionais), é muito difícil apoiar ou trabalhar em prol de
algo com o qual você não concorda. Difícil, mas não impossível.
Mas, um profissional que tenha seu voto vencido numa destas
discussões, poderá boicotar a sua parte no processo, sem nunca parecer que está
fazendo isso. É notório o caso de trabalhadores que fazem de conta que “compraram”
a idéia do chefe, de fazer isto ou aquilo, mas na prática, o que foi planejado
nunca acaba sendo implementado, ou a equipe o faz do jeito que acha de deve ser
feito e não segundo o que foi preconizado.
Num grupo multidisciplinar, exercer a liderança é algo muito
mais complexo de se conseguir. Fica então a pergunta:
- Você consegue apoiar ou trabalhar em prol de uma
coletividade, mesmo que não concorde com a decisão tomada, e fazer o seu melhor
para que os objetivos definidos sejam alcançados pela equipe? Você consegue
evitar de emitir comentários críticos ou dizer a famosa frase “Eu não avisei?”
quando algo não dá certo?
Pense nisso, da próxima vez que seu ponto de vista, ou sua
opinião for vencida em uma decisão da equipe em que estiver trabalhando.
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