quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Críticas: você lida bem com elas?


 Quando tinha seis anos, desenhei uma Kombi e pintei cada porta de uma cor (havia o modelo com seis portas na época). A professora devolveu o desenho dizendo que os carros tinham as portas todas da mesma cor do carro; que meu desenho estava mal feito e que devia fazer outro.
A partir dali, resolvi que ninguém iria mais criticar meus desenhos, e começando com os carros, passei mais de 25 anos desenhando publicitariamente.
Uma crítica pode resultar em dois caminhos: derrubar sua motivação naquilo que estava fazendo, ou te fortalecer para seguir em frente superando a crítica e se tornando uma pessoa melhor.
Tudo depende de como você encara a crítica. Receber elogios faz muito bem ao ego, mas são as críticas que o levam avante; nos fazem refletir sobre o que estamos realizando, ajudam a lidar com nossas fraquezas e aperfeiçoam nossas qualidades.
Precisamos então separar as críticas e observações que visam nos ajudar a melhorar, daquelas alfinetadas ou comentários sarcásticos ou invejosos do que conseguimos até o momento.
Normalmente, as críticas surgem quando cometemos algum erro, seja no trabalho, no relacionamento com as pessoas, decisões precipitadas ou embasadas em dados insuficientes.
Fique tranquilo: é melhor ser criticado por ser pró-ativo do que por ser omisso. Ninguém erra quando não se faz nada. Então, os erros e as consequentes críticas que os acompanham são fruto de sua atividade como indivíduo social ou profissional.
“Quem desdenha, quer comprar!”
A sabedoria popular nos mostra a motivação de muitos com os nossos sucessos. Não se deixe abater por causa de algumas palavras que expõem seus pontos fracos. Ao contrário, agradeça por ter alguém observador que o lembre daquilo em que precisa melhorar.
Guarde suas energias para buscar seu próprio aperfeiçoamento, olhe para si mesmo e faça autoavaliações constantemente. Conhecer a si mesmo e suas fraquezas o tornará mais forte e seguro para usar todo o potencial de suas qualidades e virtudes.
Analise (friamente) se o comentário procede, e tire a lição do episódio para que isso não aconteça novamente.
Crescer é conviver com as críticas, mas amadurecer é progredir com elas.

2 comentários:

  1. Estilosa a "komboza" Léoo.... ainda bem que essa professora te criticou e vc conseguiu ver isso de um modo positivo, mas ela não sabia o que estava falando!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Bruno. Não podemos deixar as críticas nos desanimar!
    Abraço,

    ResponderExcluir