Greenlight – Matchbox – Hot Wheels
Ao colecionar modelos, sempre temos alguns de nossa
preferência, e os Corvette tem sido uma das minhas paixões. Gosto muito dos
americanos e europeus dos anos 50 e 60, e quando vamos colocando os modelos de
diversos fabricantes lado a lado, podemos ver as diferenças de casting e
acabamento que cada um tem.
Neste comparativo, temos o Corvette C6 da Greenlight, da
Matchbox e da Hot Wheels, e já notamos que as linhas do Greenlight parecem mais
delicadas, até porque este é o único que abre o capô dianteiro. Ele tem as bordas
do para-brisas, janelas e vigia traseira emolduradas em preto, limpadores e
cobertura dos faróis principais, itens inexistentes nos outros modelos. Os
recortes de ventilação do motor no paralama dianteiro e do freio antes da caixa
da roda traseira são bem definidos e enriquecem a lateral do modelo. Os
espelhos retrovisores têm o desenho e proporções corretos, na medida do
possível nesta escala. Há os olhos de gato nas laterais e a lanterna de posição
dianteira vem pintada de prateada, contribuindo para uma boa impressão quando
olhamos a frente do modelo. Na traseira, as lanternas são bem demarcadas e as
saídas de escapamento são bem reproduzidas. As rodas e pneus parecem um pouco
fora de proporção, os da Matchbox parecem mais adequados para um modelo
esportivo como esse.
O casting da Matchbox é mais rústico, com os recortes de
portas e capô exagerados, assim como a junção superior do para-brisa com o teto
ficou um degrau estranho ali. Ele traz os limpadores mais simplificados, que o
Hot Wheels não tem. Como citado, as rodas parecem mais proporcionais em termos
de perfil e tamanho da roda, que tem um desenho comum a muitos modelos da
Matchbox. A frente é pouco detalhada, e quase não se nota as luzes de posição
nas extremidades da abertura de ventilação frontal. Os espelhos são afixados no
canto inferior da janela das portas, e a traseira tem pouco detalhamento, sem
as lanternas demarcadas em vermelho, como no Greenlight.
Já o Hot Wheels tem o casting padrão da empresa, bem pouco
detalhado, e sendo um Mainline, traz as rodas padrão, não tem espelhos retrovisores,
nem limpadores de para-brisas, nem um decalque nos faróis dianteiros. Na lateral,
a abertura de ventilação no paralama dianteiro aparece, mas não há a entrada de
ar para o freio traseiro. Não há detalhamento de molduras do para-brisas, janelas
ou vigia traseira. Na traseira, as lanternas também não trazem decalques, nem
placa, nem saídas de escapamento. O spoiler dianteiro parece um tanto
exagerado, bem menor no Matchbox e inexistente no Greenlight.
Em termos de decoração, o Greenlight reproduz um carro
normal, o Matchbox traz duas largas faixas pretas com frisos brancos, denotando
uma versão diferenciada, e o Hot Wheels traz umas faixas laterais bem fantasiosas.
Este modelo do Corvette acaba deixando a desejar, porque a Mattel tem outros
modelos que são bem melhor detalhados no que diz respeito ao acabamento.
https://www.facebook.com/hotcustoms.garage
Nenhum comentário:
Postar um comentário