sábado, 22 de abril de 2023

Lamborghini Huracán 620-2 Super Trofeo

 

O Lamborghini Huracán (“Furacão” em espanhol, e nome de um famoso touro de 1879) LP 620-2 Super Trofeo é um carro de corrida desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse para uso no Lamborghini Super Trofeo, a série de corridas da marca Lamborghini que ocorrem na Europa, Asia e América do norte. Apresentado em 2014 no Quail em Pebble Beach, o Huracán Super Trofeo é movido por um motor de 5.2 litros CSJ V10 com 620 cavalos a 8250 rpm de potência e 570 N-m (413 lb-ft) de torque a 6500 rpm. Ele substitui o Gallardo Super Trofeo, que era usado desde o início da série em 2009. O Huracán Super Trofeo é o único veículo usado desde sua estreia na série Super Trofeo desde 2014; desde então, recebeu duas revisões, a EVO em 2019 e a EVO 2 em 2022, sendo a EVO 2 a versão atualmente em uso.



Ele foi preparado pela Dallara Automobile (cujo fundador Gian Paolo Dallara, foi responsável pelo chassi do Miura e do Espada), e é baseado no Huracán 610-4, modelo que substituiu o Gallardo como carro de entrada da marca.  Para o Super Trofeo, o motor recebeu mais 10 hp de potência. Entre as tecnologias desta unidade, o V10 tem injeção direta de combustível em cada cilindro individual, sistema start-stop, o câmbio com sete velocidades e dupla embreagem foi substituído por um de seis marchas e embreagem simples. Os discos de freios são de carbono-cerâmica, e a suspensão é eletrônica, com amortecedores de controle magnético, em conjunto com o ANIMA, controle eletrônico de estabilidade com três acelerômetros e três giroscópios, e o LDS (Lamborghini Dynamic Steering, que adapta o sistema de direção conforme o tipo de condução do piloto), asseguram uma melhor performance para altas velocidades.

O modelo fazia de 0-100 km/h em 3,1 segundos e de 0-200 km/h em 8,8 segundos, e a velocidade máxima chegava a 325 km/h.

Diferentemente do modelo 610-4, o Super Trofeo tem apenas tração traseira, ao invés da tração nas quatro rodas; e como ele é produzido para as corridas, muitos equipamentos de conforto e acabamento na cabine são eliminados ou substituídos, como o único banco de competição com cinto de cinco pontos e a gaiola de proteção interna para o piloto.


Esta miniatura reproduz (com a habitual restrição a detalhes dos Hot Wheels) o modelo apresentado em 2014 e utilizado na competição até 2019. As rodas são padrões, 
similares a outras minis, mas bem parecidas com as originais, e o aerofólio traseiro e o spoiler dianteiro têm uma espessura exagerada (por segurança contra quebras por ser um produto voltado ao público infantil). Por conta do licenciamento das marcas, a mini vem apenas com o número 63 e o escudo da Lamborghini nos decais.

A Lamborghini Huracán 620-2 Super Trofeo, Hot Wheels 1:64

Referências:

https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2014/08/lamborghini-huracan-super-trofeo-tera-620-cv.ghtml

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Lamborghini_Hurac%C3%A1n_LP_620-2_Super_Trofeo

https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Hurac%C3%A1n

https://www.motortrend.com/features/lamborghini-huracan-lp-620-2-super-trofeo-review/

Nenhum comentário:

Postar um comentário