Numa bem sucedida ação de merchandising da GM, o filme dos Transformers, de 2007, contou com a presença do Camaro Concept de 2006, onde Bumblebee é um dos robôs gigantes do planeta Cybertron, trazendo para a Terra o conflito dos Autobots e Decepticons. Bumblebee, o robô mais simpático dos Autobots, originalmente na série animada dos anos 1980, tinha a forma de um Fusca, mas quando Michael Bay analisava o roteiro, quis evitar comparações com outro personagem icônico do cinema, Herbie, de Love Bug (no Brasil, “Se meu Fusca falasse”), e decidiu pelo Camaro para protagonizar Bumblebee. Bay manteve a característica de Bumblebee não falar, apenas se expressando pelas músicas tocadas no rádio do painel.
Ele manteve as ligações com o Fusca quando Sam vai à loja de carros usados com seu pai para comprar um carro, e um fusca amarelo aparece na mesma fileira em que o Camaro 1977 está estacionado, quando Bumblebee prontamente o danifica para que Sam fique com ele e não com o Fusca. Essa referência é retomada no filme de 2018, quando Bumblebee está num estado crítico depois da batalha com Blitzwing, rasteja para fora do lago e assume um novo disfarce na forma de um Fusca amarelo.
O Fusca amarelo, da série original da Hasbro |
Bumblebee ao lado do Fusca amarelo na loja de carros usados |
O projeto do filme Transformers começou em 2003, baseado na linha de brinquedos da HASBRO, cujos carrinhos se transformavam em robôs, e faziam sucesso com o desenho animado produzido para a TV americana. O filme para o cinema foi dirigido por Michael Bay, e produzido por Steven Spielberg. Tinha Shia LaBeouf como Sam Witwicky e Megan Fox como Mikaela Banes fazendo o par romântico de adolescentes que se envolvem na guerra cibernética entre as duas facções antagônicas dos robôs gigantes.
Do desenho animado para a computação gráfica. |
Bumblebee |
Apesar de começar sua
carreira no cinema como um Camaro Z28 1977, sua estrela brilhou como o modelo
de 2006-2008 do Camaro Concept, que a Chevrolet exibiu no Detroit Auto Show em
janeiro de 2006.
A GM estava
desenvolvendo um novo Camaro desde a primavera de 2005, e a Holden (braço GM
australiana) estava encarregada de construir os protótipos para testes de
impactos, dirigibilidade e durabilidade em condições extremas, em locais como
Canadá, Arizona e Austrália.
Por isso, o Camaro amarelo que era o disfarce de Bumblebee era na verdade um Holden Monaro (vendido como Pontiac GTO nos EUA), com a carroçaria com novo design do Camaro que seria lançado efetivamente no começo de 2009. Não há dados sobre quantos exemplares foram construídos pela SSV (apenas mencionada), mas o carro do filme tem alguns detalhes diferentes do Camaro Concept mostrado pela GM em 2006, entre eles, os espelhos retrovisores, as linhas laterais dos para lamas traseiros, o local da tampa do tanque, o painel frontal, maçanetas das portas e rodas.
O motor do Camaro 1977
Apesar do desempenho do
Camaro Z28 de 1977 ser uma sombra das versões de 1970-74, pelo menos um dos
modelos usados no filme era equipado com um V8 de 400cid, com uma injeção
Edelbrock, e um câmbio Turbo400 e diferencial Positraction. Estas são
especificações do carro vendido por Michael Bay no eBay por US$ 40,100 depois
do encerramento da produção de Transformers I. Acredita-se que outros modelos
usados na produção normalmente eram equipados com um V8 de 350 cid (5,7
litros), um carburador Rochester quadruplo, produzindo 185 hp a 4000 rpm e
torque de 380 N-m a 2400 rpm, bloco com quatro mancais, cárter e pistões
forjados, válvulas maiores em diâmetro, comando mais bravo, coletores de
admissão e exaustão revistos, e acoplado a uma caixa de quatro velocidades
manual Borg-Warner Super T-10. Os freios tinham discos de 11 polegadas na
frente e 9,5 atrás, escapes duplos e rodas 15x7 calçadas com pneus Goodyear
GR70-15 radiais com cintas de aço.
No visual, constavam os spoilers dianteiro e traseiro. Grade em preto, ar-condicionado, adesivos Z28 no capô, identificando o modelo, encaixes dos faróis anodizados em preto e painel de instrumentos mais completo. O desempenho de 0-60 era de 8,6 segundos, o quarto-de-milha era feito em 16,3 segundos a 83,1 mph (133,7 k m/h), e velocidade máxima de 105 mph (169 km/h).
2014: Age of Extinction 2010: Dark of the Moon
Com as sequências do
primeiro filme dos Transformers, o Camaro de Bumblebee foi se atualizando, como
o carro real no mercado. Em “Transformers: Revenge of the Fallen” (2009) recebeu
leves atualizações, mas em “Transformers: Dark of the Moon”(2010) foi baseado
num modelo de 2010. No filme “Transformers: Age of Extinction” (2014) o Camaro
recebeu seu maior redesign com faróis bem estreitos e uma frente remodelada,
como uma prévia do face-lift que seria feito no carro real, que saiu depois do
filme. Em “The Last Knight” (2017) o Camaro vai para o modelo da sexta geração,
com o estilo de sua identidade, mas com uma frente bem agressiva.
20147: The Last Knight Transformers: Bumblebee
Em 2018, saiu um
“spin-off” intitulado “Transformers: Bumblebee”, em que ele assume a forma de
um Fusca, filme este situado na linha do tempo, antes do primeiro filme dos
Transformers, pois resgata o histórico da animação japonesa de que Bumblebee
originalmente ser um Fusca; que ao final deste filme, se transforma num Camaro
1977 e assim, fica camuflado em San Francisco, até que Sam o adquire numa loja
de carros usados.
Por fim, em “Rise of
the Beasts” (2023), Bumblebee assume a forma do Camaro de 1970, preparado para
Off-Road, mas agora em preto com um nariz amarelo, abandonando sua cor “Sunrise
Yellow” tradicional até então.
O CAMARO DA VIDA REAL
Camaro Concept 2006
Após 35 anos de produção, a GM pressionou o botão vermelho
e tirou o Camaro de linha, em 2002. Sua plataforma F-Body estava em fase de
declínio, e a demanda para o tipo de carro como o Camaro estava em baixa, não
compensando desenvolver um novo carro. Por sorte, os designers Tom Peters e Bob
Boniface se debruçaram sobre as pranchetas em 2005, e em janeiro de 2006, a GM
apresentava no Detroit International Motor Show, a homenagem à primeira geração
do Camaro.
Seguindo a onda do design retrô, o conceito inteiramente
redesenhado, com base no modelo de 1969, teve aprovação da direção para
produção em 10 de agosto de 2006. A planta de Oshawa, em Ontario, Canadá
começou a produzir o novo Camaro, que chegou às lojas em 2009 como modelo 2010.
Baseado na arquitetura Zeta, o design final é de autoria do
sul-coreano Sangyup Lee, e a engenharia e desenvolvimento ficaram a cargo da
Holden na Austrália, que sedia o Centro Global de Desenvolvimento. A produção
efetiva começou em 16 de março de 2009, com os acabamentos LS, LT e SS. Apesar
das grandes semelhanças com a versão de 1969 ─ o perfil da
carroceria, os faróis dianteiros combinados à grade, a tomada de ar à frente
dos para-lamas traseiros, as lanternas traseiras ─ pela primeira vez,
as suspensões eram independentes nas quatro rodas; com molas progressivas e
amortecedores pressurizados, discos de 14 polegadas ventilados nas quatro
rodas, sendo as dianteiras com rodas de liga forjadas de 21 polegadas e as
traseiras com 22, calçando pneus 275/30R21 e 305/30R22 respectivamente.
As versões LS e LT eram equipadas com um V6 de 3,6 litros
(220 cid), com 312 hp e câmbios T-56 de 6 velocidades manual ou automático com
mudanças por alavanca. Fazia 0-60 em 6,0 segundos e o quarto-de-milha em 14,2
segundos.
O SS era movido pelo LS3 V8 de 6,2 litros (376 cid) com 426
hp e câmbio manual de 6 marchas. Havia a opção do motor L99 V8 com 400 hp
acompanhada da caixa automática. O pacote decorativo RS estava disponível para
os acabamentos LT e SS e trazia rodas de 20 polegadas em grafite, “halo rings”
em torno dos faróis de xenônio, spoiler traseiro e logotipos RS ou SS em
vermelho. Com este recurso, fazia de 0-60 em 5 segundos e o quarto-de-milha em
13 segundos.
Em abril de 2010, o
Camaro foi premiado com o “World Car Design of the Year”, selecionado por um
júri internacional de 48 jornalistas, de 22 países, especializados no setor de
Automóveis. Os outros finalistas eram o Citroen C3 Picasso e o KIA
Soul.
Camaro Edição
Especial Transformers
Camaro Transformers Special Edition Camaro Transformers Special Edition
Em 22 de julho de 2009,
coincidindo com o lançamento de Transformers: Revenge of Fallen (Transformers:
a vingança dos Derrotados), a GM anunciou na San Diego Comic-com daquele ano, o
Camaro Transformers Special Edition, um pacote de opcionais por US$ 995 para
deixar o modelo similar ao utilizado no filme. Disponível para os acabamentos
LT e SS, com ou sem o pacote opcional RS, mas apenas para os carros na cor
Rally Yellow. Vinha com os emblemas dos escudos Autobot para ser aplicado nos
paralamas dianteiros abaixo do emblema do Camaro; escudos Autobot para
aplicação nas tampas centrais das rodas de liga; um escudo Autobot bordado para
o console central interno, logotipos Transformers para as soleiras das portas
do motorista e passageiro, em substituição às originais “Camaro”; e finalmente
as faixas centrais pretas de alto brilho com o logo Transformers. Com previsão
de produzir 1.500 unidades, ao todo foram 1.916 conjuntos foram produzidos até
o final de 2010.
O detalhe que mais chama atenção são os faróis de neblina, que no Bumblebee tinha os recortes trapezoidais, ao invés do formato circular do Camaro de linha.
No mais, o design é impactante, e a miniatura acaba sendo bem atrativa por remeter ao carro do filme.
Com abertura do capô dianteiro, portas e porta-malas, direção que aciona as rodas dianteiras, a miniatura da Jada Toys possui um nível de detalhamento bom para esta escala. O cofre do motor revela a unidade V8 de 6,2 litros com os cabeçotes cromados. Não há fiação nem mangueiras visíveis, algo que pode ser customizado pelo colecionador, valorizando ainda mais o modelo.
As rodas de maior diâmetro calçam pneus de perfil bem baixo, e dão um aspecto mais agressivo ao Camaro.
A miniatura da Jada Toys é um excelente exemplar que acrescenta à qualquer coleção um dos modernos ícones automobilísticos que tem um papel cada vez mais significativo nos filmes produzidos por Hollywood.
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