domingo, 6 de março de 2016

Carros e Filmes: Bumblebee - o Camaro dos Transformers


Numa bem sucedida ação de merchandising da GM, o filme dos Transformers, de 2007, contou com a presença do Camaro Concept de 2006, onde Bumblebee é um dos robôs gigantes do planeta Cybertron, trazendo para a Terra o conflito dos Autobots e Decepticons. Bumblebee, o robô mais simpático dos Autobots, originalmente na série animada dos anos 1980, tinha a forma de um Fusca, mas quando Michael Bay analisava o roteiro, quis evitar comparações com outro personagem icônico do cinema, Herbie, de Love Bug (no Brasil, “Se meu Fusca falasse”), e decidiu pelo Camaro para protagonizar Bumblebee. Bay manteve a característica de Bumblebee não falar, apenas se expressando pelas músicas tocadas no rádio do painel.

Ele manteve as ligações com o Fusca quando Sam vai à loja de carros usados com seu pai para comprar um carro, e um fusca amarelo aparece na mesma fileira em que o Camaro 1977 está estacionado, quando Bumblebee prontamente o danifica para que Sam fique com ele e não com o Fusca. Essa referência é retomada no filme de 2018, quando Bumblebee está num estado crítico depois da batalha com Blitzwing, rasteja para fora do lago e assume um novo disfarce na forma de um Fusca amarelo.

O Fusca amarelo, da série original da Hasbro

Bumblebee ao lado do Fusca amarelo na loja de carros usados

O projeto do filme Transformers começou em 2003, baseado na linha de brinquedos da HASBRO, cujos carrinhos se transformavam em robôs, e faziam sucesso com o desenho animado produzido para a TV americana. O filme para o cinema foi dirigido por Michael Bay, e produzido por Steven Spielberg. Tinha Shia LaBeouf como Sam Witwicky e Megan Fox como Mikaela Banes fazendo o par romântico de adolescentes que se envolvem na guerra cibernética entre as duas facções antagônicas dos robôs gigantes.
Do desenho direcionado ao público infantil, o filme foi posicionado para o público adulto, visto que durante o desenvolvimento do projeto diversos pontos considerados foram alterados para se adequar às exigências do público cinematográfico. Spielberg sugeriu focar a trama em torno do casal de adolescentes, ligado ao carro, por tudo o que um carro representa nos Estados Unidos. Os robôs não falavam, pois os produtores temiam que robôs falando ficariam ridículos; mas os roteiristas argumentaram que isso poderia ser mal visto pelos fãs.
Michael Bay foi convidado para dirigir o filme, mas no início recusou por considerar apenas um "filme estúpido sobre brinquedos". No entanto, ele queria trabalhar com Spielberg, então foi visitar a Hasbro (que também produzia a linha dos G. I. Joe), e sugeriu aumentar a participação dos militares no roteiro. Bay também descartou a personagem Arcee, uma Transformer feminina, porque seria complicado posicioná-la entre os robôs "masculinos"; além de não gostar da forma que Arcee assume na Terra: uma motocicleta, que ele considerou muito pequena para virar uma robô gigante.
O design dos robôs tem referência com as armaduras dos antigos samurais do Japão antigo, fechando o círculo e retornando às origens da linha de brinquedos e do desenho animado inicial.
Do desenho animado para a computação gráfica.

O acordo de merchandising com a General Motors proporcionou uma economia de US$ 3 milhões na produção do filme; além de ceder perto de duzentos carros para as filmagens, entre os personagens e outros que foram destruídos nas batalhas. Também, as Forças Armadas americana apoiaram o projeto, com os seus F-22, F-117 e os V-22 Ospreys, o primeiro filme em que esta aeronave apareceu, com os soldados servindo de extras, e uniformes autênticos foram usados para vestir os atores. Um A-10 Thunderbolt II e um Lockheed AC-130 também fazem uma ponta nas filmagens. O Capitão Christian Hodge comentou que tinha de explicar para seus superiores que os produtores queriam que as aeronaves fizessem o papel dos malvados Decepticons, e usou o argumento de que "as pessoas amam os 'bad boys' ".
Utilizando intensivamente imagens geradas em computação gráfica, Michael Bay comentou que cerca de três quartos dos efeitos do filme foram criados e finalizados pela Industrial Light and Magic, enquanto a Digital Domain fez o restante. Muitos dos profissionais de animação eram grandes fãs dos Transformers, e contribuíram livremente para definir os melhores movimentos de combate entre os robôs gigantes.



A guerra entre os Autobots e os Decepticons alcança a Terra quando os Decepticons buscam tomar posse do Allspark, o objeto que criou a raça robótica em Cybertron, para dominar todos os equipamentos mecânicos da Terra, e criar um mundo em que dominam toda a tecnologia do planeta para subsistir como espécie.
Bumblebee

Apesar de começar sua carreira no cinema como um Camaro Z28 1977, sua estrela brilhou como o modelo de 2006-2008 do Camaro Concept, que a Chevrolet exibiu no Detroit Auto Show em janeiro de 2006.

A GM estava desenvolvendo um novo Camaro desde a primavera de 2005, e a Holden (braço GM australiana) estava encarregada de construir os protótipos para testes de impactos, dirigibilidade e durabilidade em condições extremas, em locais como Canadá, Arizona e Austrália.


Por isso, o Camaro amarelo que era o disfarce de Bumblebee era na verdade um Holden Monaro (vendido como Pontiac GTO nos EUA), com a carroçaria com novo design do Camaro que seria lançado efetivamente no começo de 2009. Não há dados sobre quantos exemplares foram construídos pela SSV (apenas mencionada), mas o carro do filme tem alguns detalhes diferentes do Camaro Concept mostrado pela GM em 2006, entre eles, os espelhos retrovisores, as linhas laterais dos para lamas traseiros, o local da tampa do tanque, o painel frontal, maçanetas das portas e rodas.

O motor do Camaro 1977

Apesar do desempenho do Camaro Z28 de 1977 ser uma sombra das versões de 1970-74, pelo menos um dos modelos usados no filme era equipado com um V8 de 400cid, com uma injeção Edelbrock, e um câmbio Turbo400 e diferencial Positraction. Estas são especificações do carro vendido por Michael Bay no eBay por US$ 40,100 depois do encerramento da produção de Transformers I. Acredita-se que outros modelos usados na produção normalmente eram equipados com um V8 de 350 cid (5,7 litros), um carburador Rochester quadruplo, produzindo 185 hp a 4000 rpm e torque de 380 N-m a 2400 rpm, bloco com quatro mancais, cárter e pistões forjados, válvulas maiores em diâmetro, comando mais bravo, coletores de admissão e exaustão revistos, e acoplado a uma caixa de quatro velocidades manual Borg-Warner Super T-10. Os freios tinham discos de 11 polegadas na frente e 9,5 atrás, escapes duplos e rodas 15x7 calçadas com pneus Goodyear GR70-15 radiais com cintas de aço.


No visual, constavam os spoilers dianteiro e traseiro. Grade em preto, ar-condicionado, adesivos Z28 no capô, identificando o modelo, encaixes dos faróis anodizados em preto e painel de instrumentos mais completo. O desempenho de 0-60 era de 8,6 segundos, o quarto-de-milha era feito em 16,3 segundos a 83,1 mph (133,7 k m/h), e velocidade máxima de 105 mph (169 km/h).

2014: Age of Extinction

2010: Dark of the Moon

Com as sequências do primeiro filme dos Transformers, o Camaro de Bumblebee foi se atualizando, como o carro real no mercado. Em “Transformers: Revenge of the Fallen” (2009) recebeu leves atualizações, mas em “Transformers: Dark of the Moon”(2010) foi baseado num modelo de 2010. No filme “Transformers: Age of Extinction” (2014) o Camaro recebeu seu maior redesign com faróis bem estreitos e uma frente remodelada, como uma prévia do face-lift que seria feito no carro real, que saiu depois do filme. Em “The Last Knight” (2017) o Camaro vai para o modelo da sexta geração, com o estilo de sua identidade, mas com uma frente bem agressiva.

20147: The Last Knight

Transformers: Bumblebee

Em 2018, saiu um “spin-off” intitulado “Transformers: Bumblebee”, em que ele assume a forma de um Fusca, filme este situado na linha do tempo, antes do primeiro filme dos Transformers, pois resgata o histórico da animação japonesa de que Bumblebee originalmente ser um Fusca; que ao final deste filme, se transforma num Camaro 1977 e assim, fica camuflado em San Francisco, até que Sam o adquire numa loja de carros usados.

Por fim, em “Rise of the Beasts” (2023), Bumblebee assume a forma do Camaro de 1970, preparado para Off-Road, mas agora em preto com um nariz amarelo, abandonando sua cor “Sunrise Yellow” tradicional até então.

O CAMARO DA VIDA REAL

Camaro Concept 2006

Após 35 anos de produção, a GM pressionou o botão vermelho e tirou o Camaro de linha, em 2002. Sua plataforma F-Body estava em fase de declínio, e a demanda para o tipo de carro como o Camaro estava em baixa, não compensando desenvolver um novo carro. Por sorte, os designers Tom Peters e Bob Boniface se debruçaram sobre as pranchetas em 2005, e em janeiro de 2006, a GM apresentava no Detroit International Motor Show, a homenagem à primeira geração do Camaro.

Seguindo a onda do design retrô, o conceito inteiramente redesenhado, com base no modelo de 1969, teve aprovação da direção para produção em 10 de agosto de 2006. A planta de Oshawa, em Ontario, Canadá começou a produzir o novo Camaro, que chegou às lojas em 2009 como modelo 2010.

Baseado na arquitetura Zeta, o design final é de autoria do sul-coreano Sangyup Lee, e a engenharia e desenvolvimento ficaram a cargo da Holden na Austrália, que sedia o Centro Global de Desenvolvimento. A produção efetiva começou em 16 de março de 2009, com os acabamentos LS, LT e SS. Apesar das grandes semelhanças com a versão de 1969 ─ o perfil da carroceria, os faróis dianteiros combinados à grade, a tomada de ar à frente dos para-lamas traseiros, as lanternas traseiras ─ pela primeira vez, as suspensões eram independentes nas quatro rodas; com molas progressivas e amortecedores pressurizados, discos de 14 polegadas ventilados nas quatro rodas, sendo as dianteiras com rodas de liga forjadas de 21 polegadas e as traseiras com 22, calçando pneus 275/30R21 e 305/30R22 respectivamente.

As versões LS e LT eram equipadas com um V6 de 3,6 litros (220 cid), com 312 hp e câmbios T-56 de 6 velocidades manual ou automático com mudanças por alavanca. Fazia 0-60 em 6,0 segundos e o quarto-de-milha em 14,2 segundos.

O SS era movido pelo LS3 V8 de 6,2 litros (376 cid) com 426 hp e câmbio manual de 6 marchas. Havia a opção do motor L99 V8 com 400 hp acompanhada da caixa automática. O pacote decorativo RS estava disponível para os acabamentos LT e SS e trazia rodas de 20 polegadas em grafite, “halo rings” em torno dos faróis de xenônio, spoiler traseiro e logotipos RS ou SS em vermelho. Com este recurso, fazia de 0-60 em 5 segundos e o quarto-de-milha em 13 segundos.

Em abril de 2010, o Camaro foi premiado com o “World Car Design of the Year”, selecionado por um júri internacional de 48 jornalistas, de 22 países, especializados no setor de Automóveis. Os outros finalistas eram o Citroen C3 Picasso e o KIA Soul.

Camaro Edição Especial Transformers

Camaro Transformers Special Edition

Camaro Transformers Special Edition

Em 22 de julho de 2009, coincidindo com o lançamento de Transformers: Revenge of Fallen (Transformers: a vingança dos Derrotados), a GM anunciou na San Diego Comic-com daquele ano, o Camaro Transformers Special Edition, um pacote de opcionais por US$ 995 para deixar o modelo similar ao utilizado no filme. Disponível para os acabamentos LT e SS, com ou sem o pacote opcional RS, mas apenas para os carros na cor Rally Yellow. Vinha com os emblemas dos escudos Autobot para ser aplicado nos paralamas dianteiros abaixo do emblema do Camaro; escudos Autobot para aplicação nas tampas centrais das rodas de liga; um escudo Autobot bordado para o console central interno, logotipos Transformers para as soleiras das portas do motorista e passageiro, em substituição às originais “Camaro”; e finalmente as faixas centrais pretas de alto brilho com o logo Transformers. Com previsão de produzir 1.500 unidades, ao todo foram 1.916 conjuntos foram produzidos até o final de 2010.

Da minha Coleção

O modelo da Jada Toys, na escala 1:18 reproduz com bastante exatidão as linhas musculosas do Camaro SS de quinta geração. Na cor Amarelo Rally, com as largas faixas pretas que caracterizam o modelo apelidado de "Bumblebee", apenas as rodas com seus cinco raios pintados de amarelo diferenciam do original.
  O detalhe que mais chama atenção são os faróis de neblina, que no Bumblebee tinha os recortes trapezoidais, ao invés do formato circular do Camaro de linha.
No mais, o design é impactante, e a miniatura acaba sendo bem atrativa por remeter ao carro do filme.
Com abertura do capô dianteiro, portas e porta-malas, direção que aciona as rodas dianteiras, a miniatura da Jada Toys possui um nível de detalhamento bom para esta escala. O cofre do motor revela a unidade V8 de 6,2 litros com os cabeçotes cromados. Não há fiação nem mangueiras visíveis, algo que pode ser customizado pelo colecionador, valorizando ainda mais o modelo.

O interior do modelo é bem detalhado, com o painel de instrumentos bem reproduzido, a grafia dos mostradores, botões e as principais alavancas estão lá, volante e pedais condizentes com a escala.
As rodas de maior diâmetro calçam pneus de perfil bem baixo, e dão um aspecto mais agressivo ao Camaro.
A miniatura da Jada Toys é um excelente exemplar que acrescenta à qualquer coleção um dos modernos ícones automobilísticos que tem um papel cada vez mais significativo nos filmes produzidos por Hollywood.

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