quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Carros e Filmes: BMW Z3 Roadster em Goldeneye, de James Bond

O BMW Z3 M foi o primeiro BMW roadster, depois de muitos anos (houve o 507 nos anos 1950), e também  primeiro modelo a ser produzido nos Estados Unidos.
O modelo Z3 de 1995 levava o código E36/7, ao passo que o E36/8 refere-se à variante lançada em 1999. A designação dada pela letra “Z” (denominando os modelos Z1, Z2, Z3, Z4 e Z8) refere-se à Zukunft, que em alemão, significa “Futuro”.
O modelo foi apresentado à imprensa através de um lançamento em vídeo pela BMW North América, em 12 de junho de 1995, e o modelo teve uma participação no filme de James Bond, Goldeneye (lançado em 17 de novembro de 1995). Karen Sortito foi a responsável pela campanha de publicidade, e as vendas do modelo como aparecia no filme cravaram a preferência nos pedidos da montadora.
Em 1996, mais de 15.000 exemplares foram vendidos, e um leve facelift foi realizado no modelo de 2000. O BMW Z3 teve sua produção encerrada em 2002, quando foi substituído pelo modelo BMW Z4.

O CARRO
O BMW Z3 Roadster veio a ser desenvolvido sob a direção do Dr. Burkhard Göschel por 38 meses. O exterior foi desenhado por Joji Nagashima do BMW Design Team em julho de 1992, sendo aprovado em 1993 para receber o codinome da plataforma E36 para produção planejada para iniciar em setembro de 1995. A suspensão traseira de semieixos foi baseada no BMW E30 e não do E36. As patentes dos desenhos foram registrados na Alemanha em 02 de abril de 1994 e nos Estados Unidos em 27 de setembro de 1994.
A produção do facelift começou em abril de 1999, para ser lançado como ano-modelo 2000. As mudanças incluíam um novo motor e alterações cosméticas, mas que não foram aplicadas nos modelos Z3M, que teve poucas mudanças e um motor diferente. Estas mudanças não atenderam muito as expectativas dos clientes, porque o interior do Z3 não era o que eles esperavam do padrão BMW.
Por exemplo, o vidro traseiro da nova geração do Mazda Miata lançado em 1999 era de vidro, ao invés de plástico. Este facelift procurou atualizar o visual e melhorar a qualidade dos materiais utilizados.

MOTORES
Os Z3 com motores de quatro cilindros tinham apenas um escape de saída única, ao passo que os de seis cilindros tinham duas saídas e arcos nas caixas de rodas e para-choques com design diferenciado. Estas alterações não incluíam a versão do Z3M, que tinha quatro saídas no escape. Bostongrün, Montrealblau, Alpinweiss, Cosmosschwarz, Atalantablau, Dunkelgrün, Arktiksilber, Hellrot, Estorilblau, Dakargelb, Titansilber, Siennarot, Topasblau, Oxfordgrün II, Sterlinggrau, Saphirschwarz, Schwarz II são as cores aplicadas no Z3 Coupé e Roadster.

ROADSTER (Setembro 1995-2002)
Z3 com o teto hardtop opcional.
O BMW Z3 (E36/7) entrou em produção em setembro de 1995 como um modelo 1996, com o primeiros motores sendo o 1.8 e 1.9 litros. Um motor 2.8 foi acrescentado em 1996. O Z3 podia ser encomendado com um teto hardtop, que era afixado em pontos específicos da carroceria.
1.8 L, 1.9 L and 2.0 L
Equipamento padrão incluía a caixa manual de 5 marchas, ABS, direção assistida, airbag para o motorista, espelhos com controle elétrico, uma capota simples conversível e rodas de 15 polegadas. Os opcionais incluíam uma caixa automática de quatro marchas (descontinuada em 1998), controle automático de estabilidade, ar condicionado, capota com controle remoto elétrico, assentos de couro e rodas de liga de 16 polegadas. Em alguns países, não estava disponível o acabamento dos assentos em couro. O motor 1.8 e o 1.9 com quatro cilindros em linha foram vendidos somente na Europa e algumas partes da Ásia.
Depois do facelift, o motor 1.8 litro foi substituído pelo 1.9. O novo 2.0 litros produzia 10 hp a mais que o 1.9, e trazia as rodas de 16 polegadas como padrão. O motor 1.8 litro produzia 114 hp e 168 Nm de torque, que levava o Z3 de 0-60 mph num tempo perto de 10 segundos.
Do lançamento em 1995 até 1998, as versões 1,8 e 1,9 venderam respectivamente 29.509 e 76.063 unidades.

007 BOND EDITION
Um BMW Z3 Roadster azul (ainda protótipo) foi cedido para as filmagens do filme de James Bond, Goldeneye, no Leavesden Aerodrome, em janeiro de 1995. O carro apareceu numa cena em que Bond o dirigia em Cuba; e teve uma controvérsia destacada, pois era o primeiro carro não-britânico a aparecer um filme de Bond, e também o primeiro a não ser destruído no final das cenas.
No filme, o carro era equipado com mísseis camuflados por trás dos faróis, um freio de emergência por paraquedas e um scanner-radar exibido numa tela LCD no painel do carro. Também havia o assento do passageiro ejetável (mostrado durante a cena de briefing) e um sistema de autodestruição.
O Z3 de Bond estava disponível para compra no Neiman Marcus Christmas Catalog por US$ 35,000. A BMW e a Neiman Marcus tinham planejado vender 20 unidades do BMW Z3 Bond Edition, mas no final, acabou recebendo 100 pedidos de compra. O Z3 trazia uma placa comemorativa, um sistema Hi-Fi com subwoofer e CD Player, telefone, bancos em couro bege, tapetes com o logo “007 Bond”, um defletor no para-brisa, rodas especiais e manopla da alavanca de câmbio em madeira, assim como detalhes em madeira no console central e no volante. A cor foi denominada Bond Blue Gray. Os compradores também podiam escolher entre uma transmissão manual ou automática.

EM ESCALA
O BMW Z3 M Roadster feito pela italiana Bburago na escala 1:18 (23 cm de comprimento) reproduz de maneira bem fiel o modelo real, com abertura das portas, capô dianteiro e porta-malas, rodas dianteiras que esterçam, pneus em vinil e interior bem detalhado, assim como o compartimento do motor.
A Eaglemoss Publications colocou no mercado inglês (publicada também na França, Finlândia, Alemanha, Holanda e Brasil) uma série de 134 fascículos com todos os carros dos filmes de Bond, cuja base era um diorama de uma das cenas em que os modelos apareciam nos filmes. A maioria da coleção eram modelos da Universal Hobbies, mas a linha foi complementada com exemplares da IXO, e na França, foram usados exemplares da Eligor e Norev. Um detalhe interessante é que o MP Lafer, réplica brasileira do MG TD inglês consta na coleção, pois no filme Moonraker houve uma tomada de Bond no Rio de Janeiro, em que a produção utilizou o Lafer nas filmagens na praia de Ipanema.

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