O Ford Mustang Fastback 1967 era formalmente de
propriedade do Major Boswell (Brian Goodman), pai de Sean Boswell (Lucas Black). O Major reformado vivia em
Tóquio, separado de sua esposa e filho, que devido aos problemas em que se
metia, obrigava a mãe a sempre estar mudando de cidade porque ele era expulso
das escolas que frequentava. Após uma das trapalhadas de Sean, sua mãe o envia
para viver com o pai, como último recurso para endireitar o rapaz.
No Japão, Sean conhece Twinkie (Shad Moss), um imigrante americano
que vende produtos de segunda mão e dirige uma van VW Touran.
Apresentado por
ele ao mundo das corridas de rua de Tóquio, apesar de sua proibição de correr,
desafia Takashi (Brian Tee), que é sobrinho de um chefão da Yakuza, a Máfia japonesa. Sean
descobre que sua técnica de nada serve no mundo do drift. Fazendo amizade com
Han Seoul-Oh (Sung Kang), que lhe empresta seu carro para correr, perde feio e destrói o veículo,
justamente o Nissan Silvia, cujo motor será transplantado para o Mustang de seu
pai. Sean passa a fazer alguns trabalhos para Han, para pagar o prejuízo que dera a ele.
Sean quer uma revanche com Takashi e Han o treina nas técnicas
de Drifting. Envolvendo-se com Neela (Nathalie Kelley), namorada de Takashi, vão para um “tudo ou
nada” nas estradas de montanha onde os “drifters” disputam suas corridas
ilegais.
O Mustang teve seu V8 substituído pelo motor RB26DETT (RB era o código do motor, 26 era a cilindrada de 2,6 litros, D significava Dual Overhead Camshaft, E refere-se à Electronic Multi-point
Injection e TT significa Twin Turbo) do
Nissan Skyline R43 2001 (Silvia no Japão). Este motor era um seis cilindros em
linha, 2,6 litros, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção eletrônica
multiponto, com dois turbo compressores, produzindo cerca de 280 hp; no entanto,
não foi surpresa que a potência real deste motor atingia 340 hp a 7.300 rpm e
264 lb-ft (libras-pé) de torque a 5.950 rpm. Alguns preparadores conseguiam
tirar até 850-1000 hp, mostrando o potencial do motor.
O motor do Nissan no cofre do Mustang e o seu interior. |
Criticado pelos amantes dos muscle-cars americanos,
também o foi pelos fãs do Drift que acharam uma heresia implantar o coração
japonês num carro “antigo” americano. Um dos motivos é que os ‘drifters’
consideravam o motor do Nissan o máximo em tecnologia, e torceram o nariz para
o transplante feito no filme.
A preparação do carro para o filme incluiu a troca do
tanque de gasolina “Fuel Safe” na traseira, a troca do câmbio pelo de 5
velocidades de um Nissan Skyline 1998 GTS, combinado com o diferencial de 9
polegadas da Currie Enterprizes; rodas JDM Volk GT-7 de 19 polegadas e sete
raios, calçadas com pneus Toyo Proxes T1R de 10 polegadas na traseira e 9 na
dianteira. Os freios receberam um kit Willwood com pinças de 4 pistões na
dianteira e 2 pistões nas traseiras, a Global West forneceu novos braços
superiores e inferiores, subframe e novas molas, enquanto a KYB entrou com
amortecedores de alta performance.
Mustang Fastback 1967 |
Outros detalhes incluem um Sparco Intercooler, radiador
BeCool, Coletor de escape GReddy e
escapamento N1-Style Megaflow. O sistema de alimentação foi mantido original,
mas toda a tubulação foi trocada por uma de aço inox da Earl. Era estranho ver
o Mustang roncando como um furgão de entregas da UPS (famosa empresa de
logística dos EUA), mas a performance da inusitada combinação mecânica era fantástica
(a sonoplastia do filme foi toda refeita para dar mais sentido durante as
filmagens). Fazia de 0-60 mph em 5.4 segundos e completava o quarto-de-milha em
13.5 segundos a 109,8 mph.
O interior foi mantido original, apenas equipado com
bancos originais da Year One e cintos de segurança da Diest Seatbelts. O
volante veio da Flaming River e os instrumentos do painel da Auto Gauge. Apesar
do câmbio japonês, a alavanca era da Hurst americana, sendo instalado ao seu
lado a alavanca adaptada para as manobras do drifting.
Foram preparados três carros para as filmagens, sendo
que apenas um teve o motor transplantado do Nissan. Os demais eram equipados
com um tradicional Ford Windsor V8 de 430 polegadas cúbicas (1) e câmbio de 4
marchas manual. Com 375 hp nas rodas, era fácil fazê-lo deslizar nas curvas.
Fazia de 0 a 60 milhas/hora em 6,7 segundos e o quarto-de-milha em 14,7
segundos, chegando a 96,7 milhas/hora. Um dos motivos para as críticas dos
nipônicos (além da troca dos motores) era que justamente o carro com o motor
Nissan nunca participou das filmagens, e todas as tomadas em que o Mustang
apareceu foram feitos com os carros equipados com o tradicional V8 americano.
A produção do filme levou cerca de dois meses para
preparar todos os carros para as filmagens. No total, havia mais de 200 carros para as tomadas,
de todas as partes do mundo. Somente do Nissan 350Z havia 11 exemplares, todas
com volante à direita, comprados no Japão mesmo, e três deles foram usados nas
cenas em que sofrem acidentes.
O filme contou com a consultoria de notáveis drifters como Keiichi Tsuchiya (com
direito a uma ponta como um pescador, conhecido como “Drift King” e vencedor da
classe LMGTP das 24 Horas de Le Mans em 1999), Rhys Millen e Samuel Hubinette,
para orientar a produção e treinar os dublês Tanner Foust, Rich Rutherford,
Calvin Wan e Alex Pfeiffer; já que os atores não poderiam aprender as técnicas
em tempo para as filmagens.
A pintura verde lembrava o Mustang usado por Frank
Bullit, e recebeu faixas brancas que remetem à decoração da equipe oficial da
Ford e muito usadas nos carros preparados por Carol Shelby.
EM
ESCALA
O modelo em escala 1:18 da ERTL representa bem o Mustang
Fastback 1967 de “Tokyo Drift”. As rodas especiais e a pintura lembrando o
Mustang de Frank Bullit e o nível de detalhamento é muito bom. Abrindo o capô
do motor, encontramos o V8 americano no lugar do 6 cilindros do Nissan. Esta
réplica representa um dos carros equipados com o motor V8, que participaram da
filmagem propriamente dita, deslizando nas encostas contra o Nissan 350Z de
Takashi.
NOTA: (1) O motor FORD Small Block Windsor é de uma familia de motores com várias cilindradas, de 221 cid a 351 cid, equipou vários carros da montadora de 1961 até o ano 2000. Não encontrei referências deste motor com a cilindrada de 430 cid, mas preparadores independentes relatam capacidades de 427 e 461 cid, o que pressupõe que os Mustangs receberam um motor preparado em oficina independente.
NOTA: (1) O motor FORD Small Block Windsor é de uma familia de motores com várias cilindradas, de 221 cid a 351 cid, equipou vários carros da montadora de 1961 até o ano 2000. Não encontrei referências deste motor com a cilindrada de 430 cid, mas preparadores independentes relatam capacidades de 427 e 461 cid, o que pressupõe que os Mustangs receberam um motor preparado em oficina independente.
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