terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Naves e Filmes - Millenium Falcon - Star Wars

Originalmente conhecida pelo prefixo YT-1300 492727ZED, foi projetada e construída pela Corellian Engineering Corporation em 60 BBY, mais de 90 anos antes do primeiro conflito de Resistência à Ordem Galáctica. A nave é um cargueiro leve utilizado para operações intermodais, empurrando containers em estaleiros orbitais de fretes.
Era de propriedade da Corell Industries Limited, e foi adquirida pelos contrabandistas Kal e Dova Brigger em 48 BBY, e por fim acabou nas mãos da organização clandestina Republic Group, que a chamava de Stellar Envoy por volta de 29 BBY. A nave sofreu uma forte colisão com um cargueiro em Nar Shaddaa, mas foi reconstruída e passou por diversos donos sob diferentes nomes, antes que Quip Fargill a nomeasse de Bat-Falcon. Eventualmente, ela caiu nas mãos de Lando Calrissian, num jogo de Sabacc, e batizando-a com o nome de Millennium Falcon, começou a modificar o cargueiro, já que era um contrabandista estelar, e precisava de mais poder para fugir dos comandos espaciais. Por sua vez, ele acabou apostando a nave num jogo de Sabacc, e a perdeu para Han Solo.
Apesar de ter sido utilizada para fins não tão honestos no início de sua trajetória, a Millennium Falcon tem desempenhado um papel importante em algumas das maiores vitórias da Aliança Rebelde de da Nova República.
Lando Calrissian e Han Solo
A nave parece bem detonada e desgastada, mas sob seu casco, há muitas surpresas. Ela é conhecida pela expressão “O Pedaço de Sucata Mais Veloz da Galáxia”. Seus vários proprietários, de Lando Calrissian, Han Solo, até Gannis Ducain, fizeram diversas modificações, que aumentaram sua velocidade, melhoraram sua blindagem, e incrementaram seu poder de fogo para níveis impressionantes, muito além para um cargueiro usado para contrabando estelar.
Ela é capaz de escapar dos Destroieres Estelares Imperiais, e possui compartimentos de bagagem à prova de “scanners”, o que possibilitava transportar contrabando nas rotas estelares; e serviu para esconder a Princesa Leia Organa no resgate e fuga dos Stormtroopers Imperiais.
Essas modificações também a tornaram um tanto imprevisível, especialmente sua Unidade Motora Hiperdrive, que a faz uma das mais velozes naves da galáxia. O motor para velocidades abaixo da luz Girodyne SRB42 foi altamente modificado com a adição de um SLAM Overdrive, que direciona toda a força para uma aceleração fenomenal. Com isso, ela pode voar a um máximo de 1.050 km/h na atmosfera e 3.000 G (*) no espaço. Posteriormente, seu motor foi substituído por uma unidade Isu-Sim SSP05, customizado no “estilo Vandangante” de Classe 0.5, duas vezes mais rápida que a maioria das naves de guerra do Império Galáctico.
O armamento da Millennium Falcon é superior a naves de categoria maior. Inclui dois canhões laser quádruplos AG-2G CEC (um ventral e um dorsal), com atuadores a laser aprimorados e alimentação a gás, o que proporciona maior alcance e poder de fogo. Entre as mandíbulas dianteiras, há dois lançadores de mísseis de concussão Arakid ST2, cada um com um magazine de quatro mísseis. Além disso, há um canhão blaster Blasch Ax-108 “Ground Buzzer” montado perto da rampa de embarque, de modo a poder utilizar o canhão para defender a nave em solo.
O casco foi revestido com placas Duralloy recuperadas de um cruzador imperial, proporcionando uma armadura do nível de naus-capitânias. Assim como os três geradores de escudo defletores, sendo protegidos tanto de lasers como de mísseis de concussão por unidades Torplex e Nordoxicon, enquanto um gerador Kuat Drive Yards protege a popa da nave.
A combinação de velocidades sub-luz e a capacidade de manobras da Millennium Falcon é comparável à maioria dos Caças utilizados pela Rebelião e Império, enquanto seu armamento pesado, blindagem e Hiperdrive eram mais parecidas com as que são normalmente encontradas em naus-capitânias.
Sua principal fonte de energia é um núcleo de energia Quadex, com um computador principal feito de três cérebros droides canibalizados a partir de um droide astromecânico da série R3, um droide de transporte V-5 e um droide cortador. Um par de lâmpadas Gelieg 20m-cp Strobe/C-Beam iluminam o exterior da nave, montadas nas extremidades das mandíbulas dianteiras.
Apesar de suas falhas, ela é amada por seus donos - Han Solo e Chewbacca, que passaram anos viajando pela galáxia nesta nave que já chamam de “Lar”.
A Millenium Falcon apareceu nos seguintes filmes da saga de Star Wars:

- Episódio III – Revenge of the Sith
- Episódio IV – A New Hope
- Episódio V – The Empires Strikes Back
- Episódio VI – Return of Jedi
- Episódio VII – The Force Awakens
Depois da batalha em En-Dor, Han Solo utilizava a Millenium Falcon junto com seu copiloto Chewbacca em algumas ações contra o Império no planeta Irudiru, no sistema Kashyyyke e na batalha de Jakku. Em algum ponto nos anos após esta batalha, a Millenium Falcon foi roubada de Han Solo e passou por diversas mãos, antes de ficar por anos num ferro-velho em Niima Outpost, Jakku, de propriedade de Unkar Plutt. Foi lá que Rey, Finn e BB-8 se apossaram da nave para escapar do ataque da Primeira Ordem.
Ao entrar em voo espacial, a Millenium Falcon foi detectada pelos sensores da nave cargueira que Solo e Chewbacca usavam para fazer seu contrabando estelar. Travando os controles da nave, recuperaram a sua antiga espaçonave e partem em busca de Luke Skywalker, junto com Rey, Finn e BB-8.

(*) “G” é a unidade de medida da velocidade no espaço exterior. Para efeito de comparação, a velocidade máxima atingida por um TIE Advanced x! é de 4.150G, ao passo que a Millennium Falcon atingia apenas 3.000G.

EM ESCALA
Millenium Falcon - Episódio I - The New Hope
A Millenium Falcon foi reproduzida em diversas escalas, no decorrer dos anos em que os episódios de Star Wars eram exibidos. Como sua configuração básica não se alterou durante a saga, não faz tanta diferença ter um modelo ou outro; apenas a variação é em sua escala, dos menores, com cerca de 5 ou 6 cm, até os kits maiores com cerca de um metro de comprimento. 
O modelo da foto é de Rogue One, com cerca de 30 cm de comprimento, muito bem detalhada, com grandes possibilidades de ser trabalhada no visual, para deixá-la com um aspecto de bem usada, até um tanto “detonada” devido à idade e o tempo que passou no ferro-velho em Jakku.
O outro modelo é bem menor, cerca de 6cm, em metal, da época do Episódio IV, fazia parte de uma série de naves como os X-Wing, A-Wing, Y-Wing e outros artefatos que apareciam nos Episódios seguintes, mas não seguia uma proporção em escala entre os itens.
Millenium Falcon - Rogue One
Este modelo faz parte de um game, onde a Millenium Falcon atua sobre um tabuleiro, seguindo os movimentos conforme as fichas do jogo vão saindo, contra outras naves adversárias, que fazem os seus movimentos para vencer a batalha. Apesar do tamanho reduzido (cerca de 4 cm), é bem decorada, com os frisos escurecidos e áreas menores pintadas em vermelho.
Na Hot Toys de 2015, em Hong Kong, foi exibido um diorama na escala 1:6 da Millenium Falcon, com dois caças Tie-Fighter e várias figuras dos StormTroopers com Darth Vader. Adicionalmente, foi reproduzida a cena em que Obi-Wan inicia o treinamento de Luke, com Han Solo, C3PO e R2D2 num dos compartimentos da nave.
O Diorama da Hot Toys de 2015, em Hong Kong

A LEGO faz um modelo simplificado e outro bem complexo, com  peças para montar, um dos kits com maior número de peças de sua linha, contém as figuras de Rey, Finn, BB-8, também as de Solo, Luke, Leia, C3PO e Chewbacca.
Millenium Falcon - LEGO


REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário