O Chefe Ottawa Pontiac, retratado no logotipo da Divisão Pontiac da GM |
A
Divisão cresceu com o Pontiac Chief de 1927, que vendeu 76.742 unidades em um
ano; e nos anos seguintes, já compartilhando as plataformas com as demais
Divisões, os Pontiac eram carros sólidos e confiáveis, mas nem tão potentes.
Após
a II Guerra, a transmissão Hydra-matic automática introduzida em 1948 ajudou as
vendas a continuarem subindo, mesmo com seus modelos ficando desatualizados e
relação à concorrência.
O
renovado modelo de 1948 trouxe um novo estilo, mais baixo e com os paralamas
integrados à carroceria e em harmonia com o estilo da traseira dos novos
carros. A década de 1950 trouxe um revival no design, produzindo carros que
marcaram suas épocas, com muitos cromados e os famosos ‘rabos-de-peixe’.
Com a chegada de Semon "Bunkie" Knudsen como
Diretor Geral da Pontiac, em 1956, a imagem da divisão começou a ser
retrabalhada, com o lançamento do Bonneville, uma edição limitada do Pontiac
Star Chief conversível, o primeiro Pontiac com motor equipado com injeção de
combustível.
Mesmo utilizando as mesmas plataformas da Buick e
Oldsmobile, os Pontiac se diferenciavam pelo design diferenciado da frente e
traseira. Ao final dos anos 1950, quando surgiram os quatro faróis, a Pontias se "apropiou" deste detalhe, e durante muitos anos, todos os Pontiac tinham quatro faróis, assim como a grade dividida em duas partes, que se tornou a marca
registrada da Pontiac. O Tempest, lançado em 1961, um dos três
Buick-Olds-Pontiac compactos construídos na plataforma monobloco Y-Body, era
leve e menor em relação ao portfolio da época.
O Tempest Le Mans de 1961 |
O ano de 1962 viu a chegada do Grand Prix, e apesar do
Tempest de 1964 passar a usar a plataforma A-Body (motor dianteiro/tração
traseira, sem a avançada suspensão independente) cuja norma interna da GM limitava
os motores a 330 cid, John DeLorean veio com a brilhante ideia de oferecer para
o Tempest Le Mans um pacote denominado GTO que incluía um V8 de 389 cid
produzindo 325 ou 348 hp de potência.
O Tempest que prenunciava o GTO |
Pontiac GTO Conversível 1966 |
Pontiac Firebird 1968 Conversível |
Mesmo com a crise do petróleo, o Firebird de 1973 recebeu o decalque de fábrica no capô dianteiro do "Pássaro de Fogo" da cultura indígena americana e o motor Super Duty 455 cid, testado pela revista Car and Driver, foi declarado o último dos carros mais rápidos. Com o preço do barril de petróleo subindo sem parar, e as novas leis federais de emissão e regulamentações de segurança, este poderoso motor logo deixou de constar no catálogo do Firebird.
A segunda metade dos anos 1970 e início dos 1980 viram os
Pontiac mais luxuosos, seguros e econômicos, com mais station wagons do que
nunca sendo ofertados em todas as linhas. Surgiu o primeiro Pontiac com tração
dianteira, começando o declínio dos automóveis de tração traseira, mas o
Firebird beneficiava-se do marketing participando do filme "Smokey and the
Bandit", e do "The Rockford Files" na TV. O pacote Trans-Am
ganhou a companhia do Formula, e logo veio o primeiro V8 turbo-charger, nos
modelos 1980 e 81.
A série de TV da NBC, de 1982, "Knight Rider" era sucesso de público, e o Firebird redesenhado continuou fortalecido no mercado. Michael Knight (David Hasselhoff) utilizava na sua luta contra o mal. O Fiero de 1985 quebrou paradigmas dentro da GM, como um pequeno carro esporte de dois lugares, feito em fibra-de-vidro e motor V6 instalado na traseira tinha grande potencial de sucesso, mas problemas congênitos como sofrer incêndio no motor (e a Pontiac administrar muito mal a resolução deste problema, sendo intimada pela justiça americana a fazer o recall de todos os carros produzidos para correção do defeito), ser mais pesado e menos potente do que os concorrentes, junto com a não-simpatia que a direção da GM tinha com um produto tão diferente do habitual, acabaram sendo fatores que tiraram prematuramente o modelo de linha.
Os anos 1980 e 90 viram os MPV ou Minivans, crescerem em
participação de mercado, assim como as tecnologias de motores (Quad-4), outros turbinados e
freios ABS sendo aplicados a vários modelos da linha Pontiac.
Nos anos 2000 as minivans continuaram a crescer no mercado,
e passaram a conviver com os SUV's como veículos familiares, substituindo as
tradicionais Station Wagons neste segmento. A joint venture NUMMI com a Toyota,
produziu o Vibe pela Pontiac, e o Matrix versão Toyota. Os Pontiac fazem
sucesso na NASCAR, e outras categorias nas EUA e Canadá, motivando a Pontiac a
ressuscitar o GTO, adaptando o Holden Monaro da GM Australiana para vender nos
EUA.
Em
2002, tanto o Camaro como o Firebird foram descontinuados, como resultado da
saturação do segmento de modelos esportivos e consequente declínio de vendas. O
GTO, que por anos foi um ícone da marca, como precursor dos Muscle-Cars, agora
era uma versão do Holden Monaro australiano, e não chegou a atingir a meta de
18.000 unidades prevista para o ano.
Pontiac Solstice |
Ao final de 2008 a GM anunciou que a Pontiac deixaria de
existir, assim como a Saturn e a Hummer, e a SAAB seria vendida, devido ao
crescimento dos riscos de falência, e ter o direito de receber um empréstimo do governo na ordem de US$ 25 bilhões; permanecendo apenas com as divisões
Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC.
Em janeiro de 2010, o último Pontiac, um sedan G6 quatro
portas branco, deixou a linha de Orion Township Assembly, encerrando uma longa
história de 84 anos, fazendo automóveis que foram notáveis no cenário automobilístico americano.
https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac_(automobile)
https://jalopnik.com/pontiac-fiero-the-definitive-history-5501545
https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac_(Ottawa_leader)
https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac
https://en.wikipedia.org/wiki/Muscle_car
https://www.hotrod.com/articles/hot-wheels-designer-built-firebird-made-toy/
CRÉDITOS DAS IMAGENS:
http://www.mtfca.com/discus/messages/331880/379130.html?1375738831
https://myntransportblog.com/2015/01/01/pontiac-detroit-michigan-united-states-1926-2010/
https://carswithmuscles.com/1967-pontiac-gto/
https://en.wikipedia.org/wiki/Knight_Rider_(1982_TV_series)
https://anax.livejournal.com/282853.html
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