segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

PONTIAC - Vida e morte de uma divisão da GM

O Chefe Ottawa Pontiac, retratado no logotipo
da Divisão Pontiac da GM
A Oakland Motor Car Company foi fundada em 1907, na cidade de Pontiac, Michigan, Estados Unidos da América, por Edward Murphy, um fabricante de carruagens. Em 1909, passou a fazer parte da General Motors, holding criada por William Durant, que já tinha a Buick Motor Company. Os carros foram nomeados Pontiac a partir de 1926, assim como a cidade onde eram produzidos levavam o nome do chefe Pontiac, um líder da etnia Ottawa, que lutou contra a ocupação inglesa na região dos Grandes Lagos nos anos 1763 a 1766.

A Divisão cresceu com o Pontiac Chief de 1927, que vendeu 76.742 unidades em um ano; e nos anos seguintes, já compartilhando as plataformas com as demais Divisões, os Pontiac eram carros sólidos e confiáveis, mas nem tão potentes.

Após a II Guerra, a transmissão Hydra-matic automática introduzida em 1948 ajudou as vendas a continuarem subindo, mesmo com seus modelos ficando desatualizados e relação à concorrência.

O renovado modelo de 1948 trouxe um novo estilo, mais baixo e com os paralamas integrados à carroceria e em harmonia com o estilo da traseira dos novos carros. A década de 1950 trouxe um revival no design, produzindo carros que marcaram suas épocas, com muitos cromados e os famosos ‘rabos-de-peixe’.

Com a chegada de Semon "Bunkie" Knudsen como Diretor Geral da Pontiac, em 1956, a imagem da divisão começou a ser retrabalhada, com o lançamento do Bonneville, uma edição limitada do Pontiac Star Chief conversível, o primeiro Pontiac com motor equipado com injeção de combustível.

Mesmo utilizando as mesmas plataformas da Buick e Oldsmobile, os Pontiac se diferenciavam pelo design diferenciado da frente e traseira. Ao final dos anos 1950, quando surgiram os quatro faróis, a Pontias se "apropiou" deste detalhe, e durante muitos anos, todos os Pontiac tinham quatro faróis, assim como a grade dividida em duas partes, que se tornou a marca registrada da Pontiac. O Tempest, lançado em 1961, um dos três Buick-Olds-Pontiac compactos construídos na plataforma monobloco Y-Body, era leve e menor em relação ao portfolio da época.

O Tempest Le Mans de 1961
No entanto, o Tempest recebeu uma versão Le Mans no final de 1961, que tinha o conjunto câmbio/diferencial instalado na traseira, com a nova suspensão independente igual ao do Corvair, apresentado um ano antes. Isto proporcionava uma distribuição de peso de 50/50% entre os eixos, favorecendo a dirigibilidade e devido ao "Torque-Tube" mais fino, não tinha o túnel central tão volumoso como os demais carros de tração traseira. Ele ganhou o título de "Carro do Ano" de 1961, da revista Motor Trend e ajudou a estabelecer a imagem de "Performance-Car" da Pontiac nos anos 1960 e 70.

O ano de 1962 viu a chegada do Grand Prix, e apesar do Tempest de 1964 passar a usar a plataforma A-Body (motor dianteiro/tração traseira, sem a avançada suspensão independente) cuja norma interna da GM limitava os motores a 330 cid, John DeLorean veio com a brilhante ideia de oferecer para o Tempest Le Mans um pacote denominado GTO que incluía um V8 de 389 cid produzindo 325 ou 348 hp de potência.

O Tempest que prenunciava o GTO
Ele fez tanto sucesso que em 1965 foi separado da linha Tempest, ganhando personalidade e linha própria como Pontiac GTO (veja a matéria sobre este modelo no link:  https://leotogashi.blogspot.com/2022/01/pontiac-gto-o-primeiro-muscle-car.html ). Este é  considerado como o primeiro modelo que recebeu a classificação de "Muscle-Car", um carro compacto (para os padrões americanos) para atender à crescente popularidade das corridas de Dragsters, e dos motoristas que desejavam andar com um deles nas ruas. O modelo de 1967 virou um ícone dos Muscle-cars até hoje é muito procurado pelos colecionadores.


Pontiac GTO Conversível 1966
O Firebird foi apresentado em 1967, era a versão Pontiac do Chevrolet Camaro, carro com que a GM combatia o Ford Mustang no mercado de "compactos". As versões "Ram Air" e "Trans-Am" fortaleciam a imagem de "Performance Cars" da Pontiac no final dos anos 1960 e início dos 1970, mas a troca de diretor em 1972, com Martin J. Caserio assumindo a Pontiac, começou o lento declínio pois ele focava mais em Marketing e Vendas do que em Performance.

Pontiac Firebird 1968 Conversível

Mesmo com a crise do petróleo, o Firebird de 1973 recebeu o decalque de fábrica no capô dianteiro do "Pássaro de Fogo" da cultura indígena americana e o motor Super Duty 455 cid, testado pela revista Car and Driver, foi declarado o último dos carros mais rápidos. Com o preço do barril de petróleo subindo sem parar, e as novas leis federais de emissão e regulamentações de segurança, este poderoso motor logo deixou de constar no catálogo do Firebird.

A segunda metade dos anos 1970 e início dos 1980 viram os Pontiac mais luxuosos, seguros e econômicos, com mais station wagons do que nunca sendo ofertados em todas as linhas. Surgiu o primeiro Pontiac com tração dianteira, começando o declínio dos automóveis de tração traseira, mas o Firebird beneficiava-se do marketing participando do filme "Smokey and the Bandit", e do "The Rockford Files" na TV. O pacote Trans-Am ganhou a companhia do Formula, e logo veio o primeiro V8 turbo-charger, nos modelos 1980 e 81.

A série de TV da NBC, de 1982, "Knight Rider" era sucesso de público, e o Firebird redesenhado continuou fortalecido no mercado. Michael Knight (David Hasselhoff) utilizava na sua luta contra o mal. O Fiero de 1985 quebrou paradigmas dentro da GM, como um pequeno carro esporte de dois lugares, feito em fibra-de-vidro e motor V6 instalado na traseira tinha grande potencial de sucesso, mas problemas congênitos como sofrer incêndio no motor (e a Pontiac administrar muito mal a resolução deste problema, sendo intimada pela justiça americana a fazer o recall de todos os carros produzidos para correção do defeito), ser mais pesado e menos potente do que os concorrentes, junto com a não-simpatia que a direção da GM tinha com um produto tão diferente do habitual, acabaram sendo fatores que tiraram prematuramente o modelo de linha.

Os anos 1980 e 90 viram os MPV ou Minivans, crescerem em participação de mercado, assim como as tecnologias de motores (Quad-4), outros turbinados e freios ABS sendo aplicados a vários modelos da linha Pontiac. Mesmo assim, a marca não animava os consumidores e os anos 1990 viram os carros japoneses tomarem posições no ranking de vendas, obrigando as montadoras americanas a fazerem joint-ventures e acordos de todo tipo para não perderem mercado.

Nos anos 2000 as minivans continuaram a crescer no mercado, e passaram a conviver com os SUV's como veículos familiares, substituindo as tradicionais Station Wagons neste segmento. A joint venture NUMMI com a Toyota, produziu o Vibe pela Pontiac, e o Matrix versão Toyota. Os Pontiac fazem sucesso na NASCAR, e outras categorias nas EUA e Canadá, motivando a Pontiac a ressuscitar o GTO, adaptando o Holden Monaro da GM Australiana para vender nos EUA.

Em 2002, tanto o Camaro como o Firebird foram descontinuados, como resultado da saturação do segmento de modelos esportivos e consequente declínio de vendas. O GTO, que por anos foi um ícone da marca, como precursor dos Muscle-Cars, agora era uma versão do Holden Monaro australiano, e não chegou a atingir a meta de 18.000 unidades prevista para o ano.

Pontiac Solstice
Com a extinção da Oldsmobile em 2004, a Pontiac preencheu alguns nichos e conseguiu um folego extra na metade final dos anos 2000, sendo destacado o Solstice, um pequeno esportivo de motor dianteiro nas versões coupe e conversível de sucesso razoável. A gota d’água foi o Aztek, um SUV considerado o mais feio carro jamais fabricado, e que era usado pelo personagem Walter White, no seriado Breaking Bad. O relançamento do Camaro em 2006 gerou boatos da ressurreição do Firebird Trans-Am, mas isso não se realizou.

Ao final de 2008 a GM anunciou que a Pontiac deixaria de existir, assim como a Saturn e a Hummer, e a SAAB seria vendida, devido ao crescimento dos riscos de falência, e ter o direito de receber um empréstimo do governo na ordem de US$ 25 bilhões; permanecendo apenas com as divisões Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC.

Em janeiro de 2010, o último Pontiac, um sedan G6 quatro portas branco, deixou a linha de Orion Township Assembly, encerrando uma longa história de 84 anos, fazendo automóveis que foram notáveis no cenário automobilístico americano.

https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac_(automobile)

https://jalopnik.com/pontiac-fiero-the-definitive-history-5501545

https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac_(Ottawa_leader)

https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac

https://en.wikipedia.org/wiki/Muscle_car

https://www.hotrod.com/articles/hot-wheels-designer-built-firebird-made-toy/

CRÉDITOS DAS IMAGENS:

http://www.mtfca.com/discus/messages/331880/379130.html?1375738831

https://myntransportblog.com/2015/01/01/pontiac-detroit-michigan-united-states-1926-2010/

https://carswithmuscles.com/1967-pontiac-gto/

https://en.wikipedia.org/wiki/Knight_Rider_(1982_TV_series)

https://anax.livejournal.com/282853.html

https://myntransportblog.com/2015/01/01/pontiac-detroit-michigan-united-states-1926-2010/ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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