Há alguns anos, a Mattel promove o Legends Tour, um evento que reúne os customizadores apresentando seus modelos, que podem se tornar uma réplica die-cast dos Hot Wheels; e o vencedor do ano 2019 foi o “Nashole”, um hot rod baseado no Nash Metropolitan 1957, construído por Greg Salzillo e seu parceiro Dave Ford.
Originalmente,
este carro era um City-Car nos anos 1950, fabricado pela Austin na Inglaterra,
e distribuído nos Estados Unidose em outros países com esta marca. A Mattel já
tinha um Nash na linha, o Nash Metrorail, um Metropolitan Dragster, com capô
alongado para acomodar o motor supercomprimido. Este passou a fazer parte do
Mainline em 2000, na cor azul turquesa/branco; e coincidentemente ou
planejadamente, Greg Salzillo pintou seu carro nesta mesma combinação de cores
ao preparar seu hot rod para o Legends Tour.
Nash Metrorail - First Edition 2000 |
Com a pintura diferenciada
do The Nash, o designer da Hot Wheels tinha de planejar os componentes de modo a
preservar o esquema de cores do carro real.
Após a fase de esboço, os designers passam para a modelagem digital 3D. O designer Manson Cheung faz parte do departamento de escultura e contou com a assessoria de Salzillo e Ford na fase de modelagem inicial do carro. Cheung usa um "dispositivo de escultura digital 3D" chamado Freeform; um software que é basicamente como argila virtual, permitindo a ele esculpir um modelo digital de argila do carro, assim como um designer faria para um carro "real" em escala real. O processo de modelagem 3D permite que os designers realmente ajustem os detalhes do carro e decidam como ele será realmente montado; nesta fase, é fácil fazer alterações e refinar o design. Eles até modelam a aparência do carro na embalagem icônica da Hot Wheels.
O Processo de Criação e Produção do Nash
As rodas do Nash foram uma das coisas mais difíceis de
replicar, já que o carro da vida real tem pneus grandes e estreitos, além das
laterais com faixas brancas, que são diferentes dos usados por um
Metropolitan regular (ou um carro normal). As rodas Hot Wheels padrão não
funcionariam, então os designers tiveram que usar "rodas skinny" que
raramente são usadas pela empresa, mas ainda estavam disponíveis para produção.
Infelizmente não se aplicaram as faixas brancas laterais, elas contribuiriam
para aumentar a fidelidade no design da miniatura.
Esboços de estudo da mini
Assim que o designer finaliza o trabalho, os protótipos
são impressos em 3D para testar o ajuste e ver como as diferentes partes e
componentes se juntam na vida real. O modelo pode então passar por mais
mudanças de design dependendo de como ele se parece com um brinquedo real – por
exemplo, o motor e o capô foram modificados neste estágio. Uma vez que o design
foi completamente ajustado e aprovado, um modelo 3D final é criado e, em
seguida, amostras de pré-produção são montadas e pintadas nas cores planejadas,
e só então a mini entra em produção para ser embalada nas caixas de cada lote
durante o ano.
O Nash chegou
às lojas americanas em Dezembro de 2020, no lote 2021B, e Greg Salzillo gastou
cerca de US$ 10,000 para construir seu carro, incluindo o valor que pagou ao
comprar o modelo. Felizmente, os colecionadores poderão desembolsar apenas US$ 1,09
pela miniatura; cerca de R$ 12,00 no mercado brasileiro.
Greg Salzillo com seu Nashole, e o Hot Wheels.
O Legends Tour de 2020 deveria ocorrer em 18 cidades nos
Estados Unidos, mas teve que ser cancelada por causa da pandemia do COVID-19.
Em vez disso, a Hot Wheels está realizando o evento digitalmente, permitindo
que os customizadores enviem seus modelos online. Houve três "etapas"
até agora, com um vencedor sendo escolhido em cada uma, e mais duas para
terminar. Desses finalistas, um vencedor será escolhido no evento grand finale
transmitido ao vivo em novembro, com aquele carro sendo transformado em um
brinquedo disponível comercialmente no próximo ano.
O Nash junto ao Metrorail de 2000. |
REFERÊNCIAS:
https://www.cnet.com/roadshow/pictures/hot-wheels-nash-design-process-legends-tour/
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