terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Volkswagen ID.Buzz

A ID. Buzz apresentada em 2017

A Kombi reinventada pela VW é uma minivan elétrica, inspirada no modelo Type 2 Microbus. Apresentada em 2017 como um conceito no North American International Auto Show, em Detroit; e no Geneva International Motor Show, entrou em produção em junho de 2022. De início, os modelos eram o ID,Buzz com cinco lugares e a ID.Buzz Cargo, voltada para o mercado de transporte comercial. A produção nos Estados Unidos começou em 2 de junho de 2023, na fábrica de Huntington Beach, California, e o modelo com entre-eixos ampliado em 10 polegadas, para sete passageiros foi adicionado à linha.


O design do modelo é de autoria de Klaus Zyciora, Chefe de Design do Grupo Volkswagen, e se inspira claramente na Kombi dos anos 60 e 70, inclusive na combinação de duas cores conhecida como “saia e blusa” característica das Kombi dessa época. Assim também são os ressaltos na última coluna, que remetem às aberturas que a T1 tinha para refrigeração do motor.


A ID.Buzz é equipada com um motor elétrico posicionado na traseira, gerando 150 kW (201 hp) e 310 N-m (229 lb-ft) de torque. A versão longa recebeu um upgrade para o motor APP550 com pico de 210 kW (286 hp) e 550 N-m (406 lb-ft) de torque. Há planos para uma versão 4x4 em 2024 com potência combinada de 250 kW (339 hp). O desempenho de 0-60 mph não é o mais importante para este tipo de veículo, mas a ID. Buzz atinge 99 mph (167 km/h) de velocidade máxima. As baterias posicionadas no piso do carro dão mais estabilidade por manter o centro de gravidade bem baixo, o que colabora também pelas suspensões multi-link nas rodas traseiras.

O consumo das baterias fornece uma autonomia entre 400 e 480 km, sendo recarregadas em fontes AC de 11 kW, ou DC de 170 kW para uma carga rápida, atingindo entre 5 e 80% em apenas 30 minutos de recarga.

A Versão Cargo

Entre as novas tecnologias disponíveis para os Veículos Elétricos, a ID.Buzz vem equipada com o “Car2X”, sistema de alerta para identificação imediata de problemas no funcionamento; o “CAS” (Collision Avoidance System), denominado “Front Assist” freia o veículo automaticamente para evitar colisões, assim como o “Lane Assist”, que mantém o carro na faixa de rolamento. O sistema pode programar o carro para estacionar sozinho em uma parada numa rota pre-programada. Um display de 12.9 polegadas é a interface para recursos de infotainement, ao passo que o painel digital de 5,3 polegadas fica atrás do volante.



Outros recursos também disponíveis são abertura remota/elétrica da tampa do porta-malas, e portas laterais deslizantes, facilitando o embarque e saída dos passageiros; maçanetas iluminadas para locais sem iluminação, travas elétricas e abertura remota, partida do motor sem chave, o maior teto solar de todos os modelos da VW; faróis em LED, que quando acesos, iluminam o logotipo frontal da VW, rodas de 20 polegadas, bancos aquecidos, ventilação e ar condicionado, conexão wireless com celular e app’s, carregadores wireless para dispositivos, tomada 110V e portas USB-C em todos os bancos de passageiros para plugar celulares ou tablets.

Outros recursos são as 30 cores diferentes que pode escolher para a iluminação interna, além de uma faixa de led abaixo do para-brisa, que pode ser programada para indicar chamadas no telefone, indicações de roteiro e navegação, alertas do sistema de segurança veicular e acionamento de recursos por viva-voz.

Da minha coleção






A nova Kombi foi fácil de encontrar, talvez no futuro vire um clássico, quem sabe? A Mattel reproduz bem a ID. Buzz, mas o teto do mesmo material das janelas não parece que vai durar muito como os modelos que tem o teto de metal. De todo modo, modelos da VW são meio que obrigatórios em toda coleção de miniaturas.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_ID._Buzz

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Volkswagen_ID._Buzz

https://carbuzz.com/cars/volkswagen/id-buzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário