sábado, 9 de dezembro de 2023

Howe & Howe Ripsaw – F&F 8

A franquia Fast & Furious precisa se superar a cada novo filme, com vilões cada vez mais malvados, e claro, carros e perseguições beirando a insanidade, visto que a tecnologia dos efeitos especiais está cada vez mais sofisticada, e com a lucratividade da série, os orçamentos estão cada vez mais generosos.

Apesar de não ser um veículo de destaque, o oitavo filme, The Fate of the Furious (2015) contou com a aparição de um bem diferente: o Ripsaw, cujo nome oficial é Howe & Howe Ripsaw, pilotado por Tej Parker (Chris ‘Ludacris’ Bridges).


O Ripsaw é um protótipo desenvolvido pela Howe & Howe, do Maine, especializada em veículos militares leves, para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos como um veículo de combate em campo onde não há estradas normais. Literalmente, é um tanque que anda como um Porsche. Ele é equipado com um motor diesel Duramax V8 de 6,6 litros, que desenvolve 800 hp, com 1.200 lb-ft de torque, acoplado a uma transmissão automática Allison, e as esteiras favorecem o desempenho e mobilidade em condições extremas no Off-road. O armamento no teto é uma estação M153 CROWS, com uma metralhadora calibre .50. Não há dados oficiais de performance, mas nos bastidores, os pilotos atingiram mais de 160 km/h no lago gelado em que faziam as gravações. Mesmo pesando quase 4,5 toneladas, tem uma agilidade e velocidade impressionante para um veículo classificado como um tanque de combate; e o Ripsaw tem o recurso de ser pilotado remotamente, não necessitando de um condutor, mas no protótipo usado no filme, foi pilotado por Tej.



O protótipo tem a numeração VIN 000000001, e apareceu também nos dois filmes da Série G.I. Joe, com a mesma aparência e pintura militar que apresenta em F&F 8. Ele está em boas condições, tanto na aparência como na funcionalidade; apenas com os habituais sinais de uso como rodou nas filmagens em que participou.

A Mecum Auctions leiloou o veículo em maio de 2023, no evento Indy 2023; com os lances iniciando em US$ 150,000, bem mais em conta do que o custo de construção de US$ 750,000 divulgado no material de comunicação. Definitivamente, um valor alto para colocar na sua garagem um carro que não tem autorização para rodar em ruas normais, mas com certeza um veículo icônico de uma das franquias mais bem sucedidas de Hollywood.

Da minha coleção



O Ripsaw saiu numa Série da Mattel com diversos carros dos filmes Fast & Furious, mas numa escala aproximada de 1:55. Obviamente, as esteiras não são funcionais, e a necessidade de manter a robustez da miniatura prejudicou o visual do sistema de rodagem, que tinha muitos espaços vazios entre a esteira e as roldanas de tração. De todo modo, é um modelo interessante, e chama a atenção na coleção dos carros de Fast & Furious.

Referências:

https://robbreport.com/motors/cars/howe-and-howe-ripsaw-from-f8-auction-1234834709/

https://www.thedrive.com/news/750-hp-ripsaw-from-fast-furious-8-heads-to-auction-with-no-reserve

https://mashable.com/article/fate-furious-tank-ripsaw-video-movies

Leo Togashi: Ice Charger, The Fate of the Furious



Nenhum comentário:

Postar um comentário