O Jeep FC (Forward Control)
Um pequeno caminhão produzido pela Willys Motors, mais
tarde chamada Kaiser Jeep, de 1956 a 1965; a sigla FC vinha da expressão “Forward
Control”, ou “comando avançado”, pela posição da cabine, incomum para os
veículos comerciais daquela época.
Voltado basicamente para uso comercial, também foi
aplicado em frotas de prefeituras, e aplicações militares, com diversos
encarroçadores produzindo carroçarias para os mais diversos fins, como
guinchos, basculantes e unidades para bombeiros. Foi fabricado sob licença pela
Mahindra, na India e pela VIASA (Vehiculos Industriales Y Agricolas) na
Espanha.
A Willys cresceu com as encomendas do Jeep para o
exército americano durante a guerra, e ao término do conflito, passou a construir
veículos utilitários sob a marca Jeep. Com o mercado aquecido no início dos
anos 1950, a Willys contratou Brooks Stevens para projetar um caminhão de
cabine avançada com visual futurístico, com aproveitamento do espaço para carga
na caçamba. Sua única obrigação era manter a identidade visual com o Jeep, com
a clássica grade frontal de sete aberturas verticais e faróis redondos.
O pequeno Jeep FC passou a fazer sucesso nos mercados especializados, tais como veículo de serviço em aeroportos, guinchos e até para transporte de trabalhadores adaptado para rodar em trilhos de ferrovias. Em 1957, a produção chegou a mais de 10.000 unidades para os mais diversos fins.
A mecânica era a do conhecido Jeep CJ-5, com o motor
de quatro cilindros de 134 cid (2,2 litros), com 72 hp e 115 lb-ft de torque, acoplado
a um câmbio de três marchas T-90 Borg-Warner manual, e vinha com tração nas
quatro rodas. A versatilidade com o aproveitamento da caçamba foi a chave do
sucesso do Jeep FC, inclusive sua manobrabilidade em pequenos espaços, devido
ao entre-eixos curto, e a Reutter, de Sttutgart, Alemanha, preparou três
protótipos com design de Brooks Stevens, para transporte de passageiros; e se
tivesse concretizado, teria sido o precursor das mini-vans, que vieram com
força somente nos anos 1970.
Em 1956, veio o modelo FC-150, com entre-eixos de 81
in (210 cm) e uma caçamba de 78 in (200 cm), e em 1958 o modelo recebeu um novo
chassi, mais largo (de 48 in, ou 120 cm para 57 in, ou 140 cm), e um câmbio de
quatro marchas T-98 manual.
O FC-170, apresentado em 1957 vinha com entre-eixos de
103 in (260 cm) e caçamba de 108 in (270 cm), já com o motor seis cilindros de 226
cid (3,7 litros), com câmbio de três velocidades. Uma versão FC-170 com motor
V8 de 272 cid (4,5 litros) baseado no Y-Block da Ford, acoplado a uma nova
caixa automática de três velocidades (baseada na Cruise-O-Matic da Ford) surgiu
em 1958.
Nos anos seguintes, apesar da versatilidade do pequeno
utilitário, as vendas foram diminuindo e mesmo as ampliações na largura e
comprimento para diversificar as aplicações não tiveram sucesso. Em nove anos
de mercado, pouco mais de 30.000 unidades foram fabricadas, e saiu do mercado
em 1964.
As últimas unidades foram feitas num contrato com o exército dos Estados Unidos, nas versões M676 Pickup, a M677 Pickup com cabine extendida e quatro portas; a M678 Carry All, uma versão da FC -170 van com janelas e três portas, para transporte de tropas, e a M679, outra versão da FC-170 van, sem janelas e com duas portas na traseira para servir de ambulância. Estas unidades eram equipadas com um motor Cerlist de 170 cid (2,8 litros) diesel de dois tempos, gerando 85 hp. Vinha com um câmbio de três marchas T-90A com tração nas quatro rodas, diferencial de deslizamento limitado Spicer 44 na frente e Spicer 53 no eixo traseiro. Tinha chassi reforçado para rodar em todo terreno, sistema elétrico de 24 Volts.
Da minha coleção
O Jeep FC da Hot Wheels é da Série Baja Blazers, e
saiu em 2023. A miniatura reproduz o modelo da Willys, mas preparado para
Off-Road, equipado com um motor Dodge Hellephant na caçamba, logo atrás da
cabine avançada. Este motor equipa o Dodge Challenger Demon 170, um V8 de 6,2
litros supercomprimidos que gera 1.025 hp, com 925 lb-ft de torque. Tem dois
tanques de combustível, e traz o estepe e uma geladeira no final da caçamba. A
pintura é em Metalflake Blue, e tem rodas com pneus Off-Road denominadas BLOR.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2757_Jeep_FC
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