Sucessor do Lamborghini Diablo, que já estava no mercado há 11 anos, o Murciélago inaugurou o novo design anguloso que se mantém até hoje nos vários modelos que o sucederam.
Projetado para ser o Supercarro para o século 21, elevou as especificações para novos patamares comparado ao Diablo que substituía. O Murciélago foi o primeiro carro após a aquisição pelo Grupo Volkswagen.
Assim como os anteriores, o Murciélago tinha seu nome
inspirado num dos mais notáveis touros espanhóis: o Murciélago, em 1879, sobreviveu
a incríveis 24 estocadas desferidas pelo toureiro e assim foi perdoado pelo seu
matador pela admirável força e resiliência que demonstrou na arena em Córdoba.
Assim também o Lamborghini batizado com este nome permaneceu nove anos no
mercado, com diversos aperfeiçoamentos e edições limitadas, até 2010, quando cessou
sua produção, mas nunca perdendo seu apelo pela performance e mantendo sua
popularidade entre os aficcionados por veículos de alto desempenho.
Seu design exterior, trabalho de Luc Donckerwolke, com
linhas arrojadas, criou uma identidade de marca imediatamente reconhecida por
todos. Combinando fibra de carbono, alumínio e componentes de aço, sua carroçaria
parece lapidada por um joalheiro; pintada com as cores mais vibrantes, como
amarelo, laranja, verde fluorescente para citar algumas, chama a atenção em
qualquer lugar que esteja rodando. E quando estacionada, a abertura das portas
no famoso estilo tesoura atrai os olhos de todos os passantes.
O Murciélago vinha equipado com um poderoso motor V12
com 6,2 litros e 580 hp a 5000 rpm, acoplado a uma caixa de câmbio manual de
seis velocidades (com paddle shifting opcional no volante), tracionando as
quatro rodas. O diferencial traseiro era integrado ao motor, e o central com
acoplamento viscoso transferia a potência para as rodas dianteiras, com divisão
de 70% nas rodas traseiras e 30% nas dianteiras.
A suspensão era independente nas quatro rodas, com braços
duplos, enormes rodas de 18 polegadas, com discos de freio correspondentes.
O Murciélago na versão Roadster
As versões mais marcantes que o Murciélago teve foram
o Roadster de 2004, com uma capota de lona que não era muito isolante em países
com invernos mais rigorosos. Seu interior com bancos de couro era bem confortável,
e a ausência do teto dava uma sensação de espaço melhor do que a versão Coupe,
e a aerodinâmica bem estudada não criava turbilhonamento para os ocupantes
mesmo em alta velocidade. O design não foi sacrificado com uma barra anti-capotagem
exposta, mas ela se projetava automaticamente em caso de capotamento.
A única restrição que alguns proprietários talvez
reclamassem era a velocidade máxima limitada a 160 km/h quando a capota estava levantada,
pelo risco de a pressão do vento arrancá-la da fixação no para-brisa.
O Murciélago LP640 |
Outra versão foi a LP640, de 2006, apresentada no Geneva Motor Show (LP de Longitudinale Posteriore, e 640 da potência de 640 hp). O motor foi aumentado para 6,5 litros, gerando 640 hp a 8000 rpm. O modelo recebeu um facelift na frente e traseira, e entradas de ar assimétricas nas laterais (a esquerda era para o radiador de óleo). A embreagem foi atualizada, para o câmbio de seis marchas “e-Gear” manual automatizado, com controle de tração, os freios receberam discos compósitos de carbono-cerâmica. O interior foi redesenhado para aumentar o espaço e conforto, com novo sistema de som estéreo, com design do painel totalmente novo.
O LP640 também tinha a versão Roadster, que foi
apresentado no 2006 Los Angeles Auto Show, com as mesmas especificações do
LP640 normal.
O Murciélago LP640-4 SuperVeloce
Em 2009 foi apresentada a versão LP 640-4 SuperVeloce,
no 2009 Geneva Motor Show, o modelo de maior performance do Murciélago. A sigla
SV já havia sido utilizada desde o Miura, e apareceu também no Diablo. Ela tem
o direcionamento para pistas, com aperfeiçoamentos e adaptações para os
proprietários que desejam colocar seus Lambo nas pistas, e são produzidos em
quantidades bem limitadas.
O motor V12 de 6,5 litros produz 670 hp a 8000 rpm,
com 660 N-m de torque a 6500 rpm, devido à revisão do tempo de abertura das
válvulas e melhoria no sistema de admissão. As entradas de ar são maiores para
refrigerar melhor os freios e o spoiler dianteiro aumentado produz mais
downforce para estabilizar a frente nas curvas, e o peso do carro foi aliviado
em cerca de 100 kg, com maior uso de fibra-de-carbono em diversas peças, assim
como o escapamento revisto perdeu peso. Os discos de freios opcionais de 15
polegadas feitos de carbono-cerâmica e pinças de 6 pistões são equipamento
padrão no modelo.
Edições
Limitadas
40th
Anniversary Edition
Em 2003, a Lamborghini celebrou seus 40 anos de fundação, fabricando 50 exemplares, com as especificações técnicas normais, mas pintados na cor chamada “Verde Ártemis”, algumas peças externas de fibra-de-carbono, rodas especiais e escapamento revisado. Todos os 50 exemplares tinham uma placa comemorativa na parte interna da janela traseira, e o interior tinha um acabamento especial diferenciado em couro.
LP 640 Versace
Numa associação com a etiqueta de moda Versace, foi apresentado no 2006 Paris Motor Show a edição especial limitada deste Murciélago. Disponível apenas em reto ou branco, apenas 20 exemplares foram produzidos tanto como coupes ou roadsters, mas apenas 8 unidades foram postas à venda. Os estilistas da Versace, junto com os integrantes do Lamborghini’s Ad Person, colaboraram para elaborar o acabamento interno do modelo, finalizado em dois tons em couro Versace, incluindo a placa com o logotipo de Gianni Versace no centro do console. Cada unidade vinha acompanhada e combinava com as malas Versace, além de sapatilhas e luvas de pilotagem, e um relógio exclusivo da Versace Itens Preciosos para os que adquiriram estes modelos.
LP 650-4 Roadster
Em 2009, a Lamborghini lançou uma versão limitada da versão Roadster em 50 unidades, com motor desenvolvendo 650 hp e 660 N-m de torque, fazendo o carro atingir de 0-62 mph(100km/h) em 3,4 segundos e chegando a 205 mph (330 km/h) de velocidade máxima. Pintado num cinza batizado de “Grigio Telesto”, tinha o spoiler dianteiro e a soleira abaixo das portas em “Arancio Orange”, combinação que se repetia no interior do carro.
LP 670-4
SuperVeloce China Limited Edition (2010)
Esta era uma versão do 670-4 SuperVeloce para o
mercado chinês, e era identificado apenas por uma faixa no centro do carro. O
modelo, apresentado no Beijing Auto Show, atingia 214 mph (345 km/h) com o V12
produzindo 670 hp e 661 N-m de torque, o que levava o modelo de 0-62 mph em 3,2
segundos. Foram feitas apenas 10 unidades nesta configuração.
Fast &
Furious 8 - Lamborghini Murciélago LP640
Roman Pearce fica fascinado com o Lambo na garagem de Mr. Nobody no FBI; e quase fica sem ele porque Mr. Little Nobody não quer dar um carro de um milhão de dólares para Roman.
No fim, Roman pilota este Lamborghini na cor Neon Orange,
se destacando na paisagem branca do mar congelado na Russia. A configuração de
tração nas quatro rodas serviu bem no roteiro para a perseguição no gelo, mas
infelizmente, o Lambo acabou submergindo, com Tej Parker (Chris “Ludacris” Bridges)
salvando Roman de virar picolé.
Três unidades do Lamborghini Murciélago LP640 de 2003
foram preparadas para as filmagens, ao custo médio na época de US$ 280,000 cada
um. O “Hero Car” foi adquirido pelo YouTuber Freddy “Tavarish” Hernandez por
US$ 80,000 em 2019, e participou de um episódio na Série de TV L.A.’s Finest,
onde um personagem caiu de um prédio sobre a frente e o para-brisa do Lambo.
Hernandez gastou mais de nove meses para reformar o carro, modificando também o
interior, o motor e suspensão do carro. Depois de restaurado, Hernandez o apresentou
no SEMA Show, e ganhou reportagens nos canais do YouTube: “VINWiki”, “Schmee150”
e “Hoovies Garage”, assim como foi mostrado em vários vídeos nos canais do
Youtube do próprio SEMA Show.
Da minha coleção
O Lamborghini Murciélago LP640 laranja é da Série Fast & Furious que saiu em 2018, aproveitando o casting que foi lançado em 2003. Com o sucesso da franquia do cinema, em 2023 a Mattel lança outro casting (esse pode demorar a entrar na coleção...), revisto, desta vez com o spoiler traseiro incluso, numa reprodução mais fiel do carro utilizado por Roman Pierce em The Fate of the Furious.
O Murciélago de 2023
A qualidade é a normal dos Mainline Hot Wheels (rodas
comuns e base de plástico), então não podemos esperar muito detalhamento do
modelo, mas pelo destaque que o carro teve no filme, acaba ficando na coleção.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=Jl4KhgDmdp4
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/Category:The_Fate_of_the_Furious_Cars
https://moneyinc.com/lamborghini-murcielago/
https://en.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Murci%C3%A9lago
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