Nissan Skyline GT-R BNR34, 1999
O Nissan Skyline GT-R BRN34 utilizado por Brian O’Conner
em 2Fast 2Furious era um carro de propriedade de Craig Lieberman, consultor técnico
da franquia. Ele havia adquirido este carro da preparadora MotoRex em julho de
2001 por US$ 78,000, e era um dos 14 modelos GT-R regularizados em território
americano na época. Quando a Universal planejava o segundo filme, fechou um
acordo com a Mitsubishi para ter o Evo como o carro de Brian e estrela do
filme. Lieberman não ficou entusiasmado com isso mas encaixou o GT-R para abrir
2Fast 2Furious com Brian já em Miami, deixando de ser policial do FBI ao fugir
de Los Angeles.
A produção precisava de mais GT-R para as sequências iniciais, e os estudos para produzir réplicas do GT-R mostraram que os custos não compensavam, e acabaram adquirindo mais quatro unidades da MotoRex, que trouxe os carros num Boeing 747 diretamente do Japão, por US$ 48,000 cada; muito mais baratos do que Lieberman havia pago no seu carro original. O Estúdio economizou cerca de US$ 120,000 pois não precisaram regularizar os carros, pois depois seriam sucateados. Entre os Stunt-Cars, um Nissan 240Sx foi utilizado para as tomadas de cockpit, e todos tiveram gaiolas de segurança instalados para proteção dos atores e dublês. O carro de Lieberman era azul, e a House of Kolors fez a pintura “Platinum Pearl” para o filme; e a West Coast Customs preparou a sonorização do modelo.
Após as filmagens, Lieberman resgatou seu carro e ao
retornar à California, imediatamente mandou o carro para ser repintado, e
queria fazer mais algumas modificações no modelo; porém recebeu uma oferta pelo
carro e acabou vendendo no estado que estava. Soube depois que por volta de
2012, o carro, pintado de preto, mudou novamente de mãos, mas seu novo dono se
mantém em segredo. Ele tem planos de restaurar o GT-R conforme o visual que
tinha no filme, mas em 2019, isso não havia sido feito.
O Skyline GT-R R34 é equipado com o motor seis cilindros em linha RB26DETT 2,6 litros, DOHC, 24 válvulas, longitudinal, dois turbos HKS 2540 e cerca de 330 hp. O sistema de nitro acrescenta cerca de 150 hp, e tem três garrafas de fibra-de-carbono com 10 lb de gás, com válvulas operadas eletricamente. O câmbio GETRAG tem seis velocidades e manda potência para as quatro rodas pelo sistema ATTESA, com divisão de torque variando eletronicamente. Tem o sistema Super-HICAS que esterça as quatro rodas. Foi equipado com um body-kit aerodinâmico e difusores inferiores de fibra-de-carbono e uma nova asa na traseira, todos da C-West.
Faz de 0-60 mph em 4,2 segundos e 0-100 mph em 9,0
segundos; o quarto-de-milha é coberto em 12,0 segundos a 122 mph, atinge a máxima
de 165 mph. A produção acabou desligando a tração dianteira e o esterçamento
das rodas traseiras para que os pilotos conseguissem fazer as manobras que o
roteiro exigia.
O modelo foi projetado por Kozo Watanabe, internamente
designado GF-BNR34, ficou conhecido por R34; introduzido em 1999. Esta geração
do R34 era menor e tinha a frente mais curta do que a R33 que sucedeu. O motor
se manteve o mesmo, mas o câmbio GETRAG de seis marchas foi um upgrade nesta
geração. O modelo teve diversas edições especiais e a produção se encerrou em
2002, após 11.578 unidades produzidas. Como ele não teve um substituto
imediato, os preparadores continuaram aperfeiçoando suas receitas com novos
equipamentos, tornando-se um Cult Classic Car, e muitos aficcionados dão
preferência a este GT-R do que sua evolução R35.
Prelúdio
para 2Fast 2Furious – The Turbo Charged Prelude for 2Fast 2Furious (2003)
Depois de ter seu Dodge Stealth de 1991 apreendido por policiais em Dallas, Texas, Brian (Paul Walker) pega uma carona de "The Girl" até uma concessionária de carros usados, onde avista o Skyline. Brian compra o carro em dinheiro com seus ganhos anteriores e o leva embora. Mais tarde, ele aplica uma pintura, adiciona um emblema GT-R à grade e trabalha embaixo do carro em uma garagem.
Ele o usa para participar de mais corridas, mesmo
sendo visto tentando ser enfrentado por dois motoqueiros. Brian então chega a
uma bifurcação na rodovia, o lado esquerdo indo direto para Nova York enquanto
a saída direita segue em direção a Miami, Flórida. Brian dirige para Miami,
onde ele sorri depois de ver algumas garotas e novamente quando vê um Toyota
Supra e um Mazda RX-7.
2Fast 2Furious (2003)
O racha de abertura de 2Fast 2Furious
Brian usa seu Skyline para fazer rachas organizados
por Tej Parker (Chris "Ludacris" Bridges), correndo numa noite contra
sua amiga Suki (Devon Aoki), Slap Jack (Michael Ealy) e Orange Julius (Amaury
Nolasco). Slap Jack lidera com seu Supra 1993, mas Brian o ultrapassa, saltando
pela ponte levadiça e vencendo a corrida. No entanto, todos são forçados a
fugir quando a polícia aparece. Brian tenta escapar mas seu carro é atingido
por um arpão ESD que desativa o carro, sendo apreendido, e Brian e preso por
Markham (James Remar), agente alfandegário dos EUA.
Identificado como ex-policial do FBI de Los Angeles,
recebe uma oferta de seu ex-chefe Bilkins (Thom Barry) de ter seu nome limpo se
colaborar para prender o traficante Carter Verone (Cole Hauser), que atua em
Miami. Brian pede ajuda a Roman Pierce (Tyrese Gibson), e ambos se infiltram na
quadrilha de Carter, onde Monica Fuentes (Eva Mendes), outra agente
alfandegária, já está infiltrada há meses, sem conseguir oportunidade para
prender Carter, e correndo perigo de ser descoberta.
Com seus carros rastreado por GPS, Brian e Tej
conseguem despistar a polícia e pegar o dinheiro de Carter, que desconfia de
todos e decide fugir de Miami. Na fuga, Carter engana Brian e Tej, descobre o
disfarce de Monica, sequestrando-a e fugindo no seu iate. Brian resgata Tej e
salta com seu Camaro sobre o iate de Carter, conseguindo impedir sua fuga.
Da minha coleção
O Skyline GT-R R34 da Hot Wheels, Série Fast&Furious 5-Pack, de 2020
O Skyline GT-R BNR34 1999 tem como base um casting da Mattel de 2010, e o design é de Phil Riehlman. O modelo reproduz a quinta geração do Skyline, a última com este design, e que ficou sem continuidade até o R35 ser lançado em 2007. Em 2014, o casting foi refeito, com o spoiler traseiro incorporado ao porta-malas.
O Skyline GT-R BNR34 da TOMICA, série Dream TOMICA, de 2019. |
O capô do Hot Wheels não coincide com o carro real de Brian, que não possui os respiradouros no capô do motor; já o casting da TOMICA é mais fiel, porém parece pouca coisa menor do que o Hot Wheels, e as rodas são comuns a outros modelos da TOMICA, prejudicando o visual do modelo.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/2_Fast_2_Furious
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/1999_Nissan_Skyline_GT-R_R34
https://en.wikipedia.org/wiki/2_Fast_2_Furious
https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_No._150_Fast_%26_Furious_BNR34_Skyline_GT-R
Nenhum comentário:
Postar um comentário