O Toyota Supra era um modelo esportivo, baseado na plataforma do Celica Coupe de 1979, e já no ano seguinte, o Supra começou a ganhar sua própria individualidade com seu motor de seis cilindros em linha. Apesar de seguir evoluindo por quatro gerações, as vendas declinaram nos anos 1990 e ele deixou o mercado americano em 1998, continuando somente no mercado doméstico do Japão até meados dos anos 2000.
O Toyota Celica Supra era equipado com o motor de seis
cilindros, 2,6 litros e 110 hp, com um câmbio manual de cinco velocidades, e um
automático de quatro. Fazia de 0-60 mph em 11,2 segundos, o quarto-de-milha em
18,4 segundos a 76 mph, números aceitáveis naquela época, mas nada de
excepcional para um modelo esportivo. Logo recebeu um upgrade para um motor
maior de 2,8 litros e 116 hp.
O Celica de Segunda Geração |
Na segunda geração, de 1982, ganhou uma suspensão traseira com braços semi-independentes, no lugar do eixo rígido. Em 1985 chegou um novo motor 2.8 litros com duplo comando que gerava 145 hp.
A terceira geração chegou na metade de 1986, abandonando o nome Celica, mantendo a tração traseira, ao passo que o Celica passava a ter tração dianteira. Apesar de mais pesado do que a geração anterior, o motor seis cilindros aspirado gerava 200 hp, melhorando a esportividade do modelo.
Logo no ano seguinte, 1987 viu o Supra equipado com um
turbo, chegando a 230 hp e 246 lb-ft de torque, fazendo de 0-60 mph em 6,4
segundos, 1,6 segundo mais rápido do que a versão aspirada.
Em 1993 ganhou novo design, mais arredondado e aerodinâmico, o MK IV era o Toyota mais diferenciado que qualquer outro modelo da marca. Ao passo que a versão aspirada tinha 220 hp no motor seis cilindros de 3,0 litros, o Turbo ganhava 100 hp a mais com dois turbo-compressores. Fazia de 0-60 mph em 5,2 segundos e cruzava o quarto-de-milha em 13,8 segundos a 106 mph. Apesar de bons números diante de concorrentes como o Corvette e o BMW M3, e reduções de preço por parte da Toyota, ele não permaneceu no mercado americano, e em 1998 o último deles foi vendido na terra do Tio Sam.
No Detroit Motor Show de 2007, a Toyota apresentou o
FT-HS Concept Car, um híbrido gasolina-elétrico que ressuscitaria o nome Supra.
Com promessa de fazer de 0-60 mph em menos de 5 segundos, graças ao motor V6 de
3,5 litros com 400 hp auxiliado por motores elétricos, o conceito não saiu do
circuito de salões para as ruas.
Sete anos depois do exercício do FT-HS, a Toyota revela
outro conceito em Detroit em 2014: o FT-1, um esguio coupe que faz o coração
dos apaixonados por carros esportivos bater mais forte. Mesmo assim, somente em
meados de 2017, a Toyota registrou novamente o nome Supra no Departamento de
Marcas e Patentes dos Estados Unidos; e os caçadores de novidades da imprensa
automotiva começaram a flagrar protótipos camuflados em testes nos Estados
Unidos.
No Geneva Auto Show de 2018, a Toyota apresenta o conceito de competição Supra GR (de Gazoo Racing), preparado para competir em diversas corridas da classe GT, e confirma a retomada da produção do Supra. Finalmente, no Detroit Auto Show de 2019, uma nova geração do Supra, com linhas evoluídas do MK IV, motor de seis cilindros DOHC, turbocharged com intercooler gerando 335 hp a 650 rpm e 365 lb-ft de torque a 1600 rpm; somente na versão coupé. O bloco e o cabeçote são de alumínio, com injeção direta de combustível. O câmbio automático tem oito velocidades, e tração traseira. Faz de 0-60 em 3,8 segundos e 0-100 em apenas 9,5 segundos.
Toyota Supra GR em Fast & Furious 9
No nono filme da franquia Fast & Furious, Han
ressurge, contando como sobreviveu ao atentado que sofreu em Tokyo Drift por
Deckard Shaw. Pilotando o Supra GR, pintado de laranja em homenagem ao Supra de
Brian no primeiro filme, fazem a abordagem ao comboio blindado.
Da minha
coleção
Supra GR, TOMICA 1:64 |
O Toyota Supra GR 2020 da TOMICA foi lançado ao mercado em maio de 2020, faz parte da Série Dream Tomica, que abrange carros de filmes e animações.
Referências:
https://carbuzz.com/news/watch-han-drive-toyota-gr-supra-stars-in-fast-furious-9
https://www.caranddriver.com/toyota/supra-2020
https://www.caranddriver.com/features/g19061426/toyota-supra-history/
https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_SP_F9_The_Fast_Saga_Fast_%26_Furious_GR_Supra
Nenhum comentário:
Postar um comentário