Da minha coleção
O Corvette Grand Sport de Fast Five é um modelo Mainline de 2023, reproduzindo o carro que participou das filmagens de "Operação Rio".
O carro do filme
O Grand Sport na cena com o trem |
O Corvette Grand Sport Roadster estrelou a cena de ação mais dinâmica de Fast Five (2011), o quinto filme da franquia Fast & Furious. No assalto ao trem, Brian acaba colidindo o “caminhão plataforma”, que fica preso ao vagão, sendo arrastado ao longo da linha. Don assume o volante do Corvette, lança-se para fora do trem e pilota ao lado da composição para salvar Brian. Ao se aproximarem da ponte, Don resgata Brian, enquanto o “caminhão” explode ao chocar com a cabeceira da ponte, mas ambos acabam caindo no enorme penhasco sobre o qual passa a linha férrea, mas escapam milagrosamente ilesos.
Claro, este trecho do filme tem muita computação
gráfica, dublês, mock-ups e cenas de estúdio combinadas para a sequência se
tornar real e tirar o fôlego da platéia. Especialmente sobre o Corvette Grand
Sport original, com apenas cinco exemplares construídos, e que valem milhões de
dolares cada um; seria um sacrilégio jogá-lo de um precipício de dezenas de
metros de altura.
Por isso, a Mongoose Motorsports, de Ohio construiu 12
réplicas do Corvette Grand Sport Roadster para o filme, ao custo de US$ 500,000.
Dos doze que foram construídos, apenas três sobreviveram, um deles, o “hero
car” que tinha um motor V8 da GM com 502 cid e 460 hp e 568 lb-ft de torque,
com câmbio manual Borg-Warner Super T com quatro velocidades. Este modelo era
equipado com suspensões e freios que combinavam peças da geração C3 e C4 do
Corvette, com as famosas rodas Hallibrand de 17 polegadas. Outros quatro carros
eram “Stunt cars” eram equipados com motores Chevy 350 e transmissões Turbo
400. Dois exemplares tinham chassi VW preparados para Off-Road e motores
refrigerados a ar, como os do Fusca, câmbio manual de quatro marchas,
suspensões independentes nas quatro rodas e freios a disco, para rodar nas
cenas do deserto.
Os exemplares para tomadas simples eram feitos sobre a plataforma do fusca, com motorização idem. |
Capô dianteiro sem motor e tanque pequeno resistente a inpactos |
Por segurança, os exemplares motorizados tinham o tanque de combustível à prova de explosão em caso de choques e impactos mais violentos. As rodas de liga tinham porcas ‘knock-off’ e pneus correspondentes para manter o visual poderoso do carro, e não precisava ser necessariamente veloz, mas apenas acompanhar o trem. Para as cenas de saída do vagão e a queda no penhasco, eram apenas carcaças sem motor e o mínimo de peças, pois a perda seria total. Estes eram catapultados por um gigantesco canhão de ar comprimido, mais um motivo para serem o mais leve possível.
O “hero car”, reformado após as filmagens, hoje faz parte do acervo do Volo Museum, em Volo, Illinois.
Referências:
https://leotogashi.blogspot.com/2021/07/corvette-grand-sport.html
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/1966_Chevrolet_Corvette_Grand_Sport_Sting_Ray
https://carbuzz.com/news/the-corvette-grand-sport-replica-from-fast-furious-has-beetle-power
https://periodismodelmotor.com/subasta-corvette-grand-sport-replica-fast-and-furious-5/295473/
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