sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Corvette Grand Sport Roadster – Fast Five

Da minha coleção

O Corvette Grand Sport de Fast Five é um modelo Mainline de 2023, reproduzindo o carro que participou das filmagens de "Operação Rio".





O carro do filme

O Grand Sport na cena com o trem

O Corvette Grand Sport Roadster estrelou a cena de ação mais dinâmica de Fast Five (2011), o quinto filme da franquia Fast & Furious. No assalto ao trem, Brian acaba colidindo o “caminhão plataforma”, que fica preso ao vagão, sendo arrastado ao longo da linha. Don assume o volante do Corvette, lança-se para fora do trem e pilota ao lado da composição para salvar Brian. Ao se aproximarem da ponte, Don resgata Brian, enquanto o “caminhão” explode ao chocar com a cabeceira da ponte, mas ambos acabam caindo no enorme penhasco sobre o qual passa a linha férrea, mas escapam milagrosamente ilesos.

Claro, este trecho do filme tem muita computação gráfica, dublês, mock-ups e cenas de estúdio combinadas para a sequência se tornar real e tirar o fôlego da platéia. Especialmente sobre o Corvette Grand Sport original, com apenas cinco exemplares construídos, e que valem milhões de dolares cada um; seria um sacrilégio jogá-lo de um precipício de dezenas de metros de altura.

Por isso, a Mongoose Motorsports, de Ohio construiu 12 réplicas do Corvette Grand Sport Roadster para o filme, ao custo de US$ 500,000. Dos doze que foram construídos, apenas três sobreviveram, um deles, o “hero car” que tinha um motor V8 da GM com 502 cid e 460 hp e 568 lb-ft de torque, com câmbio manual Borg-Warner Super T com quatro velocidades. Este modelo era equipado com suspensões e freios que combinavam peças da geração C3 e C4 do Corvette, com as famosas rodas Hallibrand de 17 polegadas. Outros quatro carros eram “Stunt cars” eram equipados com motores Chevy 350 e transmissões Turbo 400. Dois exemplares tinham chassi VW preparados para Off-Road e motores refrigerados a ar, como os do Fusca, câmbio manual de quatro marchas, suspensões independentes nas quatro rodas e freios a disco, para rodar nas cenas do deserto.

Os exemplares para tomadas simples eram feitos sobre
a plataforma do fusca, com motorização idem.

Capô dianteiro sem motor e tanque pequeno resistente a inpactos

Por segurança, os exemplares motorizados tinham o tanque de combustível à prova de explosão em caso de choques e impactos mais violentos. As rodas de liga tinham porcas ‘knock-off’ e pneus correspondentes para manter o visual poderoso do carro, e não precisava ser necessariamente veloz, mas apenas acompanhar o trem. Para as cenas de saída do vagão e a queda no penhasco, eram apenas carcaças sem motor e o mínimo de peças, pois a perda seria total. Estes eram catapultados por um gigantesco canhão de ar comprimido, mais um motivo para serem o mais leve possível.


O “hero car”, reformado após as filmagens, hoje faz parte do acervo do Volo Museum, em Volo, Illinois.

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