quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tempo – controle-o ou será dominado por ele!



“POR que está atrasado?”, perguntou o professor ao aluno.
“Porque vim correndo ao lado de minha bicicleta por todo o caminho até a escola”, respondeu ele, quase sem fôlego.
“Por que não veio montado em sua bicicleta?”, perguntou o professor, curioso. “Porque eu estava tão atrasado que não tive tempo de parar e subir na bicicleta”.

Numa época em que tudo parece tomar conta de nosso tempo, não é de admirar que todos se preocupem em como usam ou administram o seu tempo.
Vários especialistas são unânimes em afirmar que o Planejamento é o primeiro item para que se torne o senhor de seu tempo, e não o seu escravo.
No meio profissional, nos assuntos da família, com os amigos, e seus afazeres pessoais, cada um é exigido ao máximo para dar conta das tarefas do cotidiano.
Muitos, ao não conseguirem cumprir com tarefas simples como marcar uma consulta num médico ou até mesmo programar uma ida ao cinema, ficam frustrados e não imaginam por que sentem-se tão insatisfeitos, mesmo que tenham boas realizações.
Um sábio rei do passado, Salomão, disse que “há tempo para tudo...tempo para rir e para chorar, tempo para plantar e para desarraigar o que foi plantado”. Também escreveu que o homem deveria ‘ver o que é bom por todo o seu trabalho árduo’ (Eclesiastes 3:1-13).
Daí, concluímos que precisamos ser equilibrados para gerenciar o nosso tempo (cada vez mais curto).

O que podemos fazer (sem ficar inventando a roda)?

Planejamento: faça uma lista do que precisa fazer (hoje, na semana, no mês). Não faça uma lista muito grande, que você não vai conseguir cumprir. Seja realista. Use uma agenda ou calendário para anotar esta listagem. Não use folhas de papel pois elas se perdem durante o dia ou a semana.
Priorize as tarefas: com a lista pronta, numere as tarefas por “importância” ou “urgência” . Você verá que algumas não serão executadas no prazo pretendido. Delegue as que não exigem sua atenção pessoal. A Lei de Pareto diz que 20% das tarefas de sua lista produzirão 80% dos resultados que você precisa. Concentre-se nelas.
Aproveite os benefícios: Não use o tempo que economizou para “adiantar” novas tarefas. O objetivo de gerenciar melhor o seu tempo é para que você usufrua melhor a vida, das pessoas à sua volta, tenha mais tempo para o lazer, e o crescimento pessoal.

Mesmo com estas sugestões, seja flexível, adapte, experimente, descubra o que funciona melhor no seu caso. O importante é que seja o dono do seu tempo, e não escravo dele.

Achei estas dicas muito apropriadas para gerenciar o tempo:
1. Fixe um conjunto claro de valores e de alvos na vida. Isto é a chave para determinar as prioridades diárias.
 2. Empenhe-se nas tarefas que exigem concentração quando estiver mais alerta.
 3. Dê telefonemas na hora em que é mais provável que contate a pessoa. Deixe recados nas caixas-postais de voz.
 4. Delegue tarefas sempre que possível. Isto o libera para realizar mais, e permite que outros adquiram experiência.
 5. Quando lida com papéis, tente cuidar de cada documento uma única vez, em vez de lhe conceder uma consideração ‘parcial’.
 6. Ao reunir-se com outros, apegue-se a uma pauta. Fixe horários específicos para começar e para terminar.
 7. Organize seu local de trabalho, tendo os instrumentos necessários ao alcance da mão.
 8. Não se sinta obrigado a aceitar todo convite social que lhe façam. Aprenda, com jeito, a dizer não.
 9. Padronize sua lista de compras, e de fazer malas, tanto quanto possível, em vez de fazer novas listas repetidas vezes.
10. Descanse e descontraia-se o suficiente, de modo que possa trabalhar de modo eficaz.
11. Fixe datas-limites.
12. Não adie as coisas. Não seja procrastinador.
13. Divida as grandes tarefas em várias tarefas menores.
14. Não seja perfeccionista. Concentre-se naquilo que é deveras importante. O ‘ótimo’ é inimigo do ‘bom’.
15. Faça bom uso do tempo de espera. Escreva cartas, leia, ou execute outra tarefa essencial.
16. Reconheça que haverá ocasiões em que precisará gastar tempo em atividades que não gostaria. Não desperdice tempo lamuriando-se. Antes, empenhe-se em terminá-las.

Bom proveito do seu tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário