“POR que está
atrasado?”, perguntou o professor ao aluno.
“Porque vim correndo
ao lado de minha bicicleta por todo o caminho até a escola”, respondeu ele,
quase sem fôlego.
“Por que não veio montado
em sua bicicleta?”, perguntou o professor, curioso. “Porque eu estava tão
atrasado que não tive tempo de parar e subir na bicicleta”.
Numa época em que tudo parece tomar conta de
nosso tempo, não é de admirar que todos se preocupem em como usam ou
administram o seu tempo.
Vários especialistas são unânimes em afirmar
que o Planejamento é o primeiro item para que se torne o senhor de seu tempo, e
não o seu escravo.
No meio profissional, nos assuntos da
família, com os amigos, e seus afazeres pessoais, cada um é exigido ao máximo
para dar conta das tarefas do cotidiano.
Muitos, ao não conseguirem cumprir com
tarefas simples como marcar uma consulta num médico ou até mesmo programar uma
ida ao cinema, ficam frustrados e não imaginam por que sentem-se tão
insatisfeitos, mesmo que tenham boas realizações.
Um sábio rei do passado, Salomão, disse que “há
tempo para tudo...tempo para rir e para chorar, tempo para plantar e para
desarraigar o que foi plantado”. Também escreveu que o homem deveria ‘ver o
que é bom por todo o seu trabalho árduo’ (Eclesiastes 3:1-13).
Daí,
concluímos que precisamos ser equilibrados para gerenciar o nosso tempo (cada
vez mais curto).
O
que podemos fazer (sem ficar inventando a roda)?
Planejamento: faça uma lista do
que precisa fazer (hoje, na semana, no mês). Não faça uma lista muito grande,
que você não vai conseguir cumprir. Seja realista. Use uma agenda ou calendário
para anotar esta listagem. Não use folhas de papel pois elas se perdem durante
o dia ou a semana.
Priorize as tarefas: com a lista pronta,
numere as tarefas por “importância” ou “urgência” . Você verá que algumas não
serão executadas no prazo pretendido. Delegue as que não exigem sua atenção
pessoal. A Lei de Pareto diz que 20% das tarefas de sua lista produzirão 80%
dos resultados que você precisa. Concentre-se nelas.
Aproveite os
benefícios:
Não use o tempo que economizou para “adiantar” novas tarefas. O objetivo de
gerenciar melhor o seu tempo é para que você usufrua melhor a vida, das
pessoas à sua volta, tenha mais tempo para o lazer, e o crescimento pessoal.
Mesmo
com estas sugestões, seja flexível, adapte, experimente, descubra o que
funciona melhor no seu caso. O importante é que seja o dono do seu tempo, e não
escravo dele.
Achei
estas dicas muito apropriadas para gerenciar o tempo:
1. Fixe um conjunto
claro de valores e de alvos na vida. Isto é a chave para determinar as
prioridades diárias.
2. Empenhe-se nas tarefas que exigem concentração
quando estiver mais alerta.
3. Dê telefonemas na hora em que é mais provável
que contate a pessoa. Deixe recados nas caixas-postais de voz.
4. Delegue tarefas sempre que possível. Isto o
libera para realizar mais, e permite que outros adquiram experiência.
5. Quando lida com papéis, tente cuidar de
cada documento uma única vez, em vez de lhe conceder uma consideração ‘parcial’.
6. Ao reunir-se com outros, apegue-se a uma
pauta. Fixe horários específicos para começar e para terminar.
7. Organize seu local de trabalho, tendo os
instrumentos necessários ao alcance da mão.
8. Não se sinta obrigado a aceitar todo
convite social que lhe façam. Aprenda, com jeito, a dizer não.
9. Padronize sua lista de compras, e de fazer
malas, tanto quanto possível, em vez de fazer novas listas repetidas vezes.
10. Descanse e
descontraia-se o suficiente, de modo que possa trabalhar de modo eficaz.
11. Fixe
datas-limites.
12. Não adie as
coisas. Não seja procrastinador.
13. Divida as grandes
tarefas em várias tarefas menores.
14. Não seja
perfeccionista. Concentre-se naquilo que é deveras importante. O ‘ótimo’ é
inimigo do ‘bom’.
15. Faça bom uso do
tempo de espera. Escreva cartas, leia, ou execute outra tarefa essencial.
16. Reconheça que
haverá ocasiões em que precisará gastar tempo em atividades que não gostaria. Não
desperdice tempo lamuriando-se. Antes, empenhe-se em terminá-las.
Bom
proveito do seu tempo!
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