quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Profissionalismo apesar de tudo


Acordou de mau humor na segunda-feira? Veja o que pode fazer contra isso.



Imortalizado por Charles Chaplin em "Tempos Modernos", o homem que as organizações desejavam era mais uma peça na grande engrenagem das fábricas, mas a sátira mostrava já nos idos do cinema mudo que o ser humano não funciona como uma máquina nas linhas de montagem.
Desde então, estudos avançaram no sentido de gerenciar as necessidades dos funcionários, do porque certas coisas não 'funcionam' adequadamente, seja nas fábricas ou escritórios que fizeram a riqueza de muitas nações.
Mesmo com toda a padronização tecnológica que as fábricas estabeleceram, anos atrás, comentava-se que no domingo em que o Corínthians perdia um jogo, aumentavam os defeitos nas linhas de montagem da segunda feira.
Verdade ou não, os humanos são seres emocionais, e como tal, o estado dos seus sentimentos acaba influenciando as atividades profissionais em que se empenham. O ideal é que "não se traga problema de casa para o trabalho", e vice-versa; mas nem todos lidam bem com a turbulência emocional que se tornou nossa vida neste século 21.
Globalização, competitividade, sobrecarga de trabalho, problemas familiares, crise financeira; junte algum destes itens com intolerância, urgência, arrogância, egoísmo, falta de educação e você terá um quadro clínico nada agradável nas manhãs de segunda-feira...
Um dia, acontece com você: levanta com o pé esquerdo, não quer falar com ninguém, mau humor logo cedo, contrariedades não sabe porque, de mal com o mundo...
Saiba que isso não vai resolver nada!
Quando chegar ao trabalho, a caixa de e-mails cheia de mensagens, o celular tocando ainda no carro, reunião agendada com o chefe, fornecedores ou clientes; essa é a hora de invocar o seu profissionalismo.
Significa que mesmo com seu estado emocional nem tão 100%, você vai se comportar de um modo adequado para o que faz no trabalho. Deixe de lado as contrariedades e o mau humor, e dê o seu melhor.
Todos gostam de ser bem atendidos, seja numa loja, na recepção do médico, no posto de combustível, na portaria do seu prédio, pela secretária do Gerente, pelo Comprador, Financeiro, Supervisor de Produção, e todas as pessoas que estão exercendo sua função em uma organização.
Não pense "Vou fazer o possível...", mas faça como os norte-americanos, quando solicitados a executar um trabalho, dizem "I'll do my best!", "Vou fazer o meu melhor!".
Já está provado que o pensamento positivo, o otimismo, e a decisão de enfrentar seus monstros interiores pode transformar sua vida por completo.
Lance mão destes recursos quando você encarar uma segunda-feira cheia de nuvens negras; e construa sua reputação profissional independente das turbulências emocionais.
Sua imagem se consolidará, como alguém que entrega resultados num ambiente de grande exigência, mantém bons relacionamentos com todos; e seus colegas, amigos e família agradecerão.

2 comentários:

  1. Grande Léo... Parabéns pelo seu artigo! Sempre com pensamentos pertinentes e observações interessantes! Abraços a você e à toda a família! Gerson Raul Persike (Joinville - SC).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo Leo. Parabéns. Sempre é um prazer ler seus artigos e conversar com vc. Um abraço. :))

    ResponderExcluir