quinta-feira, 11 de abril de 2013

Brainstorming - 7 dicas para tirar o máximo da sessão:


Continuando do post anterior, desejamos tirar o máximo desta ferramenta que pode ser aplicada em todas as empresas, negócios, atividades, até na família. Então, para facilitar a digestão nestes tempos de rapidez internética, vamos à receita do bolo:
Sete dicas para fazer um excelente Brainstorming
Dica 1: FOCO.
É muito mais fácil chegar onde deseja se souber para onde quer ir. Defina claramente qual é o problema a ser tratado, seja específico na descrição do que está acontecendo, invista tempo fazendo uma boa exposição do problema.
Dica 2: REGRAS DIVERTIDAS.
Faça alguns cartazes e cole nas paredes ou no Flip-Chart: “Vá atrás de quantidade”, “Estimule idéias malucas”, ou “Seja Visual”. A melhor maneira de esgotar a energia de uma sessão de Brainstorming é começar a criticar ou debater idéias. Uma campainha ou um sino, um apito de juiz de futebol, algo para quebrar o fluxo dos acontecimentos é uma boa pedida.
Dica 3: NUMERE AS IDÉIAS.
As idéias começam a borbulhar numa sessão e numerá-las ajuda a navegar por elas, voltando e avançando sem perder de vista o ponto onde se encontra. Também pode ser um fator motivador colocar um alvo (50 ou 100 idéias em uma hora), e avaliar a fluência dos pensamentos. Lembre-se: da quantidade sai a qualidade, portanto, tenha um monte delas.
Dica 4: ELABORAÇÃO E PULO.
O fluxo de idéias começa devagar mas em determinado momento ele aumenta, acelerando o ritmo em que as idéias aparecem. Essa “curva de força” tende a cair, e se não houver um estímulo novo, a sessão se esvaziará rápido demais. Tente elaborar sobre uma idéia, acrescentando uma variação para ser explorada novamente. O coordenador ou facilitador pode dar um novo pontapé, resgatando um caminho anterior que não foi tão explorado, ou abrindo um novo rumo, em que novas idéias poderão surgir, acelerando de novo e mantendo a energia em alta.
Dica 5: O ESPAÇO  FAZ LEMBRAR.
Nossa memória espacial é mais poderosa do que imaginamos. Post-its gigantes ou simples folhas de sulfite pregados nas paredes, melhor ainda se forem as folhas de Flip-Charts onde se escrevem direto nelas. A movimentação ao registrar idéias e retornar a elas depois cria uma dinâmica excelente para continuar a gerar novas idéias. Quando retomamos uma idéia no local onde foi anotada, a memória espacial ajudará as pessoas a recobrar o estado de esp´´irito em que estavam quando ela surgiu pela primeira vez.
Dica 6: ALONGUE SEUS MÚSCULOS MENTAIS.
Um aquecimento preliminar pode ser necessário em certas ocasiões.
- Quando o grupo nunca trabalhou num Brainstorming antes;
- Quando a maior parte do grupo não faz Brainstorming com freqüência;
- Quando o grupo parece distraído por questões prementes, mas não-relacionadas.
Um jogo rápido de palavras com livre associação ajuda a descontrair os espíritos introvertidos, criando um relaxamento dos bloqueios mentais e preparando a mente para exercitar a criatividade necessária para a sessão.
Outro recurso é ter uma preparação mais elaborada, dividindo o grupo em três e cada grupo fica com uma tarefa antecipada, por exemplo, um grupo fica de levantar informações sobre a tecnologia existente no caso a ser tratado, ou problema a ser resolvido. Outro pode visitar o local onde acontece o problema, observando todo o local, as pessoas em atividade, os equipamentos, energia, temperatura, iluminação, produtos, e demais condições operacionais no local. E o outro grupo pode vir sem nenhuma preparação prévia, com a mente limpa para receber as informações e começar a pensar do zero no assunto.
Objetos, utensílios, ferramentas relacionados com o problema também são uma fonte valiosa para estimular as mentes a pensar em novas associações.
Dica 7: CHEGUE AO NÍVEL FÍSICO.
Papel, canetas e pincéis marcadores de várias cores são imprescindíveis nas sessões de Brainstorming. Mas outros materiais podem ser muito úteis para gerar soluções ou materializá-las mais facilmente. Blocos, espuma, cola, fitas adesivas, tubos de plástico, palitos de sorvete, cartolina, tesouras, estiletes, barbantes e tudo o que pode ser usado para montar um modelo, mesmo que seja tosco, ajuda a estimular o cérebro a ver em três dimensões, ampliando nossa visão espacial.

Não é difícil, não é mesmo?
Então, coloque em prática na primeira vez que puder. Quem sabe as segundas-feiras possam se transformar no melhor dia de trabalho da semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário