sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Amizade verdadeira - jóia rara nos dias de hoje

Num mundo cada vez mais competitivo, em que as pessoas estão concentradas em sim mesmas, ou numa carreira profissional, a amizade acaba ficando em segundo plano. O egocentrismo é um sentimento bastante comum nos vários ambientes em que frequentamos, no trabalho, no lazer, e até mesmo dentro de nosso círculo familiar e de amigos.
O sentimento de amizade verdadeira pode ser ilustrado pelo amor e carinho que um cão tem pelo seu dono. Independentemente da atenção que o dono dá para o seu animal de estimação, ele sempre o recebe abanando a cauda quando chega em casa, os olhos brilhando e aquela animação de "agora vamos brincar?"
Não há "segundas intenções", não pedem nada em troca senão uns afagos e atenção. Não reclamam se ficam sozinhos, e renovam seu animo apenas com um chamado.
Não comparando os amigos com os cães, o mesmo sentimento deve valer numa amizade verdadeira: não se pede nada em troca, senão uma atenção, uma palavra, um alô só pra saber como ele está...
Fortes e duradouras amizades surgem quando as pessoas se doam, sem interesses ou vantagens, apenas porque tem um amor 'fileo' entre si.
Não o amor romântico, que vem do grego 'eros', filho de Afrodite, que andava com um arco e flechas, provocando o amor entre os que eram atingidos por elas.
Este amor entre duas pessoas, sejam homens ou mulheres sem interesse romântico é denominado 'fileo', um vocábulo grego que identifica o amor entre irmãos (carnais ou 'de sangue'), amizade fraternal, que podemos encontrar na palavra 'filantropia' (“fileo”, amizade, e “antropos”, homem) significando “amor humano”e no nome Teófilo (“Teos”, Deus, e “fileo”, amizade ou amigo) que quer dizer “amigo de Deus”.
Esta amizade verdadeira é mantida pelo respeito, afeto e consideração que se tem pela outra pessoa, além da lealdade, a disposição de ajudar sempre, até de proteger um ao outro, seja de ameaças físicas ou emocionais.
Não necessariamente se conhecem há muito tempo, ou tem os mesmos gostos e preferências, além de algumas opiniões em comum...mas há uma grande confiança mútua e apego entre os verdadeiros amigos. E às vezes, eles falam ou fazem coisas que não gostamos tanto, mas a motivação por trás de algo desagradável para nós pode ser um alerta para o nosso benefício, que é algo que um verdadeiro amigo deve fazer. Da nossa parte, nunca deixar que estas situações diminuam o sentimento de união que temos com alguém que é tão especial para nós, porque ele deseja que nos tornemos uma pessoa melhor; ele tem de ser uma influencia positiva para você.
Seu melhor amigo é alguém com quem se pode falar tudo, confidências e sentimentos, sem temer que o assunto vá se espalhar, ou ele achar ridícula ou menosprezar sua preocupação.
A amizade verdadeira é tão bela que é cantada em canções, é base para muitas literaturas e exaltada em filmes que nos emocionam de verdade.
Davi e Jonatã criaram uma amizade verdadeira, apesar de Jonatã ser o filho do rei Saul, e legítimo herdeiro do trono, abriu mão de seu direito quando percebeu as qualidades que Davi tinha e a escolha que Deus havia feito para um novo rei sobre Israel, mesmo a diferença de idade entre eles (30 anos) não impediu que tivessem uma forte amizade.
Mas certamente, a melhor amizade que podemos desenvolver é com o nosso Criador, como Abraão foi considerado um amigo de Deus (carta de Tiago, cap.2, versículo 23), porque confiava plenamente em Deus e o obedecia integralmente.
Apesar da música 'Amigo" de Roberto Carlos, homenageando Erasmo ser muito famosa, selecionei a canção de James Taylor para fechar este post. Podem acessar o link e ver o clip com a tradução desta bela canção.

James Taylor: You've got a friend
https://www.youtube.com/watch?v=B3iz7AwzbEg

Um abraço de amigo, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário