Sean Connery e o DB5 |
O Aston Martin DB5, usado no filme de James Bond, Goldfinger, se tornou o mais antológico
do cinema. Desenvolvido do DB4, o motor seis em linha tinha 4,0 litros e
produzia 282 hp a 5.500 rpm, levando o carro a 233 km/h. O carro oficial de 007
era um Bentley, mas no livro de Ian Fleming (escrito em 1959), Bond dirigia um
Aston Martin DB Mark III.
Para as filmagens de Goldfinger
(1963) a Aston Martin tinha o DB5 no forno, mas ainda em desenvolvimento, e a
produção convenceu a diretoria da Aston a ceder o DB5 para as cenas. Como não
havia carros de produção na linha, a Aston cedeu o carro-mula, um protótipo com
todas as modificações que seriam implementadas no novo modelo, feito pela
engenharia da fábrica.
John Stears, responsável pelos efeitos especiais do filme,
levou o carro para a Pinewoods Studios e incrementou o modelo com
metralhadoras, escudo à prova de balas, assentos ejetáveis, radar, telefone, e
outras traquitanas dignas do espião mais famoso do mundo. A produção teve de
preparar mais um exemplar para as filmagens, sem os equipamentos; e a Aston
Martin cedeu mais dois carros (agora já em linha de produção) para a promoção
dos filmes a partir do lançamento nos cinemas da Europa e Estados Unidos.
Foi um sucesso no filme Goldfinger,
e apareceu também na sequência Thunderball,
mas como a produção não tinha dinheiro para comprar os carros, eles foram
apenas emprestados pela Aston Martin, usados nas duas películas, então depois
foram devolvidos à empresa; e não se sabe porque, nem quem deu a ordem para
desmontar todas as traquitanas que John Stears havia colocado no carro original,
e a empresa o vendeu como um carro usado.
O comprador, Gavin Keyzar, percebendo o valor que os outros
exemplares (o dublê de filmagens e os usados na promoção dos filmes) do DB5
estavam subindo, com o interesse do público, instalou equipamentos similares no
seu carro, que era o original/original do filme. Vendeu o carro em 1971 para
Richard Loose, que por sua vez, o vendeu num Leilão da Sotheby’s em 1986, em Nova York por
US$ 275,000 para Anthony Pugliese; empresário e colecionador de cultura pop na
Florida.
Pugliese havia comprado o carro em parceria com seu
cunhado Robert Luongo, que promovia o carro, expondo-o em diversos museus e
feiras de automóveis. Pugliese viu o valor do DB5 subir para estratosféricos 4
milhões de dólares, e fez um seguro com a Grundy Wordwild, uma agência de
seguros especializada em carros clássicos.
Em vez de guardar o carro na sua garagem, armazenou o DB5
num hangar no aeroporto de Boca Raton, Florida. Numa noite de junho de 1997,
ladrões roubaram o carro, e o levaram num pequeno avião e até hoje não se sabe
o destino do famoso carro.
O modelo das fotos é da ERTL/Joy
Ride, na escala 1:18, embora rica em detalhes, o acabamento deixa um pouco a
desejar. Ele representa o DB5 usado no filme Casino Royale, de 2006. A ERTL/Joy
Ride tem o modelo do filme Goldfinger, este com todos os gadgets usados no
carro das filmagens, e é bem valorizado pelos colecionadores de miniaturas por
causa destes itens. A AutoArt também fabrica o DB5 na escala 1:18, que é muito
mais detalhado e bem acabado, porém não traz os equipamentos especiais do filme.
No caso dos modelos feitos pela
ERTL/Joy Ride, a única miniatura que vem com os equipamentos modificados para o
filme é a identificada como sendo de Goldfinger. As demais, apesar de terem
inscrições na caixa do nome dos filmes em que participaram, não trazem os
gadgets do espião mais famoso do mundo.
A IXO Models, de Macau, China,
faz uma coleção de todos os carros que participaram dos filmes de James Bond,
na escala 1:43, entre eles, o famoso Aston Martin DB5.
A Eaglemoss Publications (do
Reino Unido) distribuiu uma coleção de 134 modelos (na escala 1:43) dos carros
usados nos filmes de James Bond, e em países como a França, Finlândia, Alemanha,
Holanda e também no Brasil, e disponibilizou assinaturas para a Irlanda, Áustria,
Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Grécia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
A maioria dos modelos era da
Universal Hobbies, mas no final da série, eram da IXO chinesa. Nos pré-testes de
cinco edições da coleção feitos em duas regiões da França (2005), foram usados
modelos da Eligor e Norev, mas quando a série saiu em 2007, o contrato foi
feito com a Universal Hobbies.
Os modelos tinham uma base
diorama (alguns incluíam gadgets nos carros e personagens – vilões ou aliados),
retratando uma das cenas em que o carro aparecia no respectivo filme. Esta
coleção teve até um exemplar do MP Lafer, réplica brasileira do MG TD inglês.
Ele participou de uma tomada no filme Moonraker,
em que Bond dava um rolê na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Veja a matéria completa sobre o Aston Martin DB5 de James Bond:
http://leotogashi.blogspot.com.br/2016/09/aston-martin-db5-o-carro-de-james-bond.html
Veja a matéria completa sobre o Aston Martin DB5 de James Bond:
http://leotogashi.blogspot.com.br/2016/09/aston-martin-db5-o-carro-de-james-bond.html
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