quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Carros e Filmes: James Bond e o Aston Martin DB5



Sean Connery e o DB5

O Aston Martin DB5, usado no filme de James Bond, Goldfinger, se tornou o mais antológico do cinema. Desenvolvido do DB4, o motor seis em linha tinha 4,0 litros e produzia 282 hp a 5.500 rpm, levando o carro a 233 km/h. O carro oficial de 007 era um Bentley, mas no livro de Ian Fleming (escrito em 1959), Bond dirigia um Aston Martin DB Mark III.
Para as filmagens de Goldfinger (1963) a Aston Martin tinha o DB5 no forno, mas ainda em desenvolvimento, e a produção convenceu a diretoria da Aston a ceder o DB5 para as cenas. Como não havia carros de produção na linha, a Aston cedeu o carro-mula, um protótipo com todas as modificações que seriam implementadas no novo modelo, feito pela engenharia da fábrica.
John Stears, responsável pelos efeitos especiais do filme, levou o carro para a Pinewoods Studios e incrementou o modelo com metralhadoras, escudo à prova de balas, assentos ejetáveis, radar, telefone, e outras traquitanas dignas do espião mais famoso do mundo. A produção teve de preparar mais um exemplar para as filmagens, sem os equipamentos; e a Aston Martin cedeu mais dois carros (agora já em linha de produção) para a promoção dos filmes a partir do lançamento nos cinemas da Europa e Estados Unidos.
Foi um sucesso no filme Goldfinger, e apareceu também na sequência Thunderball, mas como a produção não tinha dinheiro para comprar os carros, eles foram apenas emprestados pela Aston Martin, usados nas duas películas, então depois foram devolvidos à empresa; e não se sabe porque, nem quem deu a ordem para desmontar todas as traquitanas que John Stears havia colocado no carro original, e a empresa o vendeu como um carro usado.
 
 
 O comprador, Gavin Keyzar, percebendo o valor que os outros exemplares (o dublê de filmagens e os usados na promoção dos filmes) do DB5 estavam subindo, com o interesse do público, instalou equipamentos similares no seu carro, que era o original/original do filme. Vendeu o carro em 1971 para Richard Loose, que por sua vez, o vendeu num Leilão da Sotheby’s em 1986, em Nova York por US$ 275,000 para Anthony Pugliese; empresário e colecionador de cultura pop na Florida.
Pugliese havia comprado o carro em parceria com seu cunhado Robert Luongo, que promovia o carro, expondo-o em diversos museus e feiras de automóveis. Pugliese viu o valor do DB5 subir para estratosféricos 4 milhões de dólares, e fez um seguro com a Grundy Wordwild, uma agência de seguros especializada em carros clássicos.
Em vez de guardar o carro na sua garagem, armazenou o DB5 num hangar no aeroporto de Boca Raton, Florida. Numa noite de junho de 1997, ladrões roubaram o carro, e o levaram num pequeno avião e até hoje não se sabe o destino do famoso carro.



O modelo das fotos é da ERTL/Joy Ride, na escala 1:18, embora rica em detalhes, o acabamento deixa um pouco a desejar. Ele representa o DB5 usado no filme Casino Royale, de 2006. A ERTL/Joy Ride tem o modelo do filme Goldfinger, este com todos os gadgets usados no carro das filmagens, e é bem valorizado pelos colecionadores de miniaturas por causa destes itens. A AutoArt também fabrica o DB5 na escala 1:18, que é muito mais detalhado e bem acabado, porém não traz os equipamentos especiais do filme.

No caso dos modelos feitos pela ERTL/Joy Ride, a única miniatura que vem com os equipamentos modificados para o filme é a identificada como sendo de Goldfinger. As demais, apesar de terem inscrições na caixa do nome dos filmes em que participaram, não trazem os gadgets do espião mais famoso do mundo.
A IXO Models, de Macau, China, faz uma coleção de todos os carros que participaram dos filmes de James Bond, na escala 1:43, entre eles, o famoso Aston Martin DB5.
A Eaglemoss Publications (do Reino Unido) distribuiu uma coleção de 134 modelos (na escala 1:43) dos carros usados nos filmes de James Bond, e em países como a França, Finlândia, Alemanha, Holanda e também no Brasil, e disponibilizou assinaturas para a Irlanda, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Grécia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
A maioria dos modelos era da Universal Hobbies, mas no final da série, eram da IXO chinesa. Nos pré-testes de cinco edições da coleção feitos em duas regiões da França (2005), foram usados modelos da Eligor e Norev, mas quando a série saiu em 2007, o contrato foi feito com a Universal Hobbies.


Os modelos tinham uma base diorama (alguns incluíam gadgets nos carros e personagens – vilões ou aliados), retratando uma das cenas em que o carro aparecia no respectivo filme. Esta coleção teve até um exemplar do MP Lafer, réplica brasileira do MG TD inglês. Ele participou de uma tomada no filme Moonraker, em que Bond dava um rolê na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Veja a matéria completa sobre o Aston Martin DB5 de James Bond:
http://leotogashi.blogspot.com.br/2016/09/aston-martin-db5-o-carro-de-james-bond.html

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