CHECKER TAXI CAB NEW YORK CITY
Os famosos taxis amarelos de Nova York eram os Checker
Marathon, fabricados pela Checker Motors Corporation, de Kalamazoo, Michigan, e
tanto a companhia de taxis como a montadora eram de propriedade de Morris
Markin.
Os Checker se tornaram muito populares em todos os Estados
Unidos entre 1958 e 1982, com várias cidades adotando os carros para sua frota
de táxis. São comparáveis aos táxis de Londres, com seu estilo que se manteve
durante os anos, adquirindo status de verdadeiros ícones.
A origem da empresa remete ao início do século XX, quando
a cidade de Chicago começou a se motorizar, devido à grande demanda de
passageiros no terminal ferroviário, que ligava Chicago ao restante do país. Em
1920, duas empresas disputavam o mercado: a Yellow Cab e a Checker Taxi.
A Yellow Cab foi fundada por John Hertz, em 1910, que
posteriormente, estabeleceu sua própria fabricação de taxis em 1917. Já a
Checker Taxi não possuía a fabricação de taxis, mas usava os Mogul Cabs,
fabricados pela Commonwealth. A empresa estava à beira da falência, e para
honrar seus compromissos de fornecimento às empresas de taxi, fundiu-se com a
Markin Automobile Body, cujo dono era Morris Markin, um lojista de roupas de
Chicago, que fundou a Markin Automobile Body em Joliet, Illinois, com um
capital de US$ 15.000,00.
Checker 1923 |
Isso criou uma animosidade contra Markin, além da
competição no mercado em Chicago, e o atentado contra sua casa o levou a
transferir a administração e produção de carros para Kalamazoo, Michigan. Por
sua vez, John Hertz havia vendido parte de sua empresa na Yellow Cab para a
Parmalee Transportation Company, e em 1929, um incêndio suspeito em seus
estábulos, matou os seus cavalos de corrida premiados. Isso fez com que ele
vendesse suas ações para Markin, que logo mais, comprou a participação da
Parmalee, assumindo o controle da empresa. A empresa viria a se tornar a maior
empresa de taxis dos Estados Unidos.
Antes de vender sua parte na Yellow Cab, em 1925, Hertz
havia vendido o setor de Taxis, Caminhões e Ônibus para a General Motors, que
em certo momento, ofertou as operações para Markin, mas este recusou. Ao invés
de desativar a operação, a GM entrou no negócio de taxi na cidade de Nova York,
com o nome de Terminal Taxi Cab, fazendo concorrência direta com a Checker, de
Markin.
A disputa entre as companhias se acirrou a tal ponto, que
o prefeito teve de intervir, criando a comissão Taxi Cab, que emitia as
licenças para os operadores de taxis na cidade, e determinou que os carros
tivessem capacidade para cinco passageiros no banco traseiro. Isso favoreceu
Markin e outros fabricantes que atendiam este requisito, e ao longo das
próximas três décadas, Markin seguiu formando as “Checker Taxi” ou “Checker
Cab” em diversas cidades dos Estados Unidos.
Depois do período da II Guerra Mundial, a Checker voltou a
produzir os carros, similares aos modelos pré-guerra, mas já denominados
“Sedans” O modelo de 1947, tinha 127 polegadas no entre eixos e carroceria
monobloco, sendo produzidos até 1956.
Checker 1950 |
Com um design que lembrava os carros da GM, os faróis
duplos vieram em 1958, uma nova grade dianteira, detalhes como lanternas
traseiras, e a vigia traseira com a coluna “C” mais estreita proporcionava
melhor visibilidade aos passageiros.
Em 1960, a Checker apresenta o A9 e pela primeira vez, começaram
a ser vendidos ao público a versão A10 Superba. Em 1961 surgiram as versões de
luxo do A10 Superba, a Marathon e Station Wagon. O Superba foi descontinuado em
1963, e os Taxi Cab foram denominados A11, e o Marathon veio a se tornar o A12.
A partir de 1965, os Checker eram equipados com motores de
seis cilindros da Chevrolet, os “small-block” 283 e opcionalmente o V8 com 327
cid, com válvulas no cabeçote. A partir dos anos 1970, o “small-block” passou
para 350 cid, que ficou até o final da produção. Nos anos 1980, a GM ofereceu
os novos V6 com 229 cid como padrão, e um “small-block” V8 de 305 ou 350 cid,
como opcional.
A caixa de velocidades era padrão desde a década de 1930:
manual com 3 velocidades. Em 1956, era ofertada uma caixa automática
Borg-Warner, para os motores Seis-em-linha Continental com comando na cabeça.
Na década de 1970, a caixa Turbo-Hydra-Matic 400 da GM se tornou padrão em
todos os Checker.
Com o aumento das exigências de segurança e legislação nas
décadas de 1960 e 1970, os Checker foram recebendo melhoramentos para
adequação. Luzes direcionais e de estacionamento âmbar em 1963; cintos de
segurança em 1964; coluna de direção absorvedora de energia em colisões em
1967; cintos de três pontos e luzes de seta nos para-lamas em 1968; apoio de cabeça
para todos em 1969.
Checker A11 Superba 1982 |
CHECKER
AEROBUS
Esta era uma versão estendida, com três fileiras de
assentos, cada qual com suas portas de acesso. O Aerobus foi oferecido em
associação com aeroportos e estações de trem, e também acabou sendo usado por
hotéis e resorts no transporte de hóspedes e convidados.
Era equipado com um motor V8 350 cid da Chevrolet, com
caixa de câmbio Turbo 400 Automatic. Vinha com Ar Condicionado, pintura
especial, freios servo-assistidos e interior acarpetado.
CHECKER
CAB EM TAXI DRIVER
Travis Bickle é um taxista de 26 anos frustrado e alienado
do meio-oeste dos Estados Unidos, que alega ter sido recentemente dispensado do
Corpo de Fuzileiros Navais. Ele sofre de insônia e arranja um emprego de
taxista na cidade de Nova York, trabalhando de madrugada na periferia de Manhattan.
Passa seu tempo livre assistindo a filmes pornográficos e nas ruas, observa a
escória da sociedade que contamina a sociedade, sentindo-se incomodado com o
declínio moral ao seu redor.
Jodie Foster como Iris |
O filme caminha numa tensão crescente, nos relacionamentos
de Travis, até que ele resolve assassinar o Senador Palantine, cortando seu
cabelo no estilo moicano, segue para um comício, mas levanta suspeitas e
desiste. Armado até os dentes, segue para o bordel onde Iris trabalha e provoca
a maior carnificina, matando a todos no local e depois tentando se suicidar;
mas a munição acaba; a polícia chega e ele imita um revolver com a mão, “atirando”
na cabeça. O tiroteio final teve a saturação das cores reduzida, para amenizar
o vermelho do sangue abundante nas cenas, visando ajustar o filme para a
classificação R nos EUA.
Na preparação para o papel, De Niro, que estava filmando
1900 com Bertolucci, na Itália, pegava um avião na sexta-feira para Nova York,
onde conseguiu uma licença de taxista; pegava um carro (um taxi de verdade) e
dirigia pela cidade, devolvendo-o no domingo para retornar a Roma. Ele também
usava as folgas das gravações para visitar uma base militar no norte da Itália
e gravava o sotaque de alguns presentes no local, para ajudar na caracterização
de seu personagem.
Connie e Jodie Foster |
Taxi Driver ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes
em 1976, e De Niro ganhou o Oscar de melhor Ator pelo papel de Travis Bickle.
CHECKER
CAB EM FRIENDS
A personagem Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), do
seriado “Friends”, muitas vezes tomava emprestado, e depois herdou de sua avó
um Checker Cab, que ela dirigia para visitar a família ou encontrar com os
amigos nos fins-de-semana numa estação de esqui.
O táxi da avó de Phoebe aparece em diversos episódios de
Friends, incluindo um em que Phoebe usa o táxi para ir de Las Vegas até Nova
York e até em um episódio de natal, onde ela pega o Checker 1977 emprestado
para tentar encontrar seu verdadeiro pai. Chandler pega carona com ela no banco
dianteiro, mas só até descobrir que não há cinto de segurança porque “Os
paramédicos tiveram que cortá-lo”. Em outro episódio, Phoebe surta ao notar que
um estranho entrou no táxi quando ela estava apressada para levar Ross ao
aeroporto: “Get out of the Cab!” (saia do táxi!) gritam os dois para o homem
que insistia em querer uma corrida no táxi fora da praça.
CHECKER
CAB EM ESCALA
Checker A11 SunStar na escala 1:18 |
A Matchbox produziu um Checker amarelo que apresentava o
logotipo bem conhecido “Checker Special” em suas portas traseiras.
Checker A11 Greenlight na escala 1:18 |
REFERÊNCIAS:
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