quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Dodge Viper - a víbora da Chrysler

Dodge Viper RT-10 1992 - Burago 1:18
O conceito do Viper em 1992 era um carro sensacional, hipnotizando as multidões com seu espetáculo de ser um carro desafiadoramente fora do politicamente correto. Ele não era um veículo com novas tecnologias, mostrando um caminho alternativo para o futuro. Era uma besta selvagem, celebrando a embriaguez pela gasolina fóssil e fritando borracha no asfalto das ruas a cada saída de semáforo.

O Viper era todo força bruta, um carro ridiculamente impraticável, sem capota para os dias de chuva, ou sol, não tinha vidros nem maçanetas nas portas, e os escapes laterais esquentavam a lateral da cabine; mas mobilizou os desejos do público pela potência e força selvagem que aquela máquina podia despejar ao pressionar o pé direito no acelerador.
Dodge Viper GTS Coupe 1996  - Burago 1:18
Em outubro de 2015, a agora Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) anunciou que encerraria a produção do Viper em 2017, alegando poucas vendas, enquanto outras fontes alegavam que o carro não atendia os requisitos para a instalação dos airbags de cortina para as janelas laterais. A Chrysler anunciou que faria cinco edições especiais no ano-modelo que encerrasse a linha.

Assim, um carro que recolocou a Chrysler e a Dodge na boca de todos os aficionados por velocidade e desempenho, está saindo de cena, depois de 25 anos no mercado, cinco gerações e inúmeras versões de rua e de pista, um carro único que era pura força bruta, um troglodita devorador de asfalto, que evoluiu recebendo mais e mais tecnologia e conforto no decorrer de sua vida, tornando-se mais civilizado, mas sem perder o poder de gerar adrenalina ao pressionar o pé direito.
Dodge Viper GTRS 2004 - Hot Wheels 1:18
Fruto de homens apaixonados, como Lee Iacocca, Bob Lutz e Carrol Shelby, atravessou tempos difíceis e fusões com a Daimler e a FIAT, sobrevivendo às reconfigurações corporativas e mudanças do mercado, em que cada vez mais a sofisticada tecnologia da informática toma o lugar do homem na condução automotiva, o Viper é um verdadeiro gerador de emoções, dando o irrestrito prazer de dominar uma máquina violenta, selvagem e feita para existir em velocidade.



Leia a história completa do Viper, atualizada em agosto/2017, com o anúncio do final de sua produção, em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário