segunda-feira, 17 de julho de 2017

Carros e Filmes - O Tumbler de Batman Begins - Parte 6

TUMBLER – O BATMÓVEL QUE ERA UM TANQUE DE GUERRA
O Batmóvel Tumbler de Batman Begins
Depois de um hiato de oito anos, Batman reaparece na tela grande com o filme Batman Begins. Em vez de ser uma sequencia dos filmes anteriores da Warner Brothers, Batman Begins foi planejado como um reinício, contando a origem do universo Batman a partir do zero. Christopher Nolan foi designado para dar vida ao filme, e trouxe Nathan Crowley, e os engenheiros Chris Corbould e Andy Smith para construírem o carro.
O Batmóvel da trilogia de Christopher Nolan deve sua inspiração ao carro-tanque de The Dark Knight Returns, de Frank Miller (1986), e a equipe de Design de Produção o descreveu como o cruzamento de um Lamborghini com um tanque de guerra. A partir de um modelo rústico moldado em argila por Nolan, Crowley e sua equipe detalharam o projeto e construíram seis modelos na escala 1:12 durante quatro meses. Cerca de trinta pessoas esculpiram um grande bloco de Styrofoam nas formas definitivas, para tirar os moldes para a construção final, trabalho que levou mais dois meses em tempo.
Com suas linhas cheias de painéis recortados e volumes pesados, o Tumbler não tem a elegância dos Batmóveis anteriores, mas é alinhado com o clima ‘dark’ que Nolan imprimiu aos seus filmes. O carro ficou com 65 painéis separados, cada um deles fabricado sob medida num molde de madeira, feitos a partir do modelo em Styrofoam.
Em Batman Begins (2005), Bruce Wayne volta a Gotham City e tenta retomar o controle da Wayne Enterprise depois de sua ausência. Ele conhece Lucius Fox, um gênio que foi relegado a tomar conta da Divisão de Ciências Aplicadas, por causa de seus projetos muito onerosos e de pouca aplicabilidade prática. Um traje de combate, um lançador de cabos, um tecido com memória que adquire rigidez, e o protótipo experimental conhecido como ‘Tumbler’, projetado como um veículo-ponte para os militares. Além da blindagem capaz de romper barreiras de concreto sem sofrer danos significativos ele possui armamentos e a capacidade de saltar um precipício sem o auxílio de rampas, para construir pontes temporárias para as forças militares. Como a parte das “pontes temporárias” não foi desenvolvida, o Tumbler acabou encostado.

O carro tinha cerca de 9 pés (2,74 m) de largura por 15 pés (4,57 m) de comprimento, 4 pés (1,5 m) de altura, pesando cerca de 2,5 toneladas. Apesar do peso, o motor Chevy 350cid (5,7 litros) V8 preparado com 500 hp levava o Tumbler de 0 a 60 mph em apenas 6 segundos, com uma velocidade máxima de 110 mph (177 km/h). Seu design, que não tinha o eixo dianteiro, foi inspirado numa figura de morcego em que as asas estavam projetadas para frente, e Crowley projetou o sistema de direção e suspensão reforçada para suportar alguns saltos sem sofrer danos. Isso foi necessário, pois no primeiro salto realizado, a frente do carro foi destruída, sendo então revista para a construção definitiva. As rodas dianteiras tinham suspensão independente, com elementos inspirados nas suspensões de longo curso das pick-ups que corriam a Baja 1000. O curso total da suspensão chegava a 30 polegadas, para absorver totalmente os choques depois de vôos de 9 metros de extensão. Esta fase consumiu nove meses e vários milhões de dólares, mas o trabalho foi recompensador, pois neste ponto, poderiam a começar a montar os Batmóveis como numa linha de montagem. 
O chassi foi especialmente construído, foi feito com tubos de aço, com seus “braços” dianteiros projetando-se à frente para abraçar as enormes rodas dianteiras. Os freios traseiros podiam ser operados por alavancas no cockpit; o recurso foi muito útil para fazer curvas rápidas, com o piloto freando as rodas de um lado, de modo que o carro já derrapava para o sentido desejado, como os tratores de terraplanagem.
Os seis meses que levaram para projetar e construir o Tumbler e os testes realizados com os chassis sem a carroçaria indicavam que o carro teria uma excelente performance em termos de dirigibilidade, e conseguia fazer saltos de quase dez metros de extensão.
Ao todo, foram construídos quatro exemplares completos para rodar nas ruas de Chicago para as filmagens. Dois exemplares funcionais para as tomadas exteriores e outro exemplar com recursos hidráulicos para mover os painéis aerodinâmicos, usado nas sequências de saltos. Outro exemplar foi preparado com seis tanques de propano para abastecer a turbina traseira nas tomadas em que havia impulsão a jato pelo exaustor traseiro. Devido à má visibilidade que o piloto tinha no interior, foram montadas câmeras que projetavam as imagens em monitores no cockpit do carro. Os dublês treinaram com os veículos por seis meses antes de conduzirem o Tumbler pelas ruas de Chicago nas filmagens.

Todas as tomadas no interior do Tumbler foram feitas num outro modelo estático, em estúdio, e era maior do que o real, para que as câmeras pudessem fazer as tomadas em close no cockpit.
Um modelo rádio-controlado, na escala 1:6, motorizado eletricamente, foi utilizado para a sequência de perseguição nos telhados de Gotham. Esta sequencia foi gravada num enorme cenário montado no Shepperton Studios, da Inglaterra, e levou nove semanas para ficar pronta.
Os quatro veículos construídos para a produção do filme custaram US$ 250,000 cada um.
O diferencial traseiro veio de um caminhão, e era calçado por quatro pneus Interco Super Swamper TSL de 44 polegadas, aro 18” e 16,5” de tala. Os dianteiros eram dois Hoosier Checkerboards 94.0 para todo-terreno, montados em aros de 15 polegadas com 15” de tala. O cockpit tinha espaço para o piloto e um passageiro, na configuração de direção normal. No modo de “ataque”, o assento do piloto se movia para o centro do carro, e o piloto se posicionava inclinado para a frente, no centro das rodas dianteiras. Isso tinha dois objetivos: um, dava mais proteção ao piloto em situações de combate; e dois, protegia a coluna vertebral dos dublês quando se realizavam saltos, pois a aterrissagem poderia comprimir as vértebras com o impacto no solo. Duas metralhadoras Browning foram montadas no espaço entre as rodas dianteiras.

Outros recursos e equipamentos do Tumbler eram:
- Flaps traseiros para auxiliar na frenagem;
- Dois canhões frontais;
- Lançador de foguetes;
- Gancho para estabilização nas aterrissagens;
- Sistema Integrado de Extintores;
- Sistema Integrado para controle de combustível;
- Propulsão a Jato (para impulsão de saltos sem ajuda de rampas)
- Modo Furtivo, que desliga as luzes do carro, e corta o funcionamento do motor, sendo movido por motor elétrico, deixando o carro muito difícil de ser localizado em ambientes escuros (portanto, mais utilizado à noite);
- Lançador de ‘furadores de pneus’ na parte traseira, para impedir os perseguidores de continuar seguindo o Tumbler;
- Frente do carro especialmente blindada, que o deixa literalmente como um aríete em ataques ofensivos, e protege o piloto enquanto está deitado em modo “ataque”;
- Rodas dianteiras ejetáveis na forma do Batpod, quando o Tumbler sofrer danos irreparáveis, entrando em modo de auto-destruição;

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Comprimento: 15 ft (4,57 m)
Largura: 9ft 4 in (2,84 m)
Peso: 2,3 t
Aceleração: 0-60 mph em 5,6 segundos
Velocidade máxima: 160 mph (257 km/h)
Motor: Chevrolet V8 5,7 litros com cerca de 500 hp.

BATMAN BEGINS – RETOMANDO A ORIGEM DO HOMEM-MORCEGO
Depois de presenciar o assassinato de seus pais, Bruce Wayne (Christian Bale) se torna obsecado por justiça, o que o faz perambular pelo mundo buscando treinamento para combater o mal. No oriente, encontra a Liga das Sombras, liderado por Ra’s-Al-Ghul (Ken Watanabe e depois Liam Neeson), sendo treinado por ele nas técnicas de combate ninja. Quando se recusa a matar um homem, enfrenta a ira de Ra’s e destrói seu quartel general.
Christian Bale conseguiu dar uma personalidade para
Bruce Wayne e outra diferente para Batman.
Retornando a Gotham, reassume a Wayne Enterprises, descobrindo a Divisão de Ciências Aplicadas, coordenada por Lucius Fox (Morgan Freeman), com acesso a inúmeros equipamentos desenvolvidos para uso militar, porém descontinuados por diversos motivos.
Descobre a caverna sob a mansão e começa a se preparar para combater o crime, com a ajuda de James Gordon (Gary Oldman).
Ra’s Al-Ghul planeja destruir Gotham, evaporando a agua do sistema de abastecimento que está contaminada pela toxina do medo de Jonathan “The Scarecrow” Crane (Cillian Murphy), e levando as pessoas à loucura.
Batman confronta Ra’s no trem elevado, e com a ajuda de Gordon, impede-o de continuar evaporando a água e provocando alucinações na população. Seu par romântico foi Rachel Dawes (Katie Holmes), amiga de infância, que descobre o alter ego de Bruce, e no final, se afasta por não suportar um dia saber que ele não voltará para casa. 

Christopher Nolan foi contratado em 2003 para desenvolver e dirigir uma nova trilogia para Batman. Baseando-se me diversas HQ, Nolan pinçou elementos para contar o crescimento do personagem, desde a queda do jovem Bruce (The Man Who Falls – de Dennis O’Neal e Dick Giordano) no poço, onde é aterrorizado pela revoada dos morcegos – até a configuração do Batman que inspira medo nos criminosos; o Carmine Falcone veio do personagem definido em The Long Halloween (Jeph Loeb e Tim Sale), e sua sequência Batman: Dark Victory (Jeph Loeb e Tim Sale) também tiveram influência para compor o roteiro final; Batman: Year One (Frank Miller e David Mazuchelli) forneceu elementos para o sumiço de Bruce Wayne nas suas andanças pelo mundo, o Sargento James Gordon; a força policial corrupta que leva a cidade a precisar do Batman.
Dark Knight, Year One e The Long Halloween foram inspirações para Nolan
Nolan também se baseou em Blade Runner para criar o clima sombrio de Gotham City, com elementos arquitetônicos de Chicago, Nova York e Tóquio; e o Narrows teve como base a favela da cidade murada de Kowloon, de Hong Kong.
As filmagens foram feitas principalmente na Inglaterra (Shepperton Studios e externas próximas a Londres) e em Chicago (perseguições de ruas e outras externas), e no glaciar Vatnajökull, na Islândia. O filme estreou em junho de 2005 e arrecadou US$ 48 milhões na semana da estréia nos Estados Unidos e Canadá, alcançando mais de US$ 372 milhões no mundo todo.

EM ESCALA
O Tumbler segue os demais Batmóveis, sendo feito pela Hot Wheels (1:18, 1:24, 1:50, 1:64), Jada (1:24), Eaglemoss (1:43), Tomica (1:48), entre as mais conhecidas. Em Kits plásticos há vários fabricantes no mercado, entre eles a Bandai (1:35), Moebius (1:25), Monogram (1:18). A Hot Toys faz o modelo na escala 1:6, com leds nas lâmpadas e a figura do Batman. A cabine se abre e as rodas dianteiras esterçam.
O modelo da foto é da Hot Wheels, na escala 1:18, e traz um bom detalhamento, com os painéis recortados cobrindo a superfície do blindado. Infelizmente, não há abertura para visualização do motor.


REFERÊNCIAS:

Um comentário:

  1. Obrigado pelo post o filme é maravilhoso. Há grandes projetos que são o resultado de um grande trabalho de produção de um bom diretor que trabalha com um excelente roteiro e claro, uma boa escolha de elenco, para que eles tenham sucesso graças ao seu esforço. Para mim Dunkirk é um excelente exemplo de sucesso, realmente é um filme que emociona ao espectador, também é um dos melhores filmes com o ator Cillian Murphy. Não tem dúvida nenhuma que o seu trabalho, junto com todos os seus companheiros deu como resultado um filme inesquecível.

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