sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Mazda Cosmo Sport - Hot Wheels x TOMICA


O primeiro carro esportivo de produção (o NSU Ro80 era um sedan) equipado com motor rotativo Wankel de dois rotores, foi apresentado como projeto L402A, no Tokyo Motor Show em outubro de 1963. Seu design futurista e belas proporções correspondiam a um excelente desempenho e condução. O slogan da época afirmava "mais como voar do que dirigir”.

O motor criado por Wankel era conhecido pelos problemas de vedação entre os vértices dos rotores e a câmara de combustão; e o da Mazda apresentava o que os engenheiros apelidaram como “marcas de unhas do diabo” nas paredes internas da carcaça, depois de um certo tempo de operação. Depois de muitas tentativas, os engenheiros finalmente superaram esse difícil problema desenvolvendo vedações feitas de carbono de alta resistência infundido com alumínio, e assim o motor rotativo da Mazda foi aprovado para equipar este Cosmo Sport.


Com o tempo, as fabricantes que testavam os motores Wankel acabaram abandonando seus projetos, pelas dificuldades técnicas e alto custo de seu desenvolvimento; e a Mazda começou a ter sucesso nas aplicações de seu motor rotativo. Pode-se afirmar que o Cosmo Sport nasceu da tenacidade e paixão da Mazda pelo desenvolvimento dos motores rotativos.

Um ano depois, no Tokyo Motor Show de 1964, o carro foi oficialmente apresentado, e os engenheiros da Mazda trabalharam duro para melhorar a qualidade e durabilidade, visando atingir uma performance mais refinada. Em junho de 1965, os testes de resistência em alta velocidade cobriram um total de mais de 700.000 km, e finalmente em 30 de maio de 1967, o Mazda Cosmo Sport foi lançado ao mercado.

Leve e compacto, o motor L10A de dois rotores e cilindrada de 982cc (491cc em cada rotor), equivalente a 2,0 litros de um motor convencional, contava com um carburador Zenith de quatro corpos e duas velas por rotor, que dava mais estabilidade na combustão da mistura. O motor atingia a potência de 110 cv a 7000 rpm (daí vem a denominação de 110S para os mercados fora do Japão); e o torque máximo chegava a 13,3 m.kgf a 3500 rpm. Atingia a velocidade máxima de 185 km/h, fazendo o quarto-de-milha (400m) em 16,3 segundos.

A produção chegou a atingir 30 unidades/mês produzido quase que artesanalmente (esta primeira geração teve um total de 1.176 unidades produzidas entre 1967 e 1972), e o carro teve um sucesso relativo no automobilismo internacional. O Cosmo Sport abriu caminho para outros modelos da Mazda, consolidando a imagem da empresa como fabricante de carros esporte de alto desempenho movidos pelo revolucionário motor rotativo.

Os Mazda RX-7 de Fast and Furious I, II e Tokyo Drift

O Mazda RX-7 ficou bem conhecido do público quando surgiu no primeiro e segundo filmes da saga Fast and Furious, além, é claro do terceiro “Tokyo Drift”.

Em 1991 o Mazda 787B, pilotado por Volker Weidler, Johnny Herbert e Bertrand Gachot, equipado com o motor rotativo R26B (com 4 rotores, correspondendo à cilindrada de 2,6 litros), venceu as 24 Horas de Le Mans, tornando-se a primeira e única fabricante japonesa a vencer em Le Mans, assim como o primeiro e único carro com motor Wankel a vencer as 24 Horas de Le Mans.

Da minha coleção



O Cosmo Sport da Hot Wheels, Real Riders com pneus de borracha


O Mazda Cosmo Sport de 1968 é feito pela Mattel e pela TOMICA, ambos na cor branca clássica. O modelo  Hot Wheels é da Série Japan Historics 3, Real Riders, com chassi de metal e rodas diferenciadas com pneus de borracha. As rodas do TOMICA são mais próximas do original. Mesmo com preço aproximado do exemplar da TOMICA, o Hot Wheels perde em detalhamento, apesar do casting ser bem-feito em ambos, e reproduzir bem o design aerodinâmico do carro real, não abre as portas como o TOMICA; mas o recorte das mesmas é melhor no Hot Wheels, o da TOMICA tem o recorte com um aspecto meio bruto. Também os para-choques e a abertura da grade dianteira são mais bem detalhados no TOMICA, mas as linhas de recorte de portas e capôs do Hot Wheels são mais fiéis ao original. Com respeito aos faróis, nenhum dos dois reproduz bem o design original, e o TOMICA só tem um prateado em cada farol, ao passo que o Hot Wheels traz uma “sugestão” de farol dentro da cobertura transparente.



O Cosmo Sport da TOMICA, versão Limited

Referências:

https://www.mazda.com/en/innovation/stories/greatcar/cosmo-sport/

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2768_Mazda_Cosmo_Sport

https://automobile.fandom.com/wiki/1991_24_Hours_of_Le_Mans#:~:text=The%201991%2024%20Hours%20of%20Le%20Mans%20was,the%20fourth%20round%20of%20the%20Sportscar%20World%20Championship.

https://fastandfurious.fandom.com/wiki/Mazda_RX-7

http://symbolicinternational.com/vehicles/1969-mazda-cosmo-sport-siii/

https://autolivraria.com.br/bc/informe-se/passado/historia-mazda-cosmo-sport-um-pioneiro-no-motor-sem-pistoes/


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