terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Nissan Skyline GT-R V-Spec II Nür


A geração R34 do Nissan Skyline GT-R foi apresentada em Janeiro de 1999, em proporções menores do que a geração anterior, pois o público reclamou que a versão R33 era mais pesada que a R32 e tinha a performance prejudicada, ou necessitava de muito mais preparação para obter os mesmos resultados de desempenho. As versões V-Spec eram configuradas para homologação em competições, sem ar condicionado, equipamento de som, e outros itens desnecessários para corridas.

Em outubro de 2000, a Nissan apresentou a V-Spec II, com suspensão mais rígida, discos de freio traseiro maiores, capô de fibra de carbono, com duto tipo NACA, console central de irídio e pedais de alumínio. Em fevereiro de 2002 surgiu o GT-R V-Spec II Nür, assim designado pelo recorde conseguido em 1999 por um GT-R na pista de Nurburgring, com 7m52s pilotado por Kazuo Shimizu, como o mais rápido veículo de produção nesta famosa pista.


O carro tinha um motor RB26DETT incrementado com turbocompressores maiores e com maior pressão, com lâminas de cerâmica que substituíram as de metal, aumentando a durabilidade mesmo trabalhando em pressões maiores do que os anteriores; a tampa das válvulas receberam um acabamento dourado, ao invés do vermelho anterior. O velocímetro foi trocado por um que tinha o limite em 300 km/h (286 mph). No total, foram produzidas 718 unidades da versão V-Spec II Nür.

Fast & Furious 4


Brian usa a base dados do FBI para adquirir dois Skylines para preparar um carro potente e correr contra Dominic e outros pilotos que Braga está contratando para trazer drogas pela fronteira do México. Brian usa partes de um Skyline branco e outro vermelho e os instala no Skyline Azul. Depois da corrida pelos túneis da fronteira, os finalistas se juntam no deserto, mas Brian explode os carros para escapar com o contrabando de 60 milhões em heroína, planejando usá-la para negociar com Braga e capturá-lo.

Foram construídos nove Skylines para as tomadas de Fast & Furious 4; como modelos 2002, porém sobre várias plataformas de modelos GT-T de 1998 a 2001, que tinham a configuração de tração traseira apenas, porém turbinados. Isto facilitou a equipe de construção pois não precisaram desmontar o sistema de tração dianteira, como os demais GT-R. Dos seis Skylines genuínos, três foram vendidos para desmonte, dois foram destruídos nas filmagens e um sobreviveu como “Hero-Car”. Mais três carcaças em fibra-de-vidro foram montadas em chassis do Fusca, para outras tomadas secundárias, e certamente era um destes que foi explodido na tomada do deserto.


O “Hero-Car” de Brian vinha com o famoso RB26DETT com dois turbos e intercoolers Turbonetics, desenvolvendo 550 bhp, com uma caixa de seis marchas Getrag manual. Ele tinha diversas alterações, tais como as molas NISMO rebaixadas, uma gaiola de proteção, escapes NISMO, freios Rotora com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, calçado com as rodas Volk Racing, e para choques especiais NISMO Versão II, com saias laterais integradas. Internamente, vinha com sistema de som Sony com saídas nos encostos de cabeça, console de teto, pedais NISMO V-Spec II, volante MOMO forrado em alcantara, e bancos esportivos da OMP com cintos de cinco pontos; e o banco traseiro foi removido.

O “Hero-Car” atualmente pertence a um colecionador alemão de Munich, e seu odômetro marca apenas cerca de 6.000 km rodados, está sendo anunciado (Dez/2022) para venda, e especialistas calculam que poderá alcançar de €750.000 a €5 milhões.

Há expectativas sobre a sequência de Fast & Furious 10, pois no filme anterior vimos um Skyline azul chegando à casa do Toretto, e o final da saga deve ter a participação de Brian (ou por meio de seus dublês computadorizados) com uma das dezenas de carros que pilotou enquanto estava vivo.

Da minha coleção


O Skyline azul da TOMICA é uma das mais detalhadas, na escala, abre as portas e tem suspensão nas rodinhas, que são bem fiéis ao original.



Referências:

https://www.motor1.com/news/51505/nissan-skyline-gt-r-r34-from-fast-furious-4-on-sale/

https://fastandfurious.fandom.com/wiki/2002_Nissan_Skyline_GT-R_R34

https://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_Skyline_GT-R

https://en.wikipedia.org/wiki/Fast_%26_Furious_(2009_film)

Nenhum comentário:

Postar um comentário