terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Mercedes-Benz Renntransporter 1955


O Mercedes-Benz Renntransporter foi projetado para ser o transporte de carros de corrida mais rápido do mundo, idealizado por Rudolf Uhlenhaut, para levar os W194, o 300SL e o 300 SLR, além do W196 monoposto; para as pistas da Europa durante a década de 1950. Apelidado de “Blue Wonder” (Maravilha Azul), foi construído com base no chassi do 300SL, com a cabine avançada à frente do eixo dianteiro, com o motor montado logo após a cabine, era o mesmo do 300 SL, um seis cilindros em linha, de 2996 cc, com injeção direta, gerando 192 hp a 5500 rpm. Pesando 1865 kg, o "Blue Wonder" atingia 170 km/h de velocidade máxima, chegando rapidamente às pistas onde a Mercedes competia.

Rudolf Uhlenhaut, ao lado do "Blue Wonder"

Infelizmente, após a tragédia nas 24 Horas de Le Mans de 1955, onde Jean Pierre Levegh, pilotando um Mercedes, perdeu o controle saindo da pista e matando mais de oitenta pessoas; fez com que a Mercedes suspendesse sua participação em corridas por bons anos à frente. Assim, o Renntransporter foi aposentado, e a Mercedes planejou levá-lo ao Museu da fábrica em Sttutgart,com um 300SL na plataforma. No entanto, o peso dos veículos combinados ultrapassava o limite suportado pelo piso do edifício, por isso, a Mercedes usou o Renntransporter para testar peças de protótipos dos novos carros, mas com uma frequência muito irregular. Sem trabalho, nem casa, relata-se que ele passou dez anos nos Estados Unidos como um veículo de serviço da Mercedes-Benz, até ser desmontado em 1967.



Mas em 1993, ao resgatar sua história, o departamento Mercedes-Benz Classics decidiu reconstruir o “Blue Wonder”. Sem muitos dados, e baseados em fotos e antigos registros, após 6000 horas de trabalho durante sete anos, o “Blue Wonder” ganhou vida novamente!



A maioria dos acessórios veio do Tipo 180, e lamentamos que a réplica que foi reconstruída pela Mercedes tem um motor quatro cilindros a gasolina acoplado a uma caixa de câmbio de 5 marchas, ao invés do seis em linha de 3 litros do 300SL. Talvez um aspecto se perdeu no tempo, e os registros existentes não trazem nenhuma referência sobre o fato do Renntransporter ter sido pintado de azul, ao invés da tradicional cor prata dos carros de competição alemães. Quem pode saber ?

Para saber sobrea  história do Mercedes-Benz 300SL, acesse a matéria do meu blog, no link:

https://leotogashi.blogspot.com/2022/04/mercedes-benz-300-sl-asa-de-gaivota.html

Da minha coleção


O Mercedes-Benz Renntransporter 1954 na escala 1:64 é da NOREV, e reproduz com fidelidade as linhas exóticas do “Blue Wonder”, conforme reconstruído pela Mercedes. As rodas são bem caprichadas, com o logo das três pontas, o para choques e a grade dianteira são bem acabadas, e os faróis são peças individuais, não pintados no casting.

As lanternas traseiras e o logo Mercedes na tampa traseira tem boa resolução e a plataforma é muito bem acabada, para acomodar o carro transportado. No caso desta mini, veio um 300 SL vermelho, também com o mesmo nível de acabamento, e com as portas se abrindo como asas de uma gaivota. As rodas do 300SL tem um cubo rápido, e o pneus são de borracha.



300 SL, NOREV


O casting é muito bem feito, sem imperfeições, com uma pintura brilhante e uniforme. Apenas os para choques poderiam ser prateados, e o recorte das janelas das portas ficou com as colunas muito largas, não correspondendo ao original; creio que tendo as portas que se abrem, o designer achou por bem deixar as colunas mais largas e resistentes.

Team Trasnport #70, Hot Wheels, 2024


Mercedes-Benz 300 SL, Hot Wheels, 2024



O set da Mattel é da Série Team Transport, #70, de 2024, também com o Renntransporter "Blaues Wunder" (Maravilha Azul, em alemão), junto com o Mercedes-Benz 300 SL "Asa-de-Gaivota" na plataforma. O acabamento é mais cuidadoso do que os modelos da linha normal, com faróis e lanternas demarcadas, assim como os emblemas da estrela de três pontas. As rodas são especiais, com pneus de borracha, e a base é de metal. Apenas não tem partes móveis como o da NOREV.

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