sábado, 19 de agosto de 2023

’49 Ford F1

 

A Ford F1 de 1949
Esta pick-up foi a primeira da longeva serie F, que foi lançada em 1948, e foi notável porque o chassi que utilizava foi desenvolvido exclusivamente para a pick-up, que teria desdobramentos para outros veículos comerciais, como vans e caminhões para o segmento mais pesado. Esta pioneira geração foi produzida de 1948 a 1952, e todos os modelos foram equipados com o conhecido motor Flathead com seis cilindros em linha ou V8.

Após o fim da Segunda Guerra, a Ford ainda produzia seus automóveis e pick-ups projetados em 1941, mas em 1947 começou a renovar o projeto de todos os seus veículos, ampliando a gama de utilizações que podiam ter, com novas diretrizes de melhor direção, mais conforto e espaço, e uma grande valorização para o cliente.

Com o design renovado, foi a primeira pick-up do pós-guerra totalmente nova no mercado. O novo chassi trazia uma terceira travessa que proporcionava maior resistência para trabalhos pesados. Além disso, a Ford foi a única fabricante a oferecer motores V8 para as pick-ups e caminhões médios até 1954, e também instalar amortecedores telescópicos nas suspensões, mais eficientes para rodar em estradas não pavimentadas.

Cabine mais espaçosa e confortável

O novo design da cabine era 7 polegadas mais largo que a anterior, assim como as portas eram 3 polegadas maiores, melhorando o acesso; o para-brisa era 2 polegadas maior na altura, somado à vigia traseira também maior, oferecia melhor visibilidade em todas as direções. Com a cabine maior, os bancos tinham regulagem de distância e inclinação, trazendo mais conforto e segurança ao motorista. A cabine era afixada ao chassi com buchas e barras de torsão na parte traseira, para isolar as vibrações e diminuir o ruído interno.

Os para-lamas dianteiros eram salientes, mais altos e se ligavam formando uma superfície com um rebaixo onde eram inseridos os faróis circulares, separados por uma grade com cinco largas barras horizontais. Acima disso vinha o capô do motor com duas pequenas aberturas com frisos cromados. A caçamba acompanhava a largura da cabine, e os para-lamas traseiros bojudos se projetavam da lateral da carroceria.

Ford F1 de 1950, com a nova grade

A mudança mais notável no visual veio em 1950, onde a abertura da grade ficou maior e uma peça mais robusta substituiu os cinco frisos horizontais, e versão com motor V8 ganhou um emblema logo abaixo do bico do capô dianteiro.

Ford F1 1951

A versão Panel Van


A motorização disponível era um Flathead seis cilindros em linha, de 226 cid (3,7 litros) com 95 hp a 3300 rpm; o Flathead V8 tinha 254 cid (4,16 litros) tinha 100 hp a 3800 rpm. A caixa de cambio podia ter 3 velocidades, e uma mais reforçada opcionalmente para trabalhos mais pesados, sempre manual. Ela pesava 4,700 lb (2.132 kg) e podia transportar 500 kg de carga, na caçamba que media 1,98m de comprimento, e comportava um volume de 1,3 m3. O piso da área de carga era revestida por pranchas de madeira.

Ford COE (Cabin Over Engine)

Ford F6, chassi para onibus

A Série F de pick-ups e caminhões da Ford ainda está em linha, sendo a F-150 o veículo mais vendido nos EUA há vários anos, até mais do que automóveis propriamente ditos. Os modelos além da F1, eram as F2 até a F8, com capacidades de carga de ¾ ton.; 1 ton.; 1; ½ ton.; 2 ton., e as F7 e F8 eram apelidadas de “Big Job”, estes caminhões ou cavalos mecânicos tinham peso bruto entre 7.700 e 10.000 kg. As F5 e F6 tinham a cabine sobre o motor (COE), e eram direcionadas para carrocerias normais de carga, ou encarroçados por terceiros para ônibus.

O Big Job Fire Truck


Da minha coleção

Ford F1 1949, da Série HW Flames, Mainline de 2018

A Ford F1 de 1949 [e da Hot Wheels, da Série HW Flames (2018), pintura Metalflake Red, com flames amarelas e contornos vermelhos. O casting reproduz bem a versão F1 desta linha.

Ford COE, da Série Pop Culture: Star Trek, de 2018

O outro caminhão é um ’49 Ford COE (Cabin Over Engine), em que a cabine fica mais avançada sobre o motor, numa posição mais elevada do que as cabines “normais”. É um temático da Série Pop Culture: Star Trek, lançada em 2014; vem decorada com a imagem do Cap. Kirk nas laterais.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_F-Series_(first_generation)

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2749_Ford_F1

https://www.conceptcarz.com/s18964/Ford-F-1.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário