A Ford F1 de 1949 |
Após o fim da Segunda Guerra, a Ford ainda produzia
seus automóveis e pick-ups projetados em 1941, mas em 1947 começou a renovar o
projeto de todos os seus veículos, ampliando a gama de utilizações que podiam
ter, com novas diretrizes de melhor direção, mais conforto e espaço, e uma
grande valorização para o cliente.
Com o design renovado, foi a primeira pick-up do
pós-guerra totalmente nova no mercado. O novo chassi trazia uma terceira
travessa que proporcionava maior resistência para trabalhos pesados. Além
disso, a Ford foi a única fabricante a oferecer motores V8 para as pick-ups e
caminhões médios até 1954, e também instalar amortecedores telescópicos nas
suspensões, mais eficientes para rodar em estradas não pavimentadas.
Cabine mais espaçosa e confortável
O novo design da cabine era 7 polegadas mais largo que
a anterior, assim como as portas eram 3 polegadas maiores, melhorando o acesso;
o para-brisa era 2 polegadas maior na altura, somado à vigia traseira também
maior, oferecia melhor visibilidade em todas as direções. Com a cabine maior, os
bancos tinham regulagem de distância e inclinação, trazendo mais conforto e
segurança ao motorista. A cabine era afixada ao chassi com buchas e barras de
torsão na parte traseira, para isolar as vibrações e diminuir o ruído interno.
Os para-lamas dianteiros eram salientes, mais altos e
se ligavam formando uma superfície com um rebaixo onde eram inseridos os faróis
circulares, separados por uma grade com cinco largas barras horizontais. Acima
disso vinha o capô do motor com duas pequenas aberturas com frisos cromados. A
caçamba acompanhava a largura da cabine, e os para-lamas traseiros bojudos se
projetavam da lateral da carroceria.
Ford F1 de 1950, com a nova grade
A mudança mais notável no visual veio em 1950, onde a abertura
da grade ficou maior e uma peça mais robusta substituiu os cinco frisos
horizontais, e versão com motor V8 ganhou um emblema logo abaixo do bico do
capô dianteiro.
Ford F1 1951 |
A versão Panel Van |
A motorização disponível era um Flathead seis cilindros em linha, de 226 cid (3,7 litros) com 95 hp a 3300 rpm; o Flathead V8 tinha 254 cid (4,16 litros) tinha 100 hp a 3800 rpm. A caixa de cambio podia ter 3 velocidades, e uma mais reforçada opcionalmente para trabalhos mais pesados, sempre manual. Ela pesava 4,700 lb (2.132 kg) e podia transportar 500 kg de carga, na caçamba que media 1,98m de comprimento, e comportava um volume de 1,3 m3. O piso da área de carga era revestida por pranchas de madeira.
Ford COE (Cabin Over Engine) Ford F6, chassi para onibus
A Série F de pick-ups e caminhões da Ford ainda está
em linha, sendo a F-150 o veículo mais vendido nos EUA há vários anos, até mais
do que automóveis propriamente ditos. Os modelos além da F1, eram as F2 até a
F8, com capacidades de carga de ¾ ton.; 1 ton.; 1; ½ ton.; 2 ton., e as F7 e F8
eram apelidadas de “Big Job”, estes caminhões ou cavalos mecânicos tinham peso
bruto entre 7.700 e 10.000 kg. As F5 e F6 tinham a cabine sobre o motor (COE),
e eram direcionadas para carrocerias normais de carga, ou encarroçados por
terceiros para ônibus.
O Big Job Fire Truck |
Da minha coleção
Ford F1 1949, da Série HW Flames, Mainline de 2018
A Ford F1 de 1949 [e da Hot Wheels, da Série HW Flames
(2018), pintura Metalflake Red, com flames amarelas e contornos vermelhos. O
casting reproduz bem a versão F1 desta linha.
Ford COE, da Série Pop Culture: Star Trek, de 2018
O outro caminhão é um ’49 Ford COE (Cabin Over
Engine), em que a cabine fica mais avançada sobre o motor, numa posição mais
elevada do que as cabines “normais”. É um temático da Série Pop Culture: Star
Trek, lançada em 2014; vem decorada com a imagem do Cap. Kirk nas laterais.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_F-Series_(first_generation)
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