quinta-feira, 24 de agosto de 2023

2 Jet Z - Hot Wheels Legends Tour


Luis Rodrigues é um admirador dos aviões caça, e apaixonado pelos carros que correm em Bonneville Salt Flats. Juntar as suas paixões era uma coisa óbvia, então, procurando por um tanque de avião para construir um carro no estilo “Belly Tanker”, percebeu que ele iria ficar muito pesado, e teria algumas restrições na construção. Ele se deparou com uma obra de arte conceitual intitulada "The Face Peeler" de Dwayne Vance e Luis encontrou sua inspiração. "Entrei em contato com Vance e, com a permissão dele, consegui criar o que sonhei."

Pegando um motor Toyota 2JZ do Supra, projetou um chassi tubular de molibdênio cromado, com o motor entre eixos na traseira, e com um cockpit de avião, as rodas ficaram naturalmente descobertas. A “carroçaria” foi montada com chapas de alumínio rebitadas, um único assento esportivo personalizado foi instalado na cabine, cujo painel tem instrumentos no estilo aviação, com o teto-concha feito em Lexan, se abre como uma cabine de caça, basculando para entrar e sair do carro.


O motor é um 2JZ-GTE, um clássico que aceita preparações variadas, com alguns especialistas conseguindo até 2.000 hp com toda pressão que conseguem colocar no 3,0 seis cilindros da Toyota. Luis colocou pistões Wiseco e pinos da ARP, o cabeçote tem comando BC, molas de válvulas e retentores Ferrea. O Twin-Turbo original foi trocado por apenas uma turbina PTE 6262, com válvula de alívio TIAL e um escapamento exclusivo, cuja ponteira foi montada com as lâminas de uma peça culinária para cozimento de legumes no vapor, e acabou ficando semelhante a um bico de motor a jato. Estas lâminas se abrem e fecham conforme o pedal do acelerador é pressionado,; na prática, um preciosismo visual.


Com o chip na ECU (Electronic Central Unit) AEM V1, o motor produz 517 hp normalmente, mas com a ação do turbo, chega a 627 hp. Acoplado a uma transmissão Subaru STi 2010 de seis velocidades, embreagem ACT 6-Puck e volante Fidanza personalizado, e semi-eixos Driveshaft Shop que suportam 1.000 hp, combinados com a suspensão especialmente desenvolvida com braços Duplo-A, barras estabilizadoras na dianteira e traseira, conjunto de mola-amortecedor Speedway, montados com balancins na horizontal na frente e inclinados atrás.


Com um peso de apenas 650 kg, e mais de 600 hp, dá pra imaginar o quanto anda e acelera o 2 Jet Z de Luis Rodrigues, que levou um ano e meio para finalizar seu projeto.

O 2 Jet Z premiado no Legends Tour de 2018

Para celebrar os 50 anos da marca Hot Wheels, a Mattel criou o Hot Wheels Legends Tour, evento que ocorreu em 15 cidades americanas, onde os donos de carros customizados se candidatavam para seus modelos serem selecionado a se tornar uma miniatura Hot Wheels. A final foi realizada no SEMA Show de 2018, em Las Vegas, Nevada.

O 2 Jet Z venceu este primeiro Hot Wheels Legend Tour, e em 2020, chegou às lojas a miniatura no blister tradicional dos Hot Wheels, o projeto de Luiz Rodrigues, assinado por Manson Cheung, designer da Mattel responsável pela redução na escala 1:64.

Os vencedores dos eventos seguintes foram: em 2019 o The Nashole de Greg Salzillo; em 2020 o Pontiac Firebird Trans-Am de 1970 de Riley Stair; em 2021 o Volvo P1800 1969 de Lee Johnstone, quando o evento se abriu para outros países; e em 2022 Craig Meaux levou o seu Autozam Scrum, um mini-truck japonês, um típico Key-Car, mas equipado com um monstruoso Chevy Big-Block de 454 cid e enormes rodas Off-road de 30 polegadas de diâmetro.

Da minha coleção


O 2 Jet Z que saiu na Série HW Dream Garage, em 2020 reproduz o carro de Luis Rodrigues; e curiosamente, a obra de arte conceitual “The Face Peeler”, que o inspirou a construir o carro, é de autoria de Dwayne Vance, um funcionário da Mattel, que trabalha com os Hot Wheels.



Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/2_Jet_Z

https://www.motortrend.com/features/1809-the-2jetz-creation-making-a-dream-into-reality/

https://www.gtplanet.net/the-2-jet-z-is-crowned-the-hot-wheels-legends-tour-champion-at-sema-2018/

Nenhum comentário:

Postar um comentário