quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Custom ’41 Willys Coupe

 


A Willys Americar era uma linha de automóveis produzida pela Willys-Overland Motors, de 1937 a 1942, em várias versões como sedan, coupe, station-wagon ou pick-up.

No período da II Guerra, muitos fabricantes voltaram sua produção para os esforços militares, e a Willys-Overland foi premiada com o contrato para produzir o famoso Jeep para as Forças Armadas americanas. Após o fim do conflito, a Willys buscou assegurar o sucesso do Jeep, agora no mercado civil, com a versão CJ (Civilian Jeep), e manteve a sobrevivência da companhia, e selou o destino da linha Americar. As tentativas de renovação da linha de automóveis não tiveram o sucesso esperado, até o lançamento do Aero-Willys, dez anos depois, um modelo que chegou a ser fabricado no Brasil de 1960 a 1962.




O modelo coupe se tornou muito popular preparado como Hot-Rod, tanto os primeiros exemplares, como posteriormente, os modelos feitos de fiberglass. O fraco motor de quatro cilindros, a falta de peças de reposição e de assistência técnica tornou o Willys coupe um mico, que ninguém queria, fazendo o preço de mercado despencar. Com a nascente tendencia dos jovens prepararem seus carros para as corridas de Dragsters, e o surgimento dos Hot Rods, o Willys coupe era o carro preferido pelo seu baixo preço. A preparação tinha muitas alternativas, com a troca dos motores, câmbio, rodas e suspensões, para deixá-lo competitivo nas pistas de quarto-de-milha, ou para os rachas de saída de semáforos.


Um dos pilotos que fizeram a fama do Willys 41 foi Big John Masmanian, nas pistas de Long Beach, California, no início dos anos 1960. Ele atingiu 149 mph abaixo dos dez segundos para o quarto-de-milha com o seu Willys Coupe, equipado com um monstruoso V8 Chrysler Hemi, alimentado por um compressor de caminhão da GMC, fazia o rugido do pequeno e leve Willys tremer o piso e as ondas de choque vibravam o tórax de quem estava nas arquibancadas, para ver o carro disparar, deixando uma nuvem de fumaça branca depois que a luz verde se acendia.

Encontrar um Willys Coupe no estado original hoje é muito difícil, mas diversas empresas produzem o kit em fiberglass, tornando possível combinar chassis e motores potentes para fazer bonito nas competições, ou apenas para desfilar com um carro que ninguém queria, mas se tornou um clássico décadas depois de sair de produção.

Da minha coleção






O Willys 41 coupe entrou para a minha coleção em 2022, mas é um exemplar de 2011, distribuído exclusivamente para as vendas na rede de lojas Walmart. Ele tem a decoração idêntica ao modelo comum da Hot Wheels, mas as rodas vêm com um friso vermelho, imitando as rodas das versões RLC (Red Line Club), edições especiais que somente os membros deste clube podem adquirir.

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Willys_Americar

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_%2741_Willys_Coupe#2009_card

https://autorestorer.com/articles/1941_willys_americar_coupe-610

Nenhum comentário:

Postar um comentário