O Lancer EVO pilotado por Brian em 2Fast 2Furious
O Mitsubishi Lancer era fabricado no Japão desde 1992,
mas o modelo não era exportado para os Estados Unidos, nem mesmo quando o
Lancer começou a fazer sucesso no WRC, depois de 2001.
O modelo 2002 era equipado com o motor 4G63, de quatro
cilindros com 2,0 litros e 16 válvulas, duplo comando no cabeçote, com turbocharger
e intercooler, gerando 276 hp, mas era declarado que tinha 271 hp para atender
à legislação japonesa que limitava a potência dos motores de 2,0 litros. O
bloco era de ferro, mas o cabeçote era de alumínio, com válvulas refrigeradas a
sódio e 8,8:1 de taxa de compressão. O câmbio era sequencial de cinco marchas,
com tração nas quatro rodas, e diferencial com deslizamento limitado a 50-/50 e
acoplamento viscoso. Tinha o sistema NOS (Nitrous Oxide System), e uma gaiola
interna com 9 pontos de apoio.
O monobloco recebeu reforços estruturais que aumentaram a rigidez torcional, os paralamas ganharam alargadores para acomodar rodas e pneus mais largos (DAMD Body Kit), várias aberturas com telas para refrigeração do motor e freios, além do destacado spoiler ARC na tampa traseira do carro. Os freios da Brembo tinham quatro pistões nos dianteiros e dois pistões nos traseiros.
O turbo de titânio foi substituído por um de ferro fundido, que dissipa melhor o calor gerado, e passou a ser equipado com um redutor do turbo-lag, para melhor resposta nos picos de acelerações. O carro fazia de 0-60 mph em 4,8 segundos e o quarto-de-milha em 13,3 segundos a 98 mph157,6 km/h). Sua velocidade máxima atingia 157 mph (252 km/h).
Foram preparadas quatro unidades para as filmagens de
2 Fast 2 Furious, e esse é um dos raros carros que não foram destruídos nas tomadas
do filme. Essas unidades deveriam ser enviadas para uma equipe de Rally na Áustria,
mas foram desviadas do seu destino quando a produção requisitou os exemplares
para as gravações.
Lançado em 2005 pela Hot Wheels, o Lancer Evolution VII é a sétima geração do Lancer. Ele tinha uma carroçaria de plástico (!?!), e só recebeu o casting de metal na reforma de 2008, e apesar de grafado na sua base como “Mitsubishi EVO”, ele é referido como “Mitsubishi EVO 7” na nomenclatura interna.
A mini saiu num Pack de cinco carros da franquia Fast & Furious, comprado no Japão, em 2021. Recebeu uma troca de rodas especiais e pneus de borracha da AC Custon, e um detalhamento melhor nos faróis, lanternas, aberturas da grade a capô, espelhos e molduras das janelas, pintura do aerofólio traseiro e limpadores do para brisa. No pack vieram também o Bel Air 62 vermelho, que não consegui descobrir de qual filme participou; o Ford GT40 azul de F&F 5; o Ford Gran Torino de 2Fast 2Furious e o Nissan 370Z de Tokyo Drift.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Lancer_Evolution_7
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/2002_Mitsubishi_Lancer_Evolution_VII
https://hotwheels.fandom.com/wiki/2008_Lancer_Evolution
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Mitsubishi_EVO
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Lancer_Evolution_VI
https://gomotors.net/car-reviews/Mitsubishi-Lancer-Evo-8/
https://www.thetruthaboutcars.com/2017/01/mitsubishi-lancer-dead-heres-why/
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/List_of_Cars_in_The_Fast_and_the_Furious_(series)
Nenhum comentário:
Postar um comentário