O modelo X-34 apareceu no primeiro filme da saga Star Wars, era pilotado por Luke Skywalker pelas areias do deserto entre a propriedade de Lars e os postos avançados como a Estação Tosche e Anchorhead. Ele é utilizado também quando Luke, Obi-Wan e os droids deixam o planeta Tatooine depois que sua família foi dizimada pelas forças do Imperio. Luke vendeu o Speeder em Mos Eisley, para ajudar a pagar a passagem para Alderaan.
O Speeder foi fabricado pela SoroSuub Corporation, e
tem 3,4 m de comprimento, acomodando dois ocupantes e tem travas magnéticas
para prender Droids ou outras cargas atrás dos bancos. Tem também um para-brisa
retrátil que pode isolar a cabine, além de um scanner de solo e faróis de visão
noturna. É impulsionada por três motores a turbina refrigeradas a ar, que o
levam a 250 km/h, levitando a uma altura de até 1 metro do solo. utilizando a
tecnologia de repulsão eletromagnética para flutuar sobre a superfície do
terreno.
Para as filmagens, o designer de produção Roger Christian, da Ogle Design, utilizou o chassi do triciclo Bond Bug e camuflou as rodas para simular a flutuação do veículo. Em algumas tomadas, espelhos instalados em angulo na parte inferior refletiam o chão para dar a ilusão pretendida por George Lucas; e na remasterização dos DVD's foram usados efeitos digitais, recursos que não estavam disponíveis na ocasião do primeiro lançamento.
O Landspeeder de Luke é um dos cinquenta veículos selecionados para exibição no Hollywood Dream Machines, que fica no Petersen Automotive Museum. A mostra tem o foco nos mais importantes veículos dos filmes de ficção científica e fantasia. O X-34 foi escolhido não apenas pelo desempenho no roteiro de Star Wars, mas também pela contribuição temática na saga de George Lucas.
Da minha coleção
O Landspeeder de Luke Skywalker é o do lançamento, tem a cor do original e os sinais de desgaste e uso. A mini está numa escala aproximada de 1:40, mas é uma miniatura bem legal na coleção. A turbina esquerda não tem a capa de proteção, e a Mattel reproduz da mesma forma a miniatura.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Landspeeder
https://www.starwars.com/databank/x-34-landspeeder
Nenhum comentário:
Postar um comentário