Durante a temporada de 1971, a Porsche continuava a
desenvolver o 917, e uma das versões (chassi 917-20) já contemplava uma opção
mais aerodinâmica visando levar o carro para a Can-Am Series; e Anatole Lapine (Designer-chefe)
ficou encarregado de refinar o projeto deste 917, preparando-o para participar
das 24 Horas de Le Mans em 1971. Era um trabalho conjunto com a francesa SERA, e
a direção da Porsche preteriu os desenhos de Lapine em favor dos franceses.
Lapine não gostou nada disso, e para amenizar as
coisas, deixaram com ele a incumbência de criar o design visual que o carro
teria. Era a chance que o descontente Lapine precisava para compensar a afronta
com os franceses e a direção da Porsche. Como o carro ficou mais “gordo”, Lapine
decidiu pintá-lo de rosa, criando uma decoração inspirada nos cortes tracejados
de açougueiro, com o nome das partes de um porco, ganhando assim o apelido de "Der
Trüffeljäger von Zuffenhausen", ou “Truffle Hunter de Zuffenhausen”, ou
“Pink Pig” (porco rosa). Os franceses o chamaram de “Le Cochon Rose”, “Britons”,
e “Big Bertha”.
A traseira do 917-20 modificada |
Se Lapine queria que a Porsche ficasse malvista na corrida, o efeito foi o contrário, pois a decoração do Pink Pig chamou atenção
da imprensa e do público, que amou o visual do carro, tanto que ganhou os
vários apelidos, em francês, inglês e alemão, virando um ícone no mundo das
corridas automobilísticas.
Para combinar as vantagens da configuração de cauda
curta e longa, os engenheiros mantiveram as bitolas nas medidas originais, mas
ampliaram a largura da carroçaria feita em alumínio em 9,5 polegadas, de modo
que as rodas ficaram mais ao fundo nos paralamas. Também a traseira ganhou um
novo design, e as barbatanas verticais se mantiveram no final dos paralamas
traseiros. O nariz do carro foi rebaixado, mas era diferente dos LH anteriores.
O carro era equipado com o Flat-12 de 4,9 litros, com 600 hp a 8300 rpm, que levavam seus 909 kg a 360 km/h. Inscrito nas 24 horas de Le Mans, em 1971, era um dos carros mais rápidos nas sessões de classificação, apesar de ter sido pouco testado em pista. Ele se qualificou em 7º lugar na largada, e andou um bom tempo em terceiro na corrida, mas à noite, Reinhold Joest, que corria em dupla com Willi Kauhsen, bateu na Arnage na volta 180, com 12 horas de corrida, depois que os freios falharam.
O 917-20 Pink Pig nas 24 Horas de le Mans, 1971 |
Da minha coleção
O Porsche 917 da Majorette, na decoração “Pink Pig” remete ao chassi 917-20, mas vem na configuração KH (Kurzheck, “cauda curta”), e não reproduz corretamente o design do Pink Pig original. De todo modo, ele abre o capô traseiro e agrega esta decoração na coleção dos 917.
Referências:
https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Porsche_917
https://newsroom.porsche.com/en/history/917-20-sau-10894.html
https://matraxlubricants.com/4567-2/
https://newsroom.porsche.com/en_US/company/porsche-917-top-5-livery-color-combinations-19735.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_917
https://www.planetf1.com/news/2023-le-mans-24-hours-results
https://leotogashi.blogspot.com/2017/04/porsche-917-k-um-supercarro-de.html
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