sexta-feira, 8 de março de 2024

Carros e Filmes: Batman & Robin Batmobile


Depois que o Charada destruiu o Batmóvel no filme anterior de Batman, ele construiu o novo Batmóvel para se deslocar por Gotham City. Batman (George Clooney), novamente com Robin (Chris O’Donnel) lutando ao seu lado, enfrenta Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) e Poison Ivy/Dr. Pamela Isley (Uma Thurman), com Bane (Michael Reid McKay) como guarda-costas de Poison Ivy.

Dirigido por Joel Schumacher e escrito por Akiva Goldsman, foi lançado nos Estados Unidos e Canadá em 20 de junho de 1997, obtendo mais de 42 milhões de faturamento no fim de semana do lançamento. Apesar do elenco de sucesso, o quarto filme da franquia Batman dos anos 1990 não seguiu bem nos meses seguintes.


Alvo de críticas pelo tom irreverente, às vezes comparado ao clima do seriado de TV de 1966, o orçamento de produção entre 125/160 milhões de dolares, faturou 238,2 milhões de dolares no mundo inteiro. A Warner Bros. Reconheceu que a performance do filme não foi tão boa no território americano, mas teve boa recepção no restante do globo.




Além das críticas sobre a abordagem mais humorística ou cômica do roteiro, Desson Howe, do Washington Post, criticou o design de produção extravagante, chamando-o de “um desfile de moda de verão vagamente chamativo”, e profetizando que o filme deveria encerrar a série de Batman.


O Batmóvel deste filme teve o design de Harald Belker, parcialmente inspirado nos modelos Jaguar Type D e no Delahaye 165, com seu longo capô dianteiro e para-lamas estendidos. A TFX ficou responsável pela construção do carro, e equipou o modelo com um V8 da Chevrolet Small-Block que levava o carro até 220 km/h. Os pneus tinham o logo do morcego e as calotas iluminadas, com os LEDs pulsantes nas laterais e a tradicional turbina na traseira com enormes asas de morcego, e diferente dos anteriores, era um monoposto, somente para o Batman, pois Robin tinha o Redbird para se deslocar por conta própria.



Da minha coleção



O Batmobile de Batman & Robin é da Série Batman, que saiu em 2024, um novo casting na Mainline dos Hot Wheels. O modelo havia sido lançado em 2004 na Série Hot Wheels 100%, e em 2012 na Série de escala 1:50, um pouco maior e mais bem detalhados.



No entanto, este Batmobile não faz feio, as proporções são corretas, apenas as aletas de morcego acabam ficando espessas demais, devido às normas de segurança para as crianças. As rodas são as AeroDisc, de plástico.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Batman_%26_Robin_Batmobile

https://batman.fandom.com/wiki/Batmobile_(Batman_%26_Robin)

https://www.imdb.com/title/tt0118688/

Nenhum comentário:

Postar um comentário