sexta-feira, 15 de março de 2024

Camaro Z28 - 1970

 


A segunda geração do Camaro foi produzida de 1970 a 1981, e era maior, mais larga e mais baixa do que a anterior, foi apelidada de “Super Hugger”, com uma plataforma totalmente redesenhada, mas com o mesmo conceito de monobloco com um subchassi dianteiro, braços de suspensão em “A” na frente e molas semielípticas atrás.

O modelo ganhou melhorias em performance e conforto, o acabamento melhorou o isolamento de ruídos e ganhou agilidade nas estradas, fruto da experiência dos engenheiros com as competições da geração anterior. Direção, freios e equilíbrio dinâmico eram fatores elogiados pela imprensa automotiva na época. Opcionais de alta performance eram disponíveis, mas com o advento da crise do petróleo e as demandas para redução de emissões acabaram tirando potência dos motores e priorizando a economia de combustível nos anos à frente.

O motor LT-1 do Corvette no cofre do Camaro Z28

A versão Z28 Special Performance Package vinha equipada com o V8 de 350 cid (5,7 litros) LT-1 do Corvette, com 360 hp a 5600 rpm, e 380 lb-ft de torque a 4000 rpm, bem melhor do que o V8 302 cid aplicado entre 1967-69 na geração anterior. O carburador quádruplo era um Holley com 780 cfm o câmbio de quatro velocidades manual podia ter um opcional de três marchas Turbo Hidramatic 400 pela primeira vez no modelo.

No teste realizado pela revista Car and Driver, o Z28 marcou 5,8 segundos para fazer de 0-60 mph; 14,2 segundos de 0-100 mph; fez o quarto-de-milha em 14,2 segundos a 100,3 mph. A velocidade máxima atingia 118 mph (190 km/h)

O Camaro Z28 foi descontinuado em 1975 (recebeu um face-lift em 1974), com o V8 de 350 cid gerando 145 hp, mas os números de potência seguiam a nova regulamentação para mostrar valores líquidos, ao invés dos brutos até então. O Z28 só voltou ao catálogo em 1977, mas como um modelo da linha, e não como um pacote opcional (RPO) como antes; em grande parte porque o Firebird Trans-Am estava vendendo mais de 46.000 unidades naquele ano.

Com o V8 de 350 cid agora com 185 hp, carburador quádruplo, a maioria dos Z28 era equipada com transmissão automática e ar-condicionado. Trazia também vários elementos do pacote RPO, como comandos especiais, pistões e cárter forjados, válvulas de maior diâmetro, bloco do motor com quatro mancais, compartilhando o motor do Corvette LT-1.

Camaro Z28, 1978

A reestilização de 1978 trouxe a frente e traseira em uretano, dispensando os para-choques, mas ainda os mantinham visualmente, para diferenciar dos Firebird, que não mais os possuíam. Os modelos 1981 foram os últimos Z28 da segunda geração, ainda com o V8 de 350 cid (5,7 litros), mas configurado com  as novas regulamentações de controle de emissões, vinha com o CCC (Computer Command Control) pela primeira vez. Era a primeira geração dos módulos eletrônicos de controle que mais tarde informatizaram os automóveis modernos. Entre os sensores e controles, havia o sensor de oxigênio, carburador eletrônico, sensor de aceleração, sensores no sistema de refrigeração, medidor de pressão barométrica, MAP (Manifold Absolute Pressure), e ferramentas de autodiagnóstico facilitando sobremaneira detectar falhas e defeitos no carro.

Camaro Z28, 1981


Da minha coleção



O Camaro Z28 apareceu pela primeira vez na linha dos Hot Wheels em 2011, na Série New Models. O modelo da foto é da Série HW Performance 4/10, de 2012. Vem com a decoração com o logo da Champion, famosa marca de velas de ignição. A pintura em Metalflake Black, no casting que traz o spoiler dianteiro e traseiro, com rodas comuns 5SP.




Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Camaro_Road_Race

https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Camaro_(second_generation)

https://www.caranddriver.com/reviews/a15141878/1970-chevrolet-camaro-z-28-road-test-review/

 

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