![]() |
Plymouth Belvedere 1967 |
O Plymouth GTX foi apresentado em 1967 como Belvedere GTX, na divisão Plymouth da Chrysler. Era um modelo médio de luxo da linha, posicionada como o “Muscle-car dos gentlemens”, equipado como motores V8 de 440 (7,2 litros) Super Commando, ou 426 (7,0 litros) Hemi.
Utilizava a mesma plataforma B-Body de outros modelos
Plymouth, e o modelo de 1971 recebeu uma reestilização com linhas mais aerodinâmicas
(“fuselage”), com para brisa inclinado, com um para choque dianteiro envolvendo
a grade e faróis recuados dentro dela. Este modelo foi o último GTX como modelo
independente, disponível somente na carroçaria coupe, pois o conversível foi
cancelado.
![]() |
Plymouth GTX 1970 |
![]() |
Plymouth GTX 1971 |
Os motores eram um V8 440 cid com carburador quádruplo, gerando 370 hp a 4600 rpm e 480 lb-ft de torque a 3200 rpm; outro 440 cid com três carburadores duplos (Six Pack) com 385 hp a 4700 rpm e 490 lb-ft de torque a 3200 rpm, e o 426 Hemi com 425 hp a 5000 rpm, com 490 lb-ft de torque a 4000 rpm. O câmbio podia ser um manual de quatro velocidades ou o Torque Flite automático de três. No início da década de 1970, os fabricantes aproveitavam ainda a onda dos Muscle-Cars, e a Chrysler conseguia boas vendas com o Dodge Charger, construído na mesma plataforma do Plymouth GTX acabando por canibalizar as linhas e fazer as vendas do Plymouth começarem a cair. Num teste da revista Car & Driver em novembro de 1970, o modelo básico do GTX com motor 440 cid e 370 hp fez de 0-60 mph (96,54 km/h) em 6,5 segundos, e o quarto-de-milha (402,25 m) em 14,9 segundos a 95,4 mph (153,49 km/h).
![]() |
O modelo com o Air Grabber no capô |
Um detalhe que era atraente para os que desejavam performance, era o “Air Grabber”, uma parte no centro do capô dianteiro que se abria como uma tomada de ar para forçar o ar para dentro do cofre do motor, controlado pelo motorista nas acelerações para conseguir mais desempenho.
![]() |
O Interior do GTX |
Posicionado como um Muscle-Car mais luxuoso, o interior era bem acabado e confortável. Bancos individuais, estofamento com materiais de alta qualidade, o painel com instrumentação voltada para o piloto, ar condicionado, vidros elétricos, console central, rádio AM/FM eram algumas das amenidades do GTX. Apesar do tamanho e peso, o GTX tinha um desempenho dinâmico muito bom nas estradas. A plataforma B-Body tinha uma boa estabilidade e era bem equilibrada ao fazer curvas, fazendo a pilotagem do GTX ser divertida e confiável aos motoristas que exigiam um pouco mais do carro. Nesse quesito, os componentes da suspensão eram reforçados, e os pneus voltados para melhor desempenho ajudavam na manobrabilidade do GTX.
As normas de restrições de emissões reduziram a taxa de compressão, fazendo os motores produzirem menor potência. Era um período em que o governo endurecia com normas de segurança cada vez mais rígidas, e modelos como os Muscle-Cars que esbanjavam potência e desempenho eram vistos como vilões da integridade dos motoristas e passageiros. Das 2.942 unidades produzidas em 1971, apenas 30 exemplares eram equipados com o 426 Hemi.
A partir de 1972, o Plymouth GTX foi descontinuado e
as configurações disponíveis passaram para os modelos Road Runner, que passaram
a utilizar a sigla GTX e eram identificadas com os emblemas do Plymouth GTX.
O Plymouth GTX de 1971 deixou um legado de design, motores potentes e performance impressionantes, que até hoje chama a atenção dos colecionadores e entusiastas, com sua reputação de um carro com alta performance, que oferecia luxo e conforto, marcou seu lugar na história dos Muscle-Car.
Ele é um testamento da Era de Ouro dos Muscle-Cars
americanos, e pelos poucos exemplares que foram produzidos, são bastante
valorizados entre os colecionadores e entusiastas de carros que marcaram época.
Da minha coleção
O Plymouth GTX de 1971 preto é da Série Fast & Furious Full Force, de 2021, reproduzindo o carro utilizado por Dom Toretto (Vin Diesel) quando Cipher (Charlize Theron) o obrigou a se voltar contra sua “família”. Ele tem base metálica e rodas especiais com pneus de borracha, e segue a decoração do modelo utilizado nas filmagens de The Fate of the Furious, o oitavo filem da franquia Velozes & Furiosos.
O design é de Phil Riehlman, e reproduz bem as linhas
que ficaram conhecidas como “fuselage”, no último modelo dos Plymouth GTX, em
1971.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2771_Plymouth_GTX
https://fastandfurious.fandom.com/wiki/Category:The_Fate_of_the_Furious_Cars
https://en.wikipedia.org/wiki/Plymouth_GTX
https://www.musclecarfacts.com/plymouth-gtx/48-1971-gtx/
https://classiccarsconnection.com/dalambai/the-1971-plymouth-gtx-a-muscle-car-legend-revisited/
Nenhum comentário:
Postar um comentário