domingo, 3 de março de 2024

’71 Plymouth GTX

Plymouth Belvedere 1967

O Plymouth GTX foi apresentado em 1967 como Belvedere GTX, na divisão Plymouth da Chrysler. Era um modelo médio de luxo da linha, posicionada como o “Muscle-car dos gentlemens”, equipado como motores V8 de 440 (7,2 litros) Super Commando, ou 426 (7,0 litros) Hemi.

Utilizava a mesma plataforma B-Body de outros modelos Plymouth, e o modelo de 1971 recebeu uma reestilização com linhas mais aerodinâmicas (“fuselage”), com para brisa inclinado, com um para choque dianteiro envolvendo a grade e faróis recuados dentro dela. Este modelo foi o último GTX como modelo independente, disponível somente na carroçaria coupe, pois o conversível foi cancelado.

Plymouth GTX 1970

Plymouth GTX 1971

Os motores eram um V8 440 cid com carburador quádruplo, gerando 370 hp a 4600 rpm e 480 lb-ft de torque a 3200 rpm; outro 440 cid com três carburadores duplos (Six Pack) com 385 hp a 4700 rpm e 490 lb-ft de torque a 3200 rpm, e o 426 Hemi com 425 hp a 5000 rpm, com 490 lb-ft de torque a 4000 rpm. O câmbio podia ser um manual de quatro velocidades ou o Torque Flite automático de três. No início da década de 1970, os fabricantes aproveitavam ainda a onda dos Muscle-Cars, e a Chrysler conseguia boas vendas com o Dodge Charger, construído na mesma plataforma do Plymouth GTX acabando por canibalizar as linhas e fazer as vendas do Plymouth começarem a cair. Num teste da revista Car & Driver em novembro de 1970, o modelo básico do GTX com motor 440 cid e 370 hp fez de 0-60 mph (96,54 km/h) em 6,5 segundos, e o quarto-de-milha (402,25 m) em 14,9 segundos a 95,4 mph (153,49 km/h).

O modelo com o Air Grabber no capô

Um detalhe que era atraente para os que desejavam performance, era o “Air Grabber”, uma parte no centro do capô dianteiro que se abria como uma tomada de ar para forçar o ar para dentro do cofre do motor, controlado pelo motorista nas acelerações para conseguir mais desempenho.

O Interior do GTX

Posicionado como um Muscle-Car mais luxuoso, o interior era bem acabado e confortável. Bancos individuais, estofamento com materiais de alta qualidade, o painel com instrumentação voltada para o piloto, ar condicionado, vidros elétricos, console central, rádio AM/FM eram algumas das amenidades do GTX. Apesar do tamanho e peso, o GTX tinha um desempenho dinâmico muito bom nas estradas. A plataforma B-Body tinha uma boa estabilidade e era bem equilibrada ao fazer curvas, fazendo a pilotagem do GTX ser divertida e confiável aos motoristas que exigiam um pouco mais do carro. Nesse quesito, os componentes da suspensão eram reforçados, e os pneus voltados para melhor desempenho ajudavam na manobrabilidade do GTX.


As normas de restrições de emissões reduziram a taxa de compressão, fazendo os motores produzirem menor potência. Era um período em que o governo endurecia com normas de segurança cada vez mais rígidas, e modelos como os Muscle-Cars que esbanjavam potência e desempenho eram vistos como vilões da integridade dos motoristas e passageiros. Das 2.942 unidades produzidas em 1971, apenas 30 exemplares eram equipados com o 426 Hemi.

A partir de 1972, o Plymouth GTX foi descontinuado e as configurações disponíveis passaram para os modelos Road Runner, que passaram a utilizar a sigla GTX e eram identificadas com os emblemas do Plymouth GTX.




O Plymouth GTX de 1971 deixou um legado de design, motores potentes e performance impressionantes, que até hoje chama a atenção dos colecionadores e entusiastas, com sua reputação de um carro com alta performance, que oferecia luxo e conforto, marcou seu lugar na história dos Muscle-Car.

Ele é um testamento da Era de Ouro dos Muscle-Cars americanos, e pelos poucos exemplares que foram produzidos, são bastante valorizados entre os colecionadores e entusiastas de carros que marcaram época.

Da minha coleção





O Plymouth GTX de 1971 preto é da Série Fast & Furious Full Force, de 2021, reproduzindo o carro utilizado por Dom Toretto (Vin Diesel) quando Cipher (Charlize Theron) o obrigou a se voltar contra sua “família”. Ele tem base metálica e rodas especiais com pneus de borracha, e segue a decoração do modelo utilizado nas filmagens de The Fate of the Furious, o oitavo filem da franquia Velozes & Furiosos.






Já o modelo laranja, é da Série Muscle Mania, de 2023, apesar de ser um Mainline, com base de plástico, tem rodas Chrome RSW, saindo do lugar comum do estilo habitual da maioria dos modelos Hot Wheels.

O design é de Phil Riehlman, e reproduz bem as linhas que ficaram conhecidas como “fuselage”, no último modelo dos Plymouth GTX, em 1971.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2771_Plymouth_GTX

https://fastandfurious.fandom.com/wiki/Category:The_Fate_of_the_Furious_Cars

https://en.wikipedia.org/wiki/Plymouth_GTX

https://www.musclecarfacts.com/plymouth-gtx/48-1971-gtx/

https://classiccarsconnection.com/dalambai/the-1971-plymouth-gtx-a-muscle-car-legend-revisited/

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