quarta-feira, 10 de abril de 2024

’98 Subaru Impreza 22B STi-Version

O Impreza 22B STi-Version de 1998

O Impreza foi lançado em 1992 e já no mesmo ano, a Subaru apresentou a versão WRX. Seu motor boxer de dois litros turbinado, vinha com 240 cv, e tração integral com diferencial central de acoplamento viscoso – herança dos ralis – nos quais a Subaru já tinha quase 15 anos de experiência. Em 1997, a FIA anunciou uma série de mudanças no regulamento do WRC, e uma delas era que os carros utilizados nas competições do WRC deveriam ser baseados em modelos de rua. Nada de novo, porque a Subaru já estava fazendo isso, mas era a chance de provar que ela era capaz de fazer um verdadeiro carro de Rally para as ruas.

Este modelo é uma recriação do Impreza que venceu consecutivamente o WRC (World Rally Championship – Fabricantes) de 1995, 96 e 97; foi terceiro em 98 e segundo em 99. No WRC de Pilotos, Colin McRae, foi campeão em 1995, Richard Burns em 2001, e Petter Solberg em 2003, os dois últimos correndo com os Impreza WRX de nova geração.

O Impreza de Colin McRae, em 1995

Preparado pela STi (Subaru Tecnica International), o braço esportivo da Subaru, foi reproduzido em apenas 400 exemplares; custando três vezes mais do que um carro de linha, mas não foi impedimento para estas unidades serem disputadas assim que as vendas foram abertas. Os mais entusiasmados não tiveram dúvidas em pagar até US$ 7 mil por um Certificado de Autenticidade. Tamanha demanda levou a Subaru a produzir mais 24 unidades do 22B. Dezesseis delas foram para o Reino Unido, cinco para a Austrália e dos três últimos não há informações de seus destinos.

Entre as alterações efetuadas no modelo, havia os para lamas dianteiros e traseiros alargados; o para choque dianteiro customizado (que trazia uma enorme entrada de ar para o motor), o capô de alumínio com tomada de ar, saias laterais e um grande spoiler ajustável traseiro. O carro era pintado na cor Sonic Blue Mica da STi.

Colin McRae e Carlos Sainz, em 1995

O motor boxer de quatro cilindros (EJ22G, sendo o 22 a cilindrada, 2,2 litros) teve a cilindrada ampliada de 2,0 litros para 2.212cc, com duplos comandos de válvulas no cabeçote. Embora a potência permanecesse em 280 cv a 5600 rpm (seguindo o acordo de cavalheiros entre os fabricantes japoneses; na prática, a potência beirava os 300 cv), ela estava disponível em quantidade excelente numa gama de rotações entre 2.800 e 5.200 rpm, ele girava sem problemas até o limite de 7.900 rpm. Com um câmbio manual de cinco velocidades e tração nas quatro rodas, o diferencial central podia ser acionado pelo piloto quando necessário, distribuindo a força de 36/64 para 50/50 entre os eixos; e todas as engrenagens receberam um revestimento especial para suportar os esforços de corrida. Assim também a embreagem de duplo disco suportava o alto torque produzido pelo motor, de 363 N-m (36,7 mkgf) a 3200 rpm.

O Impreza de Richard Burns, em 2001

A suspensão tinha amortecedores Bilstein (segundo se comenta, era a letra B da sigla 22B) com molas Eibach, e como no carro de rally, os pneus Pirelli P-Zero 235/40/17 foram montados em rodas de alumínio forjado BBS douradas. A caixa de direção Super Quick Steering tinha uma relação de 13:1, proporcionando um modo de pilotagem semelhante ao carro que corria no WRC.

Impreza WRX NBR Challenge, de 2018

Depois do sucesso consagrado nos Rallies, a Subaru buscou outro desafio, além das estradas de terra, passando para o asfalto, e o desafio selecionado foram as 24 Horas de Nürburgring. Os carros preparados para o “Nordschleife” foram tão bem-sucedidos que venceram a Classe SP3T (carros de produção, equipados com motor turbo de até dois litros) seis vezes, em 2011, 2012, 2015, 2016, 2018 e 2019. O carro que venceu em 2018 tinha um motor EJ20, boxer, turbo comprimido, com 340 PS a 5500 rpm, e 461 Nm (47 kgf-m) de torque a 3000 rpm. O câmbio tinha seis marchas sequenciais, operadas por paddle-shifts no volante. Amortecedores Bilstein e freios Brembo de seis pistões na frente e quatro atrás, rodas BBS de 18 polegadas, calçadas com pneus Falken. Foi pilotado por Carlo van Dam, Tim Schrick, Hideki Yamauchi e Takuto Iguchi.

Um pouco da história da Subaru

A Fuji Heavy Industries foi fundada em 1915 como uma empresa de pesquisa de aeronaves, e se tornou a principal fabricante de aviões durante a II Guerra Mundial. Depois da guerra, ela começou a fabricar automóveis, com a marca Subaru. Em 1968 a Nissan adquiriu 20,5% do capital da Subaru, fornecendo peças para os automóveis da Subaru, ao passo que a Nissan recebia ajuda para fabricar ônibus, esquema que vigora até hoje. Nos anos 1960 e 70, expandiu as vendas nos Estados Unidos e Canadá, com seu carro Leone, com tração nas quatro rodas, característica que se tornaria uma marca registrada nos automóveis da Subaru. Em 1989, numa parceria com a Isuzu, montou uma fábrica em Indiana para fabricar o Legacy, e junto com o Outback, expandiu sua presença no mundo, com destaque em segurança e tecnologia, e seu motor boxer - copiado da Porsche e Volkswagen - foi desenvolvido com os anos, atingindo alta potência e confiabilidade.

O primeiro automóvel da Subaru com este tipo de motor foi o Subaru 1000, carro compacto com um motor boxer de 1,0 litro que gerava 55 hp, em 1966. A tração nas quatro rodas foi incorporada nos anos 1980, junto com a transmissão automática tipo CVT.

Toyota GT86

Quando a Nissan se associou com a Renault, sua parte foi vendida para a GM, em 1999; e até 2005, diversos carros foram compartilhados pelas duas empresas em vários mercados. Nesse ano, a Toyota comprou pouco mais de 40% da participação da GM na Subaru ficando com 8,7 %, e o restante foi para um programa de recompra por parte da Fuji Heavy Industries. O modelo que representa esta parceria é o cupê esportivo Toyota GT86, equipado com o motor boxer da Subaru, que é comercializado também como Subaru BRZ.

Subaru BRZ


Atualmente, a Subaru tem uma excelente reputação como fabricante de veículos, com alto nível de segurança e tecnologia avançada, conseguindo uma imagem de performance e desempenho esportivo através do modelo Impreza nos campeonatos de Rally nos anos 1990 e início dos anos 2000.

Logotipo da Subaru

O nome Subaru é como é chamada a constelação das Plêiades em japonês, também chamada de “Sete Irmãs”, mas segundo se conta, uma das estrelas é invisível, por isso o logotipo da Subaru tem apenas seis estrelas na elipse azul.

Da minha coleção

Impreza 22B STi-Version, Hot Wheels customizado


O Subaru Impreza 22B STi-Version é um exemplar do lançamento do modelo na Série HW Turbo, em 2020. Na cor Sonic Blue Mica, originalmente trazia as rodas 10SP que foram trocadas por outras customizadas, com pneus de borracha. A decoração foi customizada com decalques da equipe oficial da Subaru que corria no WRC, exceto que não possui a numeração.


Subaru Impreza WRX STi NBR Challenge 2018, da TOMICA Premium

Já o modelo da TOMICA é da Linha Premium, reproduz o Impreza WRX NBR Challenge de 2018, custando cerca de três vezes mais do que um da linha normal (de ¥ 240 para ¥750 no Japão, em 2020). Ele é bem mais detalhado, especialmente devido à decoração de corrida, com diversos logotipos dos patrocinadores da Subaru Motorsport. O aerofólio traseiro vem separado devido ao tamanho não caber dentro do box, e a escala é de 1:62. Também tem uma suspensão funcional, mas não tem abertura de capô nem portas.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2798_Subaru_Impreza_22B_STi-Version

https://www.sti.jp/en/completecar/heritage/cardetail/1998/impreza-22b/

https://flatout.com.br/subaru-impreza-sti-22b-a-historia-do-mais-lendario-dos-wrx/

https://en.wikipedia.org/wiki/Subaru

https://www.markmillersubarusouthtowne.com/history-of-the-boxer-engine-subaru/

https://mag.toyota.co.uk/history-of-toyota-86/

https://thenewswheel.com/subaru-brz-history/

https://tasug.jp/autosalonarchive/subaru-wrx-sti-nbr-challenge-2018


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