domingo, 28 de abril de 2024

Carros e Filmes: Auburn Speedster 851 de Indiana Jones e o Templo da Perdição


Indiana Jones e o Templo da Perdição foi o segundo filme da trilogia, mas está posicionado um ano antes de Os Caçadores da Arca Perdida na linha do tempo.

Indy (Harrison Ford) se junta a um menino chinês de 12 anos chamado Short Round (Ke Huyu Quan). Eles chegam a uma pequena vila em dificuldades na Índia, onde as pessoas acreditam que um espírito maligno está levando as crianças embora, depois que uma preciosa pedra sagrada foi roubada. Há um misterioso templo conhecido na região como Templo da Perdição, para onde eles acreditam que seus filhos foram levados. Cabe a Indiana resgatar as crianças e desvendar este mistério.

"Tio Wong" é o homem que criou Short Round, dono do Auburn Speedster 851, ano1934; e Indiana ensinou o menino a dirigir o carro, fixando blocos de madeira nos pedais para que ele alcançasse so pedais.


Quando Indiana foi ao Clube Obi Wan (referência ao mesmo nome do personagem de Alec Guinness em Star Wars); Short Round fica com o carro ligado do lado de fora. Indy estava negociando os restos mortais do Imperador Nurhachi por um grande diamante, com Lao Che (Roy Chiao), dono da boate e gangster local, e acaba sendo envenenado, Lao dá gargalhadas, mostrando a Indy um frasco com um líquido azul que é o antídoto.

Segue-se uma briga, com Indy tentando pegar o antídoto, ao passo que Willie Scott (Kate Capshaw), "namorada" de Lao tenta pegar o diamante "Olho de Pavão". Os dois conseguem fugir do clube, saltando no banco traseiro do Auburn. Short Round sai dirigindo o carro em fuga pelas ruas, perseguido pelos homens de Lao Che.


Este conversível Auburn 1934 de cor creme era propriedade do "Tio Wong". Short Round (Ke Huy Quan) aprendeu a dirigi-lo e, com a ajuda de Indiana Jones, fixou blocos de madeira nos pedais para permitir que ele os alcançasse.

Ao chegar ao aeroporto de Nang Tao, o carro foi estacionado e abandonado quando os três se encontraram com Earl Weber (Dan Aykroyd), que os acompanhou até o avião Ford Tri-Motor que os esperava, saindo da Índia.

Na verdade, para as filmagens foi construída uma réplica, mas de um Auburn Boattail Speedster 1936, o que não condiz com o ano em que se passa o filme, 1935.

Auburn Automobile Company

A pequena empresa que fabricava os Auburn na cidade de Auburn, Indiana (será por isto que foi selecionado pela produção de Indiana Jones?) estava em dificuldades no começo dos anos 1920, e Erret Lobban Cord, um bem-sucedido vendedor de carros, assumiu a empresa em 1924, contratando James Crawford para projetar e desenvolver uma nova linha de veículos. Seus carros tinham uma vocação esportiva, com carroçarias sempre de apenas dois lugares, conversíveis com capota de lona, e mesmo após a Grande Depressão, os Auburn tinham motores V12 de 6,4 litros, normalmente aplicados em caminhões de combate a incêndios. Al Jenkins quebrou 70 recordes americanos de velocidade com um Auburn Speedster de 1935.


O Auburn Speedster 851 foi apresentado em 1934, como modelo 1935, utilizando um motor de 4,6 litros, oito cilindros em linha, equipado com compressor ou não; era poderoso e confiável. Tinha duas válvulas por cilindro, comandadas por um eixo no bloco do motor; alimentado por um carburador simples Stromberg, e um cpmpressor centrífugo Schweitzer-Cummins, gerando 150 hp a 4000 rpm. O câmbio era integrado ao bloco do motor, com três velocidades, manual, sincronizado apenas na segunda e terceira marchas. Atingia a máxima de 100 mph (160 km/h).

Ambas as suspensões eram de eixo rígido, com molas semi-elipticas e amortecedores hidráulicos, com freios Lockheed a tambor nas quatro rodas, operados hidraulicamente. As rodas eram raiadas de aço, nas medidas de 6,5x15”. Media 4,93m de comprimento e 1,8m de largura, com peso total de 1.700 kg.

O projeto é de Gordon Buerhrig, engenhosamente construído e de baixo custo. Com para lamas envolventes, radiador inclinado e escapamentos saindo pela lateral do capô, tinha um design renovado e belo, assim, o 851 se tornou o icônico Auburn “Hollywood Car”.


Uma inovação aplicada ao 851 era o diferencial Columbia Dual-Ratio, um conjunto de engrenagens epicicloidais interposto entre o cardã e a coroa do diferencial. Quando engatado, a relação de transmissão final, que normalmente era de 3:1, mudava para 4,5:1, aumentando significativamente a velocidade final do carro. O sistema era controlado por uma alavanca montada no volante, que também acionava a embreagem para realizar a mudança na transmissão. Com o câmbio de três marchas sincronizadas, a dupla relação do diferencial proporcionava seis marchas no total.


Em 1936, o modelo não teve alterações, apenas vinha com um emblema “852” no topo da grade do radiador. Apenas 143 exemplares do Auburn Speedster foram fabricados, de 1934 a 1937, ano em que a empresa fechou, encerrando a produção.

Da minha coleção



O Auburn Speedster 1936 do filme Indiana Jones e o Templo da Perdição é um modelo da Matchbox, saiu na Série Matchbox 70 Years, reproduzindo o carro que aparece no segundo filme da trilogia de Indiana Jones. O casting é bem-feito, a lateral pintada vem na posição correta, tem uma inscrição “Supercharger” nas laterais do capô do motor.




O modelo da Hot Wheels é da Série Final Run, de 2003, casting de Larry Wood. Consegui o exemplar num encontro de miniaturas, bem judiado, mas tenho planos para restaurar este clássico para deixá-lo com um visual dos anos 1930.
Auburn 852, 1936 - Hot Wheels, Serie Final Run, 2003



Está aguardando a restauração



O molde original de madeira foi feito pela Industrial Design Affiliates (IDA) de Beverly Hills, California, na época, um fornecedor terceirizado da Mattel. Por cerca de dez anos, a IDA fez o molde de mais de 100 projetos da Mattel.


Uma vez completado o molde de madeira, é feito um molde-concha primário, normalmente em resina epóxi, do qual a Mattel funde os modelos na escala 1/64. Os padrões da concha, ocos por dentro, definiam a forma e os detalhes da aparência externa depois de fundidos.


A figura abaixo mostra os moldes do Auburn 852 desmontado em suas partes esculpidas em madeira. Ainda não constam a grade do radiador e os escapes laterais do motor. As peças menores são o painel com o volante e o para brisa. O molde tem o tamanho quatro vezes maior do que a miniatura de produção. Este modelo tem seis elementos, mas com o passar dos anos, visando a redução dos custos, a Mattel constrói a maioria dos Hot Wheels apenas com cinco partes  ou menos: Carroçaria, Base, Interior, Vidros e Rodas.



Referências:

https://matchbox.fandom.com/wiki/1936_Auburn_Speedster_851

https://indianajones.fandom.com/wiki/Indiana_Jones_and_the_Temple_of_Doom

https://www.imdb.com/title/tt0087469/?ref_=fn_al_tt_1

https://indianajones.fandom.com/wiki/1934_Duesenberg_Auburn_convertible

https://en.wikipedia.org/wiki/Auburn_Speedster

Nenhum comentário:

Postar um comentário