terça-feira, 30 de abril de 2024

Bugatti Chiron Pur Sport

Bugatti Chiron Concept, 1999

Apresentado em 1999, o conceito do Bugatti 18/3 Chiron levou 17 anos para entrar em produção. No Geneva Motor Show, em 1º de março de 2016, a Bugatti Automobiles S.A.S. apresentou o sucessor do Bugatti Veyron; o Chiron, em homenagem ao piloto monegasco Louis Chiron, que era piloto da fábrica nos anos 1928-32, vencendo várias corridas com o modelo T51.

Equipado com o motor V16 de 7.993cc (com quatro bancadas de quatro cilindros cada), com quatro turbocompressores, dava um pico de 1.479 hp a 6700 rpm com 1.600 N-m de torque entre 2000 e 6000 rpm. O carro acelerava de 0-62mph em 2,4 segundos, fazia de 0-200 km/h em 6,5 segundos e 0-3—km/h em 13,6 segundos. Num teste de velocidade máxima, o Chiron atingiu 400 km/h (249 mph) em 32,6 segundos, e levou 9,4 segundos para frear até sua parada total. 

Bugatti Chiron, 2016

A velocidade máxima foi limitada eletronicamente nos 420 km/h por razões de segurança, principalmente porque a Bugatti concluiu que os pneus fabricados atualmente não seriam seguros para rodas nas velocidades que o carro atingia.

Bugatti Chiron Pur Sport, 2020

O Bugatti Chiron Pur Sport é uma versão limitada a 60 unidades, fabricado em 2020. A transmissão foi reduzida em 15% nas relações de marcha para aproveitar melhor a potência do motor. Assim, o Pur sport fazia de 0-62mph (0-100 km/h)em 2,3 segundos, e de 0-124mph (0-200 km/h) em 5,9 segundos. Esta versão era 50 kg mais leve do que o Chiron normal, ganhos no escapamento de titânio, no suporte do spoiler traseiro, uso extenso de couro Alcântara, e peças de alumínio anodizado e titânio no interior. Um ganho no peso foi conseguido pela eliminação do mecanismo hidráulico que controlava o spoiler traseiro, que agora se tornou fixo.

As rodas "Aero Blades"

As rodas tinham um design chamado “Aero Blades”, que canalizavam o ar próximo às rodas para o difusor traseiro. Os pneus Michelin Sport Cup 2R aumentaram a força G nas acelarações laterais em 10%, e foram desenvolvidos em conjunto com a Michelin, as medidas eram de 285/30 R20 na dianteira e 355-25 R21 na traseira. As molas tiveram rua rigidez aumentada em 65% na frente e 33% atrás, camber de -2,5o em cada eixo, amortecedores eletrônicos revistos, com respostas a menos de 6 milissegundos, conforme o piso em que roda, juntas e buchas reforçadas em todas as suspensões, barras estabilizadoras em ambos os eixos de fibra de carbono, e alterações no modo ESC-Sport+ no gerenciamento do motor.

O primeiro exemplar do Chiron Pur Sport foi entregue a um comprador americano em janeiro de 2021, e o 30º e último foi entregue ao proprietário em 1 de dezembro de 2022, chegando na metade da produção prevista.

 Da minha coleção

Bugatti Chiron Pur Sport, TOMICA 1:63


O Bugatti Chiron Pur Sport é um modelo da TOMICA, na escala 1:63, faz parte do Mainline e foi lançado em 2021. O acabamento é muito bom, faróis de acrílico, grade dianteira detalhada, logotipo Bugatti na grade dianteira em duas cores, não tem partes móveis. As rodas são de plástico, e não remetem ao design das “Aero Blades” do carro original, porém a miniatura tem uma suspensão funcional.





Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/No._37_Bugatti_Chiron_Pur_Sport

https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_Chiron

https://www.slashgear.com/the-bugatti-chiron-pur-sport-devil-is-in-these-incredible-details-26622197/

https://en.wikipedia.org/wiki/Bugatti_18/3_Chiron


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