domingo, 7 de abril de 2024

FAB-1 – Thunderbirds TV Series

FAB-1, de Lady Penelope

O FAB1 é o veículo utilizado pela agente do Resgate Internacional Lady Penelope Creighton-Ward, na Série de TV Thunderbirds, nos anos 1965-66; e apareceu também nos longas-metragens Thunderbirds Are Go (1966) e Thunderbird 6 (1968).

Seu design é baseado num Rolls-Royce modificado por Brains, responsável pelos veículos do Resgate Internacional, e é dirigido por Aloysius Parker, mordomo de Lady Penelope. O carro possui diversos armamentos e dispositivos, como duas metralhadoras montadas na frente e duas na traseira, quatro lançadores de cabos, emissor de cortina de fumaça para despistar perseguidores, lançador de óleo na pista, dois canhões a laser, câmera de TV na traseira, blindagem à prova de balas, os pneus inclusive; e tem cravos que surgem em terrenos de pouca aderência, é equipado com um hidrofólio para se movimentar na água e esquis para neve. O motor é uma turbina movida a gás, e o carro alcança mais de 200 mph (320 km/h), em terra e até 50 nós sobre a água.


Gerry Anderson, criador da série, disse sobre o FAB1: “Considerando a personalidade (de Penelope) e o papel que ela desempenhou no Resgate Internacional, só poderia ser um Roll-Royce”. A empresa consentiu no uso da sua marca, e por ocasião do remake “Thumderbirds” no cinema em 2004, o chefe de relações públicas da Rolls-Royce da década de 1960 disse que a empresa “não via nenhum mal no pedido (da APF – AP Films, produtora de Gerry Anderson) e, como a série era voltada para as crianças, pensamos que seria bom para dar-lhes os carros – dar-lhes uma imagem moderna e, nunca se sabe, inspirar uma criança a possuir um, um dia”.

Relata-se que a única contrapartida que solicitaram foi que todas as referências ao carro nos episódios, usassem o nome completo: Rolls-Royce, em vez do termo abreviado “Rolls”.

Derek Meddings era o designer responsável pela construção do FAB1, e ele comenta que sua decisão de colocar seis rodas no modelo era puramente estética: “Minha desculpa... foi que o motor era tão grande e potente que precisava de seis rodas na frente, mas não havia nenhuma razão técnica para isso”.

Vários exemplares foram produzidos para as tomadas, alguns tão pequenos tendo 15 cm, e outros maiores, para acomodar os marionetes, com 1,80 ou 2,10 m de comprimento. O último exemplar, feito de madeira compensada, alumínio e latão cromado, custou aproximadamente £ 2,500 em 1966 (equivalente a £ 53,900 em 2021). Tinha direção funcional, faróis que acendiam, as portas e capota removíveis, para facilitar a filmagem dos marionetes.

A Rolls-Royce aprovou o projeto e forneceu uma de suas grades de radiador real, com a figura da Spirit of Ecstasy no topo, para ser usada nos close-ups do modelo maior, como a foto que fechava os créditos finais de cada episódio. Observando os armamentos e os dispositivos do FAB1, Robert Sellers (psicólogo que assessorava a produção de James Bond) e Marcus Hearn (biógrafo oficial dos Thunderbirds) comparam o carro com o Aston Martin de 007 nos filmes Goldfinger (1964) e Thunderball (1965).

International Rescue

Jeff Tracy

A International Rescue surgiu dos esforços do astronauta aposentado e homem mais rico do mundo, Jeff Tracy, para evitar desastres que provocasse a perda de vidas, como os eventos que ceifaram a vida de sua esposa. Com a ajuda de seus cinco filhos Scott, John, Alan, Virgil, Gordon e Alan, e a colaboração de Horatio Hackenbacker, que assumiu o codinome de Brains, engenheiro que é o construtor e responsável por todos os veículos e naves que utilizam para suas missões, e que tinha Tin-Tin Kyrano com sua assistente. Os nomes dos filhos de Jeff foram inspirados na tripulação da Mercury 7: Scott Carpenter, John Glenn, Virgil “Gus” Grisson, Gordon Cooper e Alan Shepard. A equipe conta ainda com agentes de campo, sendo a principal Lady Penelope Creighton-Ward, e seu fiel mordomo Aloysius “Nosey” Parker, ambos baseados em Londres. Outros agentes são Roger Lyon (Londres), Sir Jeremy Hodge (Cientista, financiador e agente em Londres), Jeremiah Tuttle (USA) e Gallup Din (India/Asia).


As marionetes tinham cerca de 22 polegadas de altura (50cm), portanto, todo o cenário e equipamentos do ambiente eram construídos para esta escala, cerca de 1/3 do tamanho real. Claro que muitas cenas e tomadas eram feitas com miniaturas, especialmente as que envolviam os veículos. O vídeo era gravado em 24 quadros/segundo, para reduzir os efeitos de movimentação truncada, e a iluminação era mais intensa do que o normal para criar um realismo maior nos cenários em miniatura. Os efeitos de exaustão de jatos ou explosões eram semelhantes aos que os japoneses utilizaram nos filmes de monstros, como o Godzilla.


Apesar das marionetes serem movimentadas com cordões, também possuíam componentes eletrônicos para a sincronização dos movimentos da boca e olhos através de solenóides embutidos nas cabeças (daí a proporção maior da cabeça em relação ao corpo). A energia era transmitida pelos fios que movimentavam as marionetes, que eram de tungstênio.

Baseados na Ilha Tracy, localizada no sul do Oceano Pacífico, a partir daí são acionados os pilotos e veículos mais adequados para atender às demandas do evento/desastre em andamento.

Thunderbirds 2004 e Thunderbirds Are Go (2013)

Para a filmagem com pessoas reais do filme de 2004, a produtora Working Title contactou a Rolls Royce para licenciar a marca para o novo FAB1, mas a empresa (agora de propriedade da BMW), recusou-se a se envolver no projeto. Consultaram a Ford, que aceitou a oferta e usou a 11ª geração do Thunderbird (ligação óbvia com o filme) para o redesenho do FAB1. O chefe de Marketing da Working Title comentou que foi uma “oportunidade de marketing loucamente perdida” para a Rolls-Royce, mas nesta área de licenciamentos e merchandising nem tudo que se planeja acontece como pensamos.

O FAB1 de 2004

Os designers da Ford tiveram as restrições de seguir o espírito do FAB1 original, mas conseguiram realizar um modelo totalmente funcional para o filme, seguindo o design do Thunderbird renovado que haviam feito.

O FAB1 de Thunderbirds Are Go, 2013

Para o remake do seriado para TV Thunderbirds Are Go (2013), o FAB1 recebeu uma atualização no design, mas preservando a identidade com o anterior de 1965 Roll-Royce, com a grade característica e a estátua no topo do radiador, mas o logotipo “RR” foi substituído pelas letras “IR” de International Rescue. O seriado passou para computação gráfica, com o visual dos personagens lembrando os originais de 1965.

Da minha coleção



O FAB1 do seriado original é na escala 1:87, Hot Wheels, numa ação conjunta com a Bandai,) o modelo faz parte da Série Charawheels, com diversas miniaturas de seriados, quadrinhos e animês japoneses. Ela saiu em 2001, e não mais teve reedições por parte da Mattel, provavelmente por não ter renovação do licenciamento. O detalhamento e acabamento são muito bons, as rodas são proporcionais ao modelo original.





A Série Charawheels, em associação com a Bandai japonesa


Referências:

http://www.sixmania.fr/pt/la-fabuleuse-histoire-de-la-vraie-fab-1-premiere-partie/

https://en.wikipedia.org/wiki/FAB_1

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Charawheels

https://hotwheels.fandom.com/wiki/FAB1

 

Assista ao filme de 2004 no link:

https://www.youtube.com/watch?v=ll0fJVyBczQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário