segunda-feira, 27 de maio de 2024

The Fast and the Furious Franchise (franquia cinematográfica)

Dominic Toretto e Brian O'Conner no racha do filme 1

Uma quadrilha pilotando três Honda Civic modificados atacam caminhões de carga de produtos eletrônicos nas estradas da California. O FBI de Los Angeles investiga o caso e o detetive Brian O’Conner é designado para se infiltrar na quadrilha de Dominic Toretto, principal suspeito de liderar tais roubos.

Dom e seus parceiros participam de corridas de rua com seus carros tunados, e essa foi a maneira de Bryan se relacionar, com um Mitsubishi Eclipse tunado, desafia Dom apostando seu carro no racha noturno pelas ruas de Los Angeles. Bryan perde a disputa, mas a chegada da polícia obriga todos a fugirem e Bryan acaba ajudando Dom a escapar, ganhando sua simpatia.

Brian O'Conner (Paul Walker - 1973-2013)

Tudo começou com Paul Walker, que trabalhou com o diretor Rob Cohen no filme The Skulls. Cohen fechou um acordo com o produtor Neal H. Moritz para rodar um filme de ação para a Universal Pictures, e pediu a Paul Walker que sugerisse o seu “filme de ação dos sonhos”. Walker comentou que poderia ser uma fusão de “Days of Thunder” (de Tom Cruise) e “Donnie Brasco” (drama policial com Al Pacino e Johnny Depp). Logo depois disso, Cohen e Moritz trouxeram o artigo da revista Vibe de maio de 1998, “Racer X”, de autoria de Ken Li, que detalhava as corridas de rua ilegais que os jovens faziam nas ruas de Nova York, já com a idéia de Walker ser um tira que se infiltrava neste mundo underground, mas ambientado em Los Angeles.

Jordana Brewster, como Mia Toretto

Michelle Rodriguez, como Letty Ortiz

Vin Diesel, como Dominic Toretto

O motivo de Walker era investigar uma quadrilha de roubo de cargas de produtos eletrônicos, que usavam carros tunados para interceptar os caminhões e fugir velozmente. Walker assinou imediatamente (1999), mas seu antagonista foi difícil de encontrar. O estúdio sugeriu Timothy Olyphant (Gone in 60 Seconds, 2000), mas ele recusou. Moritz insistiu com Vin Diesel (Pitch Black, 2000), que aceitou, mas propôs várias mudanças no roteiro.


Moritz estudava diversos nomes para o filme, como o original “Racer X”, Redline, Race Wars e Street Wars, mas quando viu o nome de um documentário da American International Pictures, citando o filme “The Fast and the Furious”, negociou o uso de algumas filmagens com seu diretor, Roger Corman, em troca de uma licença para uso do título. O roteiro foi escrito por Gary Scott Thompson, Erik Bergquist e David Ayer, e lançado pela Universal em 2001. Inicialmente planejado para ter quatro filmes, foram The Fast and The Furious (2001), 2 Fast 2 Furious (2003), Tokyo Drift (2006) e Fast & Furious (2009).

Cena de 2Fast 2Furious

O filme foi um sucesso, e o estúdio deu luz verde para realizar uma sequência, mas Diesel declinou de participar. Junto com Cohen, preferiu realizar “XXX” (no Brasil “Triplo X”, 2002) com Diesel no papel principal.  A Universal criou outro roteiro (2 Fast 2 Furious, 2003), mantendo Walker, com John Singleton como novo diretor. A produção mudou de Los Angeles para Miami,, e Tyrese Gibson, que havia trabalhado com Singleton em Baby Boy (2001), foi contratado para ser a co-estrela de Walker, e também contou com Chris “Ludacris”, e ambos consolidaram sua presença na equipe a partir daí.

Lucas Black, como Sean Boswell

Sung Kang, como Han Lue

Jason Statham, como Deckard Shaw

Com o terceiro filme aprovado pelos estúdios, a produção tenta trazer Diesel de volta à franquia, mas ele recusa novamente, por não gostar do roteiro, e assim, outros membros do elenco original também ficaram de fora. A Universal tenta dar um “re-start” na franquia, concentrando o mote nas corridas ilegais, e nos conflitos entre os competidores. Como o elenco seria todo novo, transferiu-se o cenário para o Japão (Tokyo Drift, 2006), que detém um dos maiores mercados automotivos do mundo, e de quebra, abria a oportunidade de realizar outros filmes fora dos Estados Unidos.

Han Lue treinando drifting com Sean

Justin Lin dirigiu Tokyo Drift, e trouxe Han Lue (Sung Kang, com o mesmo personagem que fez em Better Luck Tomorrow, dirigido por Lin em 2002). Embora esta relação do personagem de Kang nos dois filmes nunca tenha sido claramente explicada, tanto Lin como Kang confirmaram repetidamente durante os anos seguintes que Han era o mesmo personagem, tornando Better Luck Tomorrow parte da continuidade de Fast & Furious, “explicando” a origem de Han. No final, Diesel faz uma aparição especial, numa negociação que fechou com a Universal para sua produtora adquirir os direitos do personagem Riddick, outro filme que Diesel fez no intervalo de Fast & Furious.

As pesquisas indicaram um aumento do interesse do público no tema Fast & Furious devido à aparição de Vin Diesel no final de Tokyo Drift; e a Universal não perdeu tempo em chamar Paul Walker, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster em meados de 2008. Walker relutava em voltar à franquia depois de seis anos, mas Diesel garantiu-lhe que este filme seria considerado a “verdadeira” sequência de Fast & Furious I. Fast & Furious 4 (2009) foi o primeiro filme em que Diesel foi o produtor, e o filme do cinema foi precedido pelo curta metragem (20 min.) Los Bandoleros (2009), que explicava como Dominic Toretto organizou sua equipe na República Dominicana para roubar gasolina dos caminhões tanque nas estradas.

Gal Gadot, como Gisele Yashar,
antes de se tornar a Mulher-Maravilha


Este filme reposicionou a linha do tempo da série, os eventos acontecendo cinco anos após o primeiro filme e antes de Tokyo Drift, de modo que Han Lue (Sung Kang) está presente nesta ação. Dom busca vingar a morte de Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), que trabalhava para Arturo Braga (John Ortiz), traficante de heroína na fronteira do México. Entra em cena Gisele Yashar (Gal Gadot) da quadrilha de Braga, mas que acaba fazendo par romântico com Han Lue (Sung Kang).

Fast Five se passa no Rio, e entra em cena Luke Hobbs (Dwayne Johnson)

A partir daí, o roteiro faz a transição para assaltos e espionagem, com Fast Five (filmado em parte no Rio de Janeiro, 2011), Fast & Furious 6 (Hobbs, que entrou em Fast Five, convoca Dom e sua equipe para deter Owen Shaw,  pelo fato de Letty ser a segunda em comando do grupo, Europa, 2013), Furious 7 (Deckard Shaw, irmão de Owen, busca vingança contra Dom e sua equipe, 2015), The Fate of the Furious (surge Cipher, que sequestra Elena e Jack, obrigando Dom a voltar ao crime, 2017), Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw (Spin-Off com Johnson e Statham, 2019), F9: the Fast Saga (surge em cena Jacob Toretto, irmão mais novo de Dom, 2021) e Fast X (Dante, filho de Hernan Reyes busca vingança pelo que Dom e sua equipe fizeram no Rio de Janeiro, 2023).
Nathalie Emmanuel, como Ramsey

John Cena, como Jacob Toretto

Kurt Russel, como Mr. Nobody

Helen Mirren, como Queenie, mãe de Deckard e Owen Shaw

Com a morte de Paul Walker, que fazia o personagem Bryan O’Conner, os roteiros tiveram de ser adaptados, reduzindo sua participação ou utilizando seus irmãos Caleb e Cody com recursos de computação gráfica nas poucas cenas de Furious 7, e na bela despedida homenageando Paul Walker no final deste filme, talvez por isso, Furious 7 é o filme que mais faturou nas bilheterias. Mesmo assim, Fast & Furious como franquia é um sucesso comercial. É a maior da Universal, e a sétima série de filmes de maior bilheteria, com um faturamento bruto somado de todos os filmes, de quase 7,5 bilhões de dolares.

Cenas finais de Fast 7, na despedida de Paul Walker


Jason Momoa, como Dante Reyes

Charlize Theron, como Cipher

Chris "Ludacris" Bridges, como Tej Parker

Tyrese Gibson, como Roman Pearce


Outros personagens foram incluídos nas tramas, à medida que o universo de Fast & Furious se ampliava, com Deckard Shaw (Jason Statham) como vilão, mas que se passa para o lado dos mocinhos, Roman Pearce (Tyrese Gibson), Tej Parker (Chris “Ludacris” Bridges), Luke Hobbs (Dwayne Johnson, Fast Five), Ramsey (Nathalie Emmanuel, F&F 7), Mr. Nobody (Kurt Russel, F&F 7), Cipher (Charlize Theron, F&F 8) como a cyber-terrorista que quer dominar o mundo, que retorna em Fast 9; Queenie (Helen Mirren, como a mãe de Owen e Deckard Sahw, F8), e Dante (Jason Momoa como filho de Hernan Reyes, Fast X).

Ja Rule, como Edwin, em F&F 1

Ronda Rousey, lutadora da UFC, como Guarda-costas em F&F 7

Reviravoltas como a volta de Han Lue (Sung Kang, em Fast 9) de sua suposta morte em Tokyo Drift, o “aparente” sacrifício de Gisele Yashar (Gal Gadot, em Fast & Furious 6), mas sem definição de reaparecer; o retorno de Letty (Michele Rodriguez, F&F 6) e Sean Boswell (Lucas Black, de Tokyo Drift) e o aparecimento de Jacob Toretto (John Cena, F&F 9), irmão mais novo de Dom e Mia. Ja Rule que participou do primeiro filme, retorna em F&F 8, Ronda Rousey (Furious 7) do UFC participa como guarda costas do milionário árabe.

Hoje já se contam dez filmes para o cinema, dois curtas chamados de “Pre-Quel” ou “Prelúdio” para os filmes mais extensos, e um “spin-off” com os personagens secundários Hobbs & Shaw estrelando esse roteiro paralelo. A saga tem previsão de se encerrar com o “Fast X – Segunda parte”, agendado para 2024 ou 2025; não sem antes de boatos sobre uma terceira parte de “Fast X”, além de uma sequência para “Hobbs & Shaw 2”, e outro “spin-off” com personagens femininas da saga, ainda sem título, nem data.

A franquia gerou também uma animação “Fast & Furious Spy Racers”, pela Dream Works Animation Television (2019-2021), em quatro temporadas, e Vin Diesel dublou seu próprio personagem nesta animação.

Outras derivações foram as atrações de parques temáticos pela Universal Films, após o filme Tokyo Drift (2006), e em 2018 a Universal anunciou o “Fast & Furious Live”, uma série de shows ao vivo, com pilotos dublês, efeitos pirotécnicos e mapeamento de projeção para recriar as cenas dos filmes. O projeto recebeu tantas críticas devido aos riscos envolvidos, e os custos financeiros muito altos levaram ao cancelamento da ação, e os equipamentos e carros que já haviam sido adquiridos foram leiloados em 2019.

Outra vertente são os vídeo-games com diversos enredos, para várias plataformas, tanto consoles como para computadores via Internet, e tem recebido atualizações e novos roteiros no decorrer dos anos.

O licenciamento para brinquedos, figuras e demais produtos de merchandising consagra os modelos em miniatura dos carros mostrados nos filmes, criando um grande interesse do público, em especial os colecionadores, com diversos fabricantes produzindo miniaturas em várias escalas.

Da minha coleção

A franquia de Velozes e Furiosos tem uma extensa quantidade de miniaturas, em várias escalas, mas na minha coleção tenho apenas o Toyota Supra de Bryan e o Dodge Charger de Dominic Toretto na escala de 1:18.

O Supra 1995 da ERTL, em 1:18

O Dodge Charger R/T 1970 da ERTL, em 1:18


Já em 1:64, todos são Hot Wheels, e alguns em 1:50, pouco maiores, de uma série especial que saiu há alguns anos.

Começando pelo F&F I, temos o Eclipse verde, o Dodge Charger, o Toyota Supra, a pick-up F-150 do Bryan, o Acura Integra de Mia Toretto, o Chevelle vermelho de Dom no final do filme, o Honda S2000 de Johnny Tran, e o Skyline amarelo de Leon, o Nissan Maxima de Vince, e o Volkswagen Jetta MK3 1995 de Jesse.

Mitsubishi Eclipse, Bryan O'Conner

Mazda RX-7, Dom Toretto

Dodge Charger RT, 1979, Dom Toretto

Pickup Ford F-150 Lightning, Bryan O'Conner

Acura Integra, Mia Toretto

Chevelle SS, Dom Toretto, da cena pós-créditos

Honda S2000, Johnny Tran

Nissan Skyline, León

Nissan Maxima, Vince


VW Jetta MK3, de Jesse

Nissan 240SX, Letty Ortiz


De 2 Fast 2 Furious, temos o Mitsubishi Lancer Evolution e o Skyline GT-R 1999 R34, ambos utilizados por Bryan, o Yenko Camaro 69 de Roman, o Mazda RX-7 de Orange Julius .


Skyline GT-R BRN-33, da TOMICA

Skyline GT-R BRN-33, da Hot Wheels




Tokyo Drift trouxe mais carros japoneses para a franquia, mas começa nos EUA com o Chevy Monte Carlo 71 de Sean Boswell e o Viper que disputa com ele no início do filme, o Silvia que ele destrói ao desafiar DK no estacionamento (já no Japão), o Nissan 350Z de DK, o Mustang 67 do pai de Sean, e o Mazda Veilside de Han.









De Fast & Furious 4 (2009), temos o Ford Gran Torino 1972 de Fênix; o Skyline GT-R R34 de Brian; o Nissan Silvia S15; o Chevelle SS 1970 de Dom;


Skyline GT-R R34, de Brian, este é da TOMICA

Nissan Silvia S15

Chevelle SS 1970

Nissan 240SX, do racha no início do filme, é destruído numa colisão


De Fast Five, o Corvette Grand Sport Roadster, e o Ford GT das cenas com o trem no início do filme; e o Porsche 996 GT3 RS.

Corvette Grand Sport

Porsche 996 GT-3 RS


Ford GT-40


De Fast 6, o Ford Escort 1600 RS de 1970, o Jaguar XV SV Project 8 e o Camaro 67, só aparece na garagem onde Hobbs e a equipe se reúnem..

Escort 1600 RS 1970

Jaguar XV SV Project 8

Camaro 67, aparece numa tomada numa garagem


Furious 7, a cena mais complexa para filmar foi o lançamento dos carros do Hercules C-130, a 12000 pés de altitude, e todos aterrissando na estrada da floresta, tenho apenas o Dodge Charger Off-Road na coleção. E o Impala 1961 aparece no início do filme, quando Dom e Letty estão em Lua-de-mel em Cuba. Na coleção também aparece um Toyota Supra, um mainline customizado com o aerofolio traseiro correto e rodas da AC Custon, na homenagem a Paul Walker, o último filme antes de falecer no acidente com o Porsche Carrera GT em 2013. 

Chevy Bel Air 1962

Dodge Charger Off-Road

Toyota Supra 1995, Custom - Paul Walker tinha um na vida real,
foi usado no final do filme, como despedida pela sua morte prematura.


De Furious 8, temos o Ice Charger de Dom, preparado para andar em superfícies congeladas, o Corvette Stingray C2 Coupe 1966 vermelho, pílotado pela Letty; o Subaru WRX STI 2016; o Plymouth GTX que Dom pilota quando se confronta com toda a família.

Ice Charger

Corvette Stingray

Plymouth GTX

Subaru WRX STI 2016

De Furious 9, aparece o Jeep Gladiator 2020, de Roman Pearce, o Toyota Supra 2020 de Han Lue, que depois é assumido por Jacob Toretto.

Jeep Gladiator 2020

Toyota Supra GR


Na Escala 1:50, uma Série especial Hot Wheels com diversos carros, temos o Dodge Charger 1970 de Toretto; a Corvette Stingray vermelha; o Dodge Charger Daytona de Toretto; o Dodge Challenger SRT8 de 2011; O Dodge Charger Off-Road; o Ford Escort RS 1600 Mk1; o Ford GT40 azul; o Ice Charger equipado com o PEM; o Plymouth Roadrunner 1970 e o Ripsaw.











Alguns carros que aparecem somente em algumas cenas e por pouco tempo também mereceram uma reprodução pela Mattel, e entre estes, as fotos abaixo alistam alguns deles, mas não consegui descobrir em qual dos filmes eles participam. Caso algum leitor se lembre ou saiba, pode comentar para melhorar a exatidão da matéria.

'17 Acura NSX


Chevy Nova 66


Mazda RX-3





Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fast_%26_Furious

https://www.imdb.com/list/ls507189541/

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Fast_and_the_Furious_(2001_film)

https://fastandfurious.fandom.com/wiki/Category:2_Fast_2_Furious_Cars

https://motoringjunction.com/featured/tokyo-drift-cars/















Nenhum comentário:

Postar um comentário