domingo, 5 de maio de 2024

Custom ’68 Camaro

Camaro SS 327, 1968

O Camaro foi a resposta da GM ao Mustang, da Ford; com um layout semelhante, a frente longa e traseira curta, performance esportiva para os que não apreciavam os grandes sedãs familiares, que eram típicos americanos da época.

O modelo 68 recebeu alguns aperfeiçoamentos, como o sistema Astro Ventilation, eliminando os quebra-ventos das janelas, lanternas nas laterais dos para lamas dianteiro e traseiro, como itens de segurança no tráfego, os piscas na grade dianteira ficaram retangulares com contornos arredondados, foi alterada a posição de montagem dos amortecedores traseiros, para evitar que as rodas quicassem, e os modelos com maior desempenho receberam molas semi-elípticas de múltiplas lâminas, ao invés da lâmina única do modelo em 67.

Os piscas ficaram retangulares com cantos arredondados

O novo motor 396 para as versões SS
Um novo motor V8 de 396 cid (6,5 litros) com 350 hp a 5.200 rpm e 415 lb-ft de torque a 3.400 rpm foi adicionado à lista de opcionais para a versão SS, e o Z/28 passou a constar dos catálogos do Camaro, mas o motor 427 cid (7 litros), ainda não estava disponível como RPO (Regular Production Option), que começou a identificar versões com uma decoração mais esportiva, mas com o tempo, ficou voltada para modelos com um desempenho maior do que as versões normais de linha.

A versão conversível de 1968

O interior do Camaro 1968

O Camaro é um modelo bem procurado pelos customizadores, especialmente os da primeira geração, de 1967 a 1969; mas nada é tão radical como a encarnação renderizada por Timothy Adry Emmanuel, artista 3D e visionário automotivo que publica seus trabalhos sob o nome de Adry53. A Mattel reproduz o Camaro de Adry na escala habitual dos Hot Wheels com grande fidelidade do design criado por ele para este Camaro, perfeito para um apocalipse zumbi.





Teto rebaixado, para lamas alargados com recortes, com os brutais turbos aparecendo após as rodas dianteiras, a frente toda reformulada com o spoiler raspando o chão, virou um verdadeiro Frankenstein Cyber Punk, digno de ser pilotado por Max Rockatansky (da Série Mad Max).

Da minha coleção

Os Camaro são bem procurados pelos colecionadores, e os preparadores também montam projetos interessantes nestes muscle-cars antigos. A Mattel reproduz o exemplar criado por Adry53, deixando o Camaro 68 bem agressivo com as alterações efetuadas. 



O exemplar azul é um casting novo, de 2023, da Série HW Slammed, com as laterais cortadas para os escapes do motor, abertura para radiadores à frente das caixas das rodas traseiras, spoiler abaixo da grade e no final do teto, aletas na tampa do porta-malas, ressalto no capô do motor para acomodar o sistema de alimentação com compressor.



O vermelho é da Série HW Modified, de 2024,  tem uma decoração criada pelos designers da Mattel ((HWGRFX nas portas – sigla para Hot Wheels Graphics) e a pintura com destaque para o número 68 ─ um hábito que a Mattel tem de numerar os carros se referindo ao ano-modelo ─ chamam a atenção e colabora para ser uma peça atraente em qualquer coleção. O branco é da mesma série, com a mesma decoração, mas recombinando para a cor branca de fundo.





Grade com faróis aparentes

Um detalhe que diferencia este Camaro dos casting já existentes dos Hot Wheels é a presença dos faróis redondos na grade dianteira, que não consta de nenhum outro modelo dos Camaro até então.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Custom_%2768_Camaro

https://leotogashi.blogspot.com/2018/03/camaro-1967.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Camaro_(first_generation)

Nenhum comentário:

Postar um comentário