quinta-feira, 2 de maio de 2024

FIAT 500e - 2013 e 2020

FIAT 500e, 2024

Junto do Topolino, um microcarro para duas pessoas, e do FIAT 600, ambos totalmente elétricos, a FIAT lança em 2020, o FIAT 500e, versão 100% elétrica do FIAT 500, cuja segunda geração (reinterpretação moderna) foi lançada em 2007, no 50º aniversário do Cinquecento original.

Chamado também de FIAT New 500, o 500e era para ser lançado no Geneva motor Show em 2021, mas devido ao cancelamento por causa do covid-19, só foi apresentado em 4 de março de 2020 em Milão, Itália.

Novíssima geração do Cinquecento original

Apesar do design com a identidade visual do FIAT 500 com motor a combustão ou Híbrido (que permanecem em linha), o 500e tem uma plataforma totalmente nova, ligeiramente maior do que o 500 de 2007. Ele é 6cm mais longo,6cm mais largo e 4cm mais alto, com um entre eixos 2cm maior do que o do 500 “normal”.


Em termos de motorização, duas opções estão disponíveis: o modelo de entrada Action vem com com um motor de 70kW (94 bhp) e uma bateria de 24 kWh, proporcionando um desempenho de 0-62mph (0-100 km/h) em 9,5 segundos, e velocidade máxima limitada a 84 mph (135 km/h). A segunda versão, com os acabamentos Passion, Icon, Red e La Prima, vem com o motor de 87 kW (117 bhp), com bateria de 42 kWh; faz de 0-62mph (0-100 km/h) em 9,0 segundos, e tem limitador de velocidade em 93 mph (150 km/h). Com a bateria maior, pesa 100 kg a mais do que a versão básica.


O modelo tem três modos de condução: Normal, Range e Sherpa; justificando o nome deste último, como os Sherpas, guias do Himalaia, ajustam diversos parâmetros como velocidade máxima limitada a 50mph (80 km/h), respostas do acelerador, desativação do ar-condicionado e aquecimento dos bancos, para reduzir o consumo de energia. O modo Range permite controlar o caro somente com o pedal do acelerador, recarregando a bateria quando se levanta o pé do acelerador.

Em tecnologia, o FIAT 550e é o primeiro City-Car equipado com o Autonomous Driving de Nivel2, o primeiro da FCA com o novo UConnect5 Infotainment System. O ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) inclue o Autonomous Emergency Brake com o Sistema identificando pedestres ou ciclistas no trajeto do carro e acionando os freios automaticamente; o Intelligent Speed Asssitant (controle de velocidade), o Lane Control (mantém o carro na faixa) e Emergency Call, que liga automaticamente para a polícia em caso de acidente.

O sistema é baseado no Android Auto, mas tem a conexão wireless para o Apple CarPlay, e o monitor de 10 polegadas touchscreen pode ser utilizado para algumas funções remotas via aplicativos no Celular. Na Europa, por lei, os carros elétricos devem produzir alguma forma de ruído em baixa velocidade (abaixo de 12 mph – 20 km/h), para que os pedestres percebam sua presença. O 500e utiliza a trilah sonora do filme Amarcord, de Fellini, música composta por Nino Rota. De acordo com a FIAT, outros sons serão disponibilizados num futuro breve.

Para recarga, são necessários apenas 5 minutos para adicionar carga suficiente para rodar  (31 milhas (50km); e o carregador rápido pode dar uma carga de 80% em apenas 30 ou 35 minutos, reduzindo os tempos de recarga em caso de emergência. O ideal é que se recarregue em modo normal, o carro num posto apropriado, ou em casa através do easyWallbox, estação de carga fornecida junto com o carro, na rede elétrica domiciliar.

O modelo ficou limitado à Europa em 2020, mas foi disponibilizado para outros países a partir de 2021, tais como Brasil, Israel e nos Estados Unidos, em 2024.

O primeiro FIAT 500e, de 2013

A FIAT lançou o primeiro EV (Electric Vehicle) em 2013, justamente o FIAT 500 totalmente elétrico, vendido somente na California e Oregon, fabricado em Toluca, no Mexico. Tinha um motor elétrico de 83 kW (111 bhp) e 200 N-m (147 lb-ft) de torque, e velocidade máxima de 85 mph (137 km/h). O preço do pioneirismo foi pagar para ver, e o modelo não fez o sucesso que a empresa esperava, sendo cancelado em 2019. Entre os fatores críticos, há dez anos atrás, era o ciclo de rodagem, podendo rodar apenas 87 milhas (140km) com uma carga da bateria, e o tempo de recarga, menos de quatro horas, em uma tomada de 240V.

Da minha coleção



O FIAT 500e é um casting feito com base no primeiro FIAT 500 Elétrico, nos Estados Unidos, apresentado no Los Angeles Auto Show de 2012, com as vendas iniciando em 2013 na California e em 2014 no Oregon. Na época, a FIAT não tinha planos para exportá-lo para a Europa, ou outros mercados. Em relação ao FIAT 500 normal, este casting tem uma alteração na base (chassi) e o design da traseira levemente modificado para se ajustar ao novo chassi; e a peça dos vidros é inteiriça, sendo no 500 “normal” as janelas são abertas.



A traseira é a parte que mais deixa a desejar

O casting é bem-feito, a decoração é simples, os faróis são detalhados, mas a traseira não tem nenhum decalque, no mínimo, as lanternas traseiras deveriam ser vermelhas, e os vidros muito escuros, não mostram o interior.

Comparando com o 500 normal, percebemos a leve diferença
no para choque traseiro, e as janelas abertas na versão com motor a combustão;
e a numeração do decal segue do quatro para o cinco,
apesar de serem miniaturas diferentes


Referências:

https://500e.fiat.com.br/

https://www.fiat.it/modello/fiat-500-elettrica

https://www.theverge.com/2023/12/5/23988202/fiat-500e-ev-price-specs-photos-city-car

https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_New_500

http://www.fiat500usa.com/2013/04/fiat-500e-full-vehicle-specifications.html

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Fiat_500e


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