quinta-feira, 20 de junho de 2024

Need for Speed - o Filme


Diversos filmes pegaram carona no sucesso dos games de mesmo nome, mas Need for Speed tem um enredo coerente e mostra o personagem de Tobey Marshall (Aaron Paul - que fez Jesse na Série Breaking Bad), um corredor de rua e dono da Marshall Performance Motors, em Mount Kisco, Nova York, onde ele e seus amigos fazem o tuning de automóveis para maior desempenho. Lutando para sobreviver, ele e sua equipe participam de corridas de rua depois do expediente.

Dino Brewster (Dominic Cooper), seu habitual adversário, os recruta para concluir a construção de um raro Shelby Mustang construído por Carrol Shelby, em troca de 25% da receita na venda do carro. Eles conseguem concluir o Mustang e num leilão em Nova York, Tobey e Dino conhecem Julia Maddon (Imogen Poots), uma corretora de automóveis inglesa cujo cliente, Bill Ingram (Steve Ray Dallimore) deseja comprar o carro se puderem provar que ele atinge mais de 370 km/h. Tobey leva o Mustang a uma pista e pilota o carro a mais de 370 km/h, convencendo Ingram a ficar com ele por US$ 2,7 milhões.


Tobey e Dino se desentendem e Dino desafia Tobey e seu amigo Pete (Harrison Gilbertson) a correr com os três Koenigseg Agera R do seu tio, importados ilegalmente para os Estados Unidos. Se Dino vencer, Tobey abre mão de sua parte (75%) na venda do Mustang, mas se Tobey vencer, Dino abre mão dos seus 25%.

Na disputa, Dino atira o seu carro contra o de Pete, que morre quando o Agera explode numa ravina. Dino desaparece, Tobey é preso pelo acidente e morte de Pete, passando dois anos na prisão, pois não consegue provar que Dino foi o autor do acidente.



Saindo da prisão, Tobey busca vingança contra Dino, e consegue que Ingram empreste o Mustang a ele, para participar da The DeLeon, uma corrida através das estradas dos Estados Unidos (inspirada na Gumball 3000). Ingram estabelece que Julia precisa ir junto enquanto Tobey pilota o Mustang, e eles tem 45 horas para alcançar San Francisco saindo de Detroit. Quando Dino fica sabendo que Tobey vai entrar na corrida, oferece seu raro Lamborghini Sesto Elemento a quem conseguir impedir Tobey de chegar ao final, colocando dezenas de motoristas de carro e caminhões atrás de Tobey e Julia. Nas inúmeras cenas de perseguições, muitos carros são destruídos, e a produção teve de preparar várias réplicas usando Kit Cars para preservar bólidos caríssimos.



No final, na Pacific Coast, Dino e Tobey se enfrentam, e Dino tenta fazer com Tobey o mesmo que fez com Pete, mas se dá mal e acaba destruindo seu carro. Tobey tira Dino dos escombros e lhe dá um bom soco, como vingança pela morte de Pete. Ambos acabam presos pela Polícia da California, com Dino eventualmente condenado pela morte de Pete.

Depois de 178 dias, Tobey é liberado, e Julia o espera do lado de fora da prisão em Utah.



No filme, o Shelby Mustang GT500 é de 2013, vinha equipado com um V8 Ford Racing 5,8 litros, supercomprimido, produzindo cerca de 900 hp, e tem um câmbio automático de seis marchas. A carroçaria recebeu body kits que alargavam as bitolas, e rodas de 22 polegadas Forgiato. Os pneus foram substituídos por itens de alto desempenho. De acordo com a revista Street Muscle Magazine, as empresas Steeda e a Technosports Creative LLC colaboraram para construir oito exemplares para as filmagens. O carro foi pintado de prateado, com largas faixas Kona Blue e interior customizado para se alinhar com o perfil do personagem.

Depois das filmagens, dos oito exemplares, apenas dois sobreviveram, o Hero Car, usado para fotos e promoção do filme, e tomadas onde não havia riscos de acidentes; o carro foi vendido num leilão da Barret-Jackson por US$ 300,000; ao colecionador Dave Flynn, empresário com diversos concessionários em Ohio.

Da minha coleção




O Shelby Mustang GT500 é um casting do Mustang que saiu na linha dos Hot Wheels quando o filme Need for Speed saiu nos cinemas em 2014. A decoração repete as faixas do carro do filme, mas em cor preta.


O casting é um trabalho de Bryan Benedict, e o acabamento é Premium, com rodas especiais e pneus de borracha, como todos os Real Riders e a cor é Metalflake Yellow. Teve re-edições em 2015 e 2016, e depois somente em 2019 e 2023 com outras decorações.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/2014_Custom_Mustang

https://www.motorbiscuit.com/shelby-gt500-from-need-for-speed-movie-car-monday/

https://en.wikipedia.org/wiki/Gumball_3000

https://www.imdb.com/title/tt2369135/

Nenhum comentário:

Postar um comentário