quarta-feira, 12 de junho de 2024

SNAKE & MONGOOSE – Drag Racing Stars

Snake e Mongoose

Com o desenvolvimento das corridas de Dragsters, os carros passaram a ter cada vez mais potência, e as modificações para conseguir mais desempenho foram surgindo, portanto, a NHRA (National Hot Rod Association) foi ajustando o regulamento para criar novas classes e categorias para estes novos carros.

A categoria dos Funny Cars ficou definida como carros de série, na aparência, porém eram construídos sobre um chassi tubular, com o piloto na parte posterior do motor, e o entre-eixos era alongado para buscar um equilíbrio direcional, com motores de mais de 1000 hp, levavam o público ao delírio nos poucos segundos para cobrir os 402 m de pista.

O Plymouth Barracuda de Don "Snake" Prudhomme

Don Prudhomme

Don Prudhomme começou sua carreira em 1960, quando deixou seu emprego numa oficina de pintura para viajar com Tommy Ivo, já uma estrela nas corridas de arrancada. Insatisfeito com sua função na equipe de Tommy Ivo, comprou um dragster construído por Kent Fuller para Ivo e substituiu o motor Buick por um Chrysler comprimido de 392 cid, preparado por Dave Zeuschel, e com ele venceu o Bakersfield March Meet de 1962.

Na metade dos anos 1960, Don Prudhomme fazia sucesso nas Drag Racing com os Top Fuels e Funny Cars, ganhando seu primeiro título da NHRA em 1965, chegando a conquistar 14 vitórias com os Top Fuel e 35 vitórias com os Funny Cars nos anos seguintes.

No início dos anos 1970, Don corria com o Plymouth Barracuda, e já era chamado de “Snake”, devido à rapidez com que dava as partidas, como a rapidez de uma serpente dando o bote na presa. Nessa época, Tom McEwen começou a surgir como um adversário de peso para Prudhomme, e numa jogada de marketing, assumiu o apelido de “Mongoose”, ou “Mangusto”, o predador das cobras...

Prudhomme venceu os campeonatos da NHRA Funny Car de 1975, 1976, 1977 e 1978, sendo o primeiro piloto a superar os 5 segundos nos 402 metros e atingir mais de 250 mph (402 km/h) no final da reta com um Funny Car.

Tom "Mongoose" McEwen, com seu Plymouth Duster

Tom "Mongoose" McEwen

Tom McEwen, correndo com os Top Fuel, atingia 170 mph em 1965, marca memorável para a época, e em 1967, com Ed Pink e Don Prudhomme, ajudou a desenvolver uma embreagem deslizante, e sua contribuição no desenvolvimento dos pneus junto à Goodyear, ajudaram a aumentar drasticamente a performance durante as próximas temporadas. Ele notou que os pneus de caminhões que utilizavam no eixo traseiro dos dragsters deixavam duas linhas pretas na superfície da pista, marcadas pelas bordas externa e interna da banda de rodagem. Ele deduziu que a área central da banda não estava tendo o contato pleno com o asfalto nas arrancadas, prejudicando a aderência e reduzindo a transmissão da potência nas acelerações.

Don Prudhomme (esq.) e Tom McEwen (Dir.)

Tom McEwen recebeu o apelido de “Mongoose” do seu engenheiro de motores Ed Donovan, quando se firmava como o principal adversário de Don “Snake” Prudhomme; pois se Don era rápido como uma serpente para dar as largadas, Mongoose, ou Mangusto, era o predador por excelência das serpentes. Tom venceu apenas cinco campeonatos da NHRA durante os 45 anos em que competiu nas corridas de dragsters, mas ele é reconhecido como pioneiro em trazer patrocinadores de fora do mundo automotivo, e convenceu a Mattel a estampar o logotipo dos Hot Wheels tanto no seu carro como o de Prudhomme, e ambos formaram a “Wildlife Racing”, promovendo cada vez mais sua rivalidade como espetáculo profissional, tornando suas disputas de maior audiência nas pistas, e explodindo as vendas dos carrinhos da Mattel. 

Os transporters que levavam os carros para pistas de todo o país

Amigos fora das pistas, Prudhomme e McEwen protagonizaram anos de disputa no cenário das corridas de Dragsters, cativando o público a cada vez que se enfrentavam nas pistas de todo o país. Tom era um “promoter” por excelência, e o renome que ambos conseguiram nestes anos marcaram as competições de Dragsters para sempre.


A famosa Lion’s Drag Strip é conhecida como a pista onde todas as grandes estrelas do automobilismo da California começaram suas carreiras de sucesso, então foi nesta pista que Snake e Mongoose promoveram sua “Last Drag Race”, antes de se aposentarem, no ano de 1972. Esta corrida foi vencida por Tom McEwen; e sua outra grande vitória sobre Snake foi na final do NHRA US Nationals de Funny Cars, realizado em Indianápolis no ano de 1978, também vencida por McEwen, com o detalhe que sua vitória ocorreu poucos dias após seu filho ter falecido de leucemia. Nesta competição, ambos se enfrentaram competindo com os Corvette Funny Car, Snake com o amarelo e Mongoose com o cinza prateado.
Mongoose, com o Corvette Funny Car, no NHRA US Nationals

Snake, com o Corvette Funny Car, no MHRA US Nationals


Nas palavras de Don Prudhomme:

“Fãs de todas as idades vêm até mim na pista e falam sobre Snake, Mongoose e Hot Wheels o tempo todo”, disse Prudhomme. “A parceria Hot Wheels realmente ajudou a construir nossa imagem e status e é uma sensação boa reviver memórias tão boas de anos passados.”

“O relacionamento com a Hot Wheels é definitivamente um ponto alto da minha carreira no automobilismo”, acrescentou McEwen. “A parceria com a Hot Wheels não foi apenas um grande negócio para nós, mas também para todo o esporte das corridas de arrancada.”

Snake & Mongoose, the movie


Em 2013, foi lançado nos cinemas americanos o filme Snake & Mongoose, dirigido por Wayne Holloway, com os atores Jesse Williams e Richard Blake como “The Snake” e “The Mongoose”. Em tom de documentário, o filme conta a rivalidade dos dois pilotos, como contribuíram para aumentar a popularidade das corridas de Dragster, e mostra como a parceria com a Mattel ajudou a revolucionar os conceitos de marketing esportivo desde então.

Da minha coleção

O Plymouth Barracuda 1970 de Don "Snake" Proidhomme


O Snake II reproduz o carro de Don Prudhomme e saiu na linha dos Hot Wheels de 1971. É um casting do Plymouth Barracuda de 1970, e o Plymouth Duster de Tom McEwen é um casting de 2012, ambos saíram na Série NHRA Championship Drag Racing, os dois são trabalho de Larry Wood, um dos maiores designers que trabalharam na Mattel, criando modelos Hot Wheels.

O Plymouth Duster de Tom "Mongoose" McEwen


A Mattel patrocinou os carros de Snake e Mongoose em 1973, mas este último apenas o Plymouth Duster 1970 vermelho, pois Tom McEwen usou muitos carros diferentes no período em que competiu nas diversas categorias de Dragsters americana. E este modelo serviu de base para Larry Wood criar a miniatura.

Os casting iniciais, de 1970 até 1973 utilizavam os mesmos moldes (Barracuda 1970) para ambos os carros, porque a Mattel passava por dificuldades e tinham de economizar nos custos de produção, e as miniaturas vinham apenas com decalques que diferenciavam Snake de Mongoose. Em 1994, os casting foram refeitos, e Mongoose ganhou um molde mais fiel ao seu carro original.


Snake e Mongoose, como os Dragsters, levantam a carroçaria para acesso do piloto e mecânica, tem a gaiola de proteção, e a decoração similar entre eles traz os logos Hot Wheels que patrocinavam estes pilotos. As rodas são as RRMag especiais e as traseiras (maiores) trazem o logo Goodyear estampado nas laterais. Estes exemplares foram produzidos na Tailandia, ao passo que os casting anteriores (antes de 1994) eram feitos em Hong Kong e nos EUA.



Em 2018, saíram na Série Team Transport Mix 2, dois sets com o caminhão Retro Rig, com o Plymouth Cuda de Snake e o Plymouth Duster de Mongoose, com uma decoração levemente diferente das que saíram em 2012. O caminhão Retro Rig não é licenciado, ele é usado em outros sets da Série Team Transport, tem apenas as decorações correspondentes de Snake e Mongoose.


Em 2022, a Mattel lançou um pack na Série Car Culture 2-Pack (Mix 4) com os dois modelos de Snake (’72 Plymouth Cuda FC) e Mongoose (Plymouth Duster Funny Car), com os mesmos casting, também com uma decoração levemente diferente das que saíram em 2012. Este pack consegui com um vendedor no Japão, que levou quase 4 meses para chegar aqui, mas veio somar na coleção destes dois carros que faziam a platéia vibrar a cada arrancada que disputavam nos anos 1970.




O Corvette Funny Car reproduz o carro que Mongoose utilizou no NHRA US Nationals, de 1978, contra Snake. É da Série Dragstrip Demons, saiu em 2009 e tem um acabamento caprichado, base de metal, Real Riders, rodas especiais com pneus de borracha, os pneus traseiros tem o logo Goodyear gravados nas laterais, também levanta a carroçaria, tem uma grade de suporte para ficar aberto, como os originais.

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Snake

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Plymouth_Barracuda_Funny_Car_(1994)

https://www.nytimes.com/2009/10/22/automobiles/autospecial2/22HOT.html

https://www.dodgegarage.com/news/article/racing/2023/08/nhra-drag-racing-royalty-don-prudhomme-part-ii.html

https://axleaddict.com/cars/Mongoose-vs-The-Snake--The-Greatest-Rivalry-In-Drag-Racing

https://www.sportscarmarket.com/profile/1972-plymouth-barracuda-snake-ii-funny-car

https://axleaddict.com/cars/Mongoose-vs-The-Snake--The-Greatest-Rivalry-In-Drag-Racing

https://en.wikipedia.org/wiki/Snake_&_Mongoose

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Mongoose

Nenhum comentário:

Postar um comentário