O Skyline de 1982, Código R30 é um carro icônico, mas menos conhecido na linhagem dos JDM C-10 “Hakosuka” GT-X, C110 “Kenmeri” GT-R e os seus sucessores, mas foi um passo importante para estabelecer a fama que culminou no apelido de “Godzilla” para o GT-R R32, pelo desempenho fenomenal nos campeonatos que participou na Austrália e Japão.
O modelo ganhou fama com o seriado japonês para TV “Seibu Keisatsu” nos anos 1980. Desde 2019 o modelo é denominado Nissan Skyline RS (KDR30) na linha dos Hot Wheels.
Da minha coleção
Skyline da Serie Factory Fresh, 2018 Skyline da Serie Japan Historics, 2020
Os exemplares do Skyline RS são dois vermelhos Hot Wheels, a primeira
versão que saiu em 2018 na Série Factory Fresh, mainline, e o outro, uma
reprodução do "Wild Card" DR30 Nissan Skyline RS, de Jay Kho, um
filipino radicado nos EUA, um R30 de 1983 customizado e decorado com que anda
pelas ruas de Las Vegas. O carro era de um oficial da Força Aérea que serviu em
Okinawa, e fora transferido de volta aos EUA, trazendo o carro na bagagem. Jay
Kho teve dificuldades para conseguir peças para reformar o carro, e legalizá-lo
para rodar no país, mas depois de um longo processo, conseguiu a licença e o
carro está com os documentos em ordem. O casting é trabalho de Ryu Asada, um
dos designers que ampliou a linha dos Hot Wheels com carros de diversos países,
especialmente do Japão. A miniatura Hot Wheels é da Série Car Cuture: Japan
Historics 3, que saiu em 2020, e tem rodas especiais e pneus de borracha (Real
Riders). Uma pena que a Mattel não fez o licenciamento de todos os decalques do
carro de Jay Kho, senão ficaria perfeito.
Skyline RS Turbo, da Serie HW Imports, 2024
O Verde Oliva é o mesmo casting, mas com outra pintura/decoração,
saiu na Série HW J-Imports, de 2024, na Mainline, apesar da pintura Metalflake,
não tem as rodas “Real Riders”.
TOMICA Premium, abre as portas Skyline Super Silhouette, TOMICA Premium
Os da TOMICA, são o HT 2000 Turbo, que abre as portas
e tem um bom detalhamento, da linha Premium. E o Super Silhouete que participou
da categoria Fuji Super Silhouettes Series no Japão, nas temporadas de 1981-83, patrocinado pela própria TOMICA, numa bela decoração e o detalhe das rodas em hélice, que ajudavam a refrigerar os freios, como no carro real.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2782_Nissan_Skyline_R30
https://www.speedhunters.com/2014/12/goodbye-mustang-hello-skyline-the-new-american-dream/
https://www.motortrend.com/news/petrolicious-features-1983-nissan-skyline-dr30-sr20-power/
https://www.bsimracing.com/r3e-nissan-kdr30-skyline-2000rs-previews/
https://i.pinimg.com/originals/89/14/dc/8914dcafbd5251d92521c20a0aa19790.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário