O Skyline de 1982, Código R30 é um carro icônico, mas menos conhecido na linhagem dos JDM C-10 “Hakosuka” GT-X, C110 “Kenmeri” GT-R e os seus sucessores, mas foi um passo importante para estabelecer a fama que culminou no apelido de “Godzilla” para o GT-R R32, pelo desempenho fenomenal nos campeonatos que participou na Austrália e Japão.
O modelo ganhou fama com o seriado japonês para TV “Seibu Keisatsu” nos anos 1980. Desde 2019 o modelo é denominado Nissan Skyline RS (KDR30) na linha dos Hot Wheels.
Da minha coleção
![]() |
Skyline da Serie Factory Fresh, 2018 |
![]() |
Skyline da Serie Japan Historics, 2020 |
Os exemplares do Skyline RS são dois vermelhos Hot Wheels, a primeira versão que saiu em 2018 na Série Factory Fresh, mainline, e o outro, uma reprodução do "Wild Card" DR30 Nissan Skyline RS, de Jay Kho, um filipino radicado nos EUA, um R30 de 1983 customizado e decorado com que anda pelas ruas de Las Vegas. O carro era de um oficial da Força Aérea que serviu em Okinawa, e fora transferido de volta aos EUA, trazendo o carro na bagagem. Jay Kho teve dificuldades para conseguir peças para reformar o carro, e legalizá-lo para rodar no país, mas depois de um longo processo, conseguiu a licença e o carro está com os documentos em ordem. O casting é trabalho de Ryu Asada, um dos designers que ampliou a linha dos Hot Wheels com carros de diversos países, especialmente do Japão. A miniatura Hot Wheels é da Série Car Cuture: Japan Historics 3, que saiu em 2020, e tem rodas especiais e pneus de borracha (Real Riders). Uma pena que a Mattel não fez o licenciamento de todos os decalques do carro de Jay Kho, senão ficaria perfeito.
![]() |
Skyline RS Turbo, da Serie HW Imports, 2024 |
O Verde Oliva é o mesmo casting, mas com outra pintura/decoração, saiu na Série HW J-Imports, de 2024, na Mainline, apesar da pintura Metalflake, não tem as rodas “Real Riders”.
![]() |
TOMICA Premium, abre as portas |
![]() |
Skyline Super Silhouette, TOMICA Premium |
Os da TOMICA, são o HT 2000 Turbo, que abre as portas e tem um bom detalhamento, da linha Premium. E o Super Silhouete que participou da categoria Fuji Super Silhouettes Series no Japão, nas temporadas de 1981-83, patrocinado pela própria TOMICA, numa bela decoração e o detalhe das rodas em hélice, que ajudavam a refrigerar os freios, como no carro real.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2782_Nissan_Skyline_R30
https://www.speedhunters.com/2014/12/goodbye-mustang-hello-skyline-the-new-american-dream/
https://www.motortrend.com/news/petrolicious-features-1983-nissan-skyline-dr30-sr20-power/
https://www.bsimracing.com/r3e-nissan-kdr30-skyline-2000rs-previews/
https://i.pinimg.com/originals/89/14/dc/8914dcafbd5251d92521c20a0aa19790.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário